A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
21 pág.
PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES

Pré-visualização | Página 6 de 7

e ética. As pessoas não devem ser discriminadas e seus direitos básicos devem ser garantidos. Daí, as organizações buscarem atualmente a diversidade na composição da sua força de trabalho, incluindo uma variedade de etnias, faixas etárias, sexo, religião etc. (...)". Assim os princípios éticos de responsabilidade social devem ser praticados e reforçados nas organizações ...
		
	 
	E. ( ) Por todos que fazem parte da organização.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402706024)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	Uma determinada empresa reestruturou seu departamento de Recursos Humanos e agora essa área da empresa atua como um agente de transformações dentro da organização, provoca mudanças e oferece sustentação para implementação de cada transformação corporativa. A empresa optou pela inovação, participação do colaborador e educação no trabalho. A partir da análise da situação acima concluímos que essa empresa passou a adotar no seu modelo de gestão o (a):
	
 
	Gestão de Pessoas
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402288432)
	 Fórum de Dúvidas (3)       Saiba  (0)
	
	A partir da década de 70, o novo modelo de produção flexível instituído objetivava reverter o quadro de crise através de mudanças significativas no processo produtivo e nas relações de trabalho. As metas propostas, em linhas gerais, eram: __________________ , aumentar a produtividade, garantir a __________________ e estimular a produção flexível com base na inovação tecnológica e em novas formas de gestão da produção e do trabalho.
As expressões que completam a frase são:
	
 
	reduzir o custo / garantir a lucratividade de capital
	1a Questão (Ref.: 201402962505)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	A partir de 1990, com a intensificação da globalização e da necessidade de qualificação dos trabalhadores, principalmente daquele grupo em melhor condição de levar adiante os processos de mudança organizacional, as propostas de treinamento são então atualizadas para o processo de Educação Corporativa. Assinale a alternativa que NÃO CORRESPONDE à característica da Educação Corporativa
		
	 
	Seu público-alvo visa atender apenas aos empregados da empresa;
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402758424)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	A partir de 1990, com a intensificação da globalização e da necessidade de qualificação dos trabalhadores, principalmente daquele grupo em melhor condição de levar adiante os processos de mudança organizacional, as propostas de treinamento são então atualizadas para o processo de educação corporativa. Esta passa a ter como característica marcante a centralização das iniciativas de educação na empresa, visando superar a fragmentação e a superficialidade de muitos treinamentos, sendo estas iniciativas organizadas, então, de modo orgânico, em uma proposta mais ampla e estratégica de educação. O público alvo atendido por esse treinamento é formado por:
 
		
	 
	(   ) empregados, fornecedores, clientes e sociedade
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402379649)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Complete os pontilhados com os termos que tornam a frase de Chiavenatto verdadeira e logo depois marque o item que corresponde ao seu preenchimento. ........................ prepara e forma a pessoa para exercer uma profissão; ......................... visa o preparo do indivíduo para um futuro cargo na organização; e ......................... objetiva preparar a pessoa para o seu cargo atual. Às vezes uma ação de capacitação pode cumprir as três funções. (CHIAVENATO, 1999b)
	
 
	A. ( ) Formação, Desenvolvimento e Treinamento.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402749545)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Em um seminário que reuniu todos os membros de uma empresa, visando à definição da missão, dos valores e da visão a serem adotados, a equipe dinamizadora, com a orientação do pedagogo, utilizou-se da metodologia do planejamento participativo, caracterizada, segundo Gandin (2001), como aquela participação que não é simplesmente aquela presença, aquele compromisso de fazer alguma coisa, aquela colaboração, aquele vestir a camisa da empresa nem, mesmo, a possibilidade de decidir alguns pontos esparsos e de menor importância; participação é aquela possibilidade de todos usufruírem dos bens, os naturais e os produzidos pela ação humana.
Sinalize o item em que mostra o objetivo dessa metodologia.
 
 
		
	 
	(C) assume um caráter de projeto político para a instituição.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402288544)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Gerir pessoas não é mais sinônimo de controle e padronização como acontece no padrão fordista. Gerir pessoas significa desenvolver e manter os talentos na empresa, pois as pessoas representam o capital intelectual, valorizam a missão da empresa e determinam a direção dos negócios.
De acordo com Idalberto Chiavenatto (1999), desenvolver pessoas não é apenas dar-lhes informação para que elas aprendam novos conhecimentos, habilidades e destrezas e se tornem mais eficientes naquilo que fazem. É, sobretudo, dar-lhes a formação básica para que elas aprendam novas atitudes, soluções, idéias, conceitos e que modifiquem seus hábitos e comportamentos e se tornem mais eficazes naquilo que fazem.
 Formar é muito mais do que simplesmente informar, pois representa um enriquecimento da personalidade humana. Diante desse novo cenário, as organizações aprendentes buscam estimular a ampliação do conhecimento de todos, de forma democrática e coexistindo em uma prática participativa.
Com base no exposto, analise as afirmativas:
I- As organizações aprendentes buscam estimular a amplicação do conhecimento de todos.
II- As organizações aprendentes utilizam-se de uma forma democrática.
III- As organizações aprendentes buscam a coexistência em uma prática participativa.
Está(ão) correto(s):
                                                                                                                                      
		
	 
	I, II, III
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201402962503)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	No paradigma fordista, o treinamento do ponto de vista de sua relação com as funções de Recursos Humanos (RH) insere-se como uma área, departamento e/ou unidade que se mantém responsável pelas iniciativas de ¿educação¿ dos funcionários de forma centralizada. Neste momento o treinamento tem como objetivos:
		
	 
	O treinamento refere-se à atividade de preparar pessoas para executar as tarefas exigidas pelo posto de trabalho, lançando mão da repetição;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201402706009)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Considere uma iniciativa corporativa que pretenda garantir ao funcionário uma estrutura de ensino permanente, na qual ele aprenda coisas que serão utilizadas no dia-a-dia da empresa. As aulas podem acontecer na modalidade presencial ou virtual e sempre estarão dentro do que a empresa necessita e os temas surgirão do modelo de gestão da empresa. A situação acima descreve o conceito de:
		
	 
	Universidade Corporativa
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201402374491)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 2)       Saiba  (0)
	
	Em um seminário que reuniu todos os membros de uma empresa, visando à definição da missão, dos valores e da visão a serem adotados, a equipe dinamizadora, com a orientação do pedagogo, utilizou-se da metodologia do planejamento participativo, caracterizada, segundo Gandin (2001), como aquela que: (Concurso Profissional Júnior ¿ Formação : Pedagogia = PETROBRÁS ¿ 2008)
	
 
	(C) assume um caráter de projeto político para a instituição.
	1a Questão (Ref.: 201402291193)
	 Fórum de Dúvidas (2 de 2)       Saiba  (0)
	
	Em uma