Buscar

TELEFONE FIXO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

TELEFONE FIXO
	A evolução do telefone fixo desde a criação até os dias atuais.
Nome – 
Polo – 
Alexander Graham Bell, foi um cientista inventor e fundador da companhia telefônica Bell. 
O telefone é o instrumento de telecomunicação mais usado nas últimas décadas e à medida que foi evoluindo, foi também ganhando cada vez mais adeptos.
O começo dessa história ainda não estar muito claro, mais tudo indica que foi o italiano chamado Antonio Meucci, que registrou, em 1971, a invenção de um aparelho de transmissão de voz á distância por meio da eletricidade.
Mas foi o escocês Alexander Graham Bell a pessoa considerado oficialmente como inventor.
Depois de muitas tentativas, em 1876, o sonho de Bell se tornou possível. Através de um aparelho, entre um cômodo e outro, Watson ouviu Bell dizendo: “Sr. Watson, preciso do senhor, venha. ” Nascia, assim, o telefone. A nova invenção foi apresentada na Exposição do centenário de Filadélfia. Desde então foram grandes e impactantes os avanços da telefonia até o que hoje chamamos de telefones celulares Quinta de Boa Vista.
 Aparelho recordista foi instalado no Palácio da Quinta de boa vista.
Alexander Graham Bell era escocês. Estudava da acústica, logo se mudou com a família para o Canadá, onde Bell focou suas pesquisas sobre o futuro telefone. No início de 1876, que Alexander Graham Bell registrou sua nova invenção no Escritório da Patentes nos Estados Unidos. É o resultado de muitos esforços e invenções para conseguir que a voz humana fosse transmitida através de longas distâncias.
O telefone demorou para ser aceito e compreendido até se tornar indispensável. No século XX, por exemplo, a maioria da população ainda não tinha noção do que mudaria na sociedade após esta invenção. O telefone era considerado um luxo para empresários e médicos naquela época, usavam bastante para comunicar com sua família. O modelo era básico: a pessoa tinha duas opções, ouvir ou falar, não tinha como fazer as duas coisas ao mesmo tempo.
A organização da Cia foi autorizada através do Decreto Imperial nº7.539 na telefônica Brasileira.
O telefone é um dos dispositivos de telecomunicações desenhados para transmitir sons por meio de sinais elétricos nas vias telefônicas. É definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia elétrica e, no ponto receptor, teremos a transformação da energia elétrica em acústica, permitindo desta forma a troca de informações entre dois ou mais assinantes. Para haver êxito nessa comunicação, os aparelhos necessitam estar ligados a vários equipamentos, que formam uma central telefônica.
 INOCAÇÕES TELEFÔNICAS
No Brasil os primeiros telefones foram instalados no Rio de Janeiro. Em 1883 a cidade contava com 5 centrais telefônicas, cada uma com capacidade para 1000 linhas, e também funcionava a primeira linha interurbana, ligando o Rio a Petrópolis. Campinas foi a terceira cidade do mundo a ter uma linha telefônica (logo após Chicago e o Rio de Janeiro). No Rio Grande do Sul o serviço telefônico foi instalado em 1885, em Pelotas, com a União Telefônica.
Os primeiros telefones pesavam 5kg, pareciam-se caixas e ficavam apoiados sobre uma mesa. Logo quando foi inventado, o telefone era muito caro e só existia em alguns países, com o passar dos anos que foi popularizado, e com as melhorias passou haver novos aparelhos interestadual, e consecutivo as internacionais, que ocorriam por fios submarinos. Com essas novas tecnologias possibilitaram o surgimento de outros aparelhos através de sinais de rádio que associados as linhas telefônicas tornando mais práticos.
Para quem não tinha condições de comprar um telefone, a boa notícia veio em 1935. Nesse ano, a CTB instalou o primeiro posto público, na Galeria 
Cruzeiro, hoje, Ed. Avenida Central, no Rio de Janeiro. A novidade logo se multiplicou. Bares, farmácias e mercearias ganharam telefones públicos. Mas ainda havia um problema: só era possível usar esses telefones no horário comercial. Aos sábados, domingos, feriados, logo cedinho ou de madrugada, as lojas e bares ainda estavam fechadas. A solução foi importar cabines telefônicas do Canadá. Em pouco tempo elas estavam instaladas nos principais pontos públicos: rodoviárias, estações de trem e praças públicas. O telefone, este objeto que fascinou o mundo, no final do século XIX e hoje parece tão familiar.
 Cabine da CTB Orelhão triplo

Outros materiais