Buscar

AD2 RELAÇÕES INTERPESSOAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD2
Período - 2017/1º
Disciplina: Relações Interpessoais
Coordenadora: Elizabeth Freitas
Questão 01
Leia atentamente o texto a seguir e escreva uma pequena resenha, concordando ou
discordando com o ponto de vista do autor. Justifique sua resposta, expressando sua
opinião, mas sempre utilizando os conteúdos das aulas 04 a 07 da disciplina Relações
Interpessoais. Utilize no máximo 300 palavras. (vale 4,0 pontos).
R: Concordo, pois vimos cotidianamente na vida de um indivíduo o ato da corrupção, mostrando em suas ações a influencia de maus testemunhos até mesmo de pessoas próxima como a família, ou a influência da mídia. 
Quando se abre o jornal, no Brasil, é raro não nos defrontarmos com escândalos no mundo político. Casos de malversação de recursos públicos, uso indevido da máquina administrativa, redes de clientelas e tantas outras mazelas configuram uma sensação de mal-estar coletivo, em que sempre olhamos de modo muito cético os rumos que a política, no Brasil, tem tomado. Criam-se, dessa forma, um clamor moral e um clima de caça às bruxas que geram instabilidade e um muro de lamentações e barreiras a projetos de políticas públicas. Contudo, apesar dessa sucessão de escândalos no Brasil, existe uma sensação de impotência por parte da sociedade; a corrupção é tolerada e os cidadãos ficam apenas aguardando qual será o próximo escândalo que circulará nos jornais.
Essa sensação de mal-estar coletivo com a corrupção cria concepções de senso comum acerca de uma natural desonestidade do brasileiro. Um dos traços característicos do senso comum no Brasil é que o brasileiro típico tem um caráter duvidoso e que, a princípio, não se nega a levar algum tipo de vantagem no âmbito das relações sociais ordinárias. Por isso, vários indicadores de confiança apontam o Brasil como um país onde a desconfiança impera. Para além do senso comum, esse tipo de leitura da realidade social brasileira converge para termos centrais das interpretações do país e a produção de conceitos no mundo acadêmico também incorpora esse tipo de visão, sendo o brasileiro típico um cidadão voltado para seus desejos agonísticos, que se expressam em formas sociais tais como o jeitinho e a malandragem.
Questão 03
Leia os três fragmentos abaixo e desenvolva um texto de no máximo 300 palavras,
apresentando a sua opinião sobre o tema abordado nos três fragmentos. A avaliação
desta questão estará relacionada à sua capacidade de síntese e de defesa de seus
argumentos. Lembre-se: A questão pede a “sua opinião”, portanto não há certo ou errado.
A questão terá maior valor quanto melhores forem seus argumentos. (Vale 03 pontos). 
R: A motivação dos empregados é um dos aspectos mais críticos e, paradoxalmente, um dos mais negligenciados na gestão organizacional. Implantar sistemas de gestão pautados nas normas ISO, adotar planejamento estratégico, informatizar os processos produtivos – tudo isso é capaz de trazer vantagem competitiva. Mas, se o fator humano não estiver motivado para contribuir eficientemente para o sucesso da organização, dificilmente esta vantagem será alcançada ou mantida. Enquanto em algumas organizações existe uma preocupação efetiva com a dinâmica motivacional dos empregados, chegando até mesmo a constituir um aspecto relevante na avaliação do desempenho gerencial (contando-se, entre outros itens, o índice de satisfação dos em pregados), em outras – especialmente de pequeno e médio porte – essa preocupação, quando existe, é, ainda, muito incipiente ou maculada por preconceitos e desinformação. Essa desinformação é, talvez, a maior barreira a ser transposta para se obter adequados níveis motivacionais no ambiente de trabalho. Observa-se que atualmente, mesmo em organizações onde se compreende a importância da motivação dos recursos humanos, ainda há, de um modo geral, uma grande deficiência em torno do entendimento quanto ao significado do termo motivação e quanto à natureza do processo motivacional, de modo que a busca de solução para problemas de baixo desempenho, de descontentamento e de aparente má vontade dos empregados tem se voltado principalmente para a adoção de “programas de motivação” simplistas que, muitas vezes, não passam de panaceias adquiridas por alto preço e cujos resultados, quando positivos, desaparecem em pouco tempo.

Outros materiais