Buscar

av1 de Epidemiologia

Prévia do material em texto

Nota da Prova: 10,0 de 10,0      Nota de Partic.:
	
	 1a Questão (Ref.: 230209)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As doenças humanas não devem ser encaradas como eventos que ocorrem ao acaso, mas que estão relacionadas a uma rede de outros eventos que devem ser identificados e estudados. Nesse contexto, sobre o raciocínio epidemiológico NÃO podemos afirmar que:
		
	
	Os questionamentos epidemiológicos "como", "por que", "quando" e "em quem" são fundamentais para entender melhor os problemas de saúde.
	
	Para o epidemiologista o que interessa realmente é como se dá a ocorrência de uma determinada doença inserida em uma estrutura social.
	
	A Epidemiologia transcende a ¿biologização¿, visto que investiga problemas de cunho social
	 
	Para o epidemiologista o que mais interessa é o diagnóstico de uma determinada doença em um determinado indivíduo.
	
	A epidemiologia estuda os Determinantes Sociais da Saúde (DSS) e as condições de ocorrência, bem como as possíveis formas de intervenção e controle das doenças e agravos à saúde em populações humanas.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 240584)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Hipócrates (a.C. 460 a 377 a.C.), o pai da Medicina, é considerado o precursor da Epidemiologia, devido aos seus relatos sobre as epidemias. Hipócrates não se limitava a analisar o paciente em si, mas possuía uma visão holística demonstrando antecipadamente um raciocínio epidemiológico. Qual a resposta correta sobre a epidemiologia?
		
	
	A epidemiologia não analisa as questões sociais.
	
	A epidemiologia analisa somente o processo de doença.
	 
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência do que ocorre sobre o povo¿.
	
	Etimologicamente, a palavra Epidemiologia significa ¿ciência o povo faz¿.
	
	A epidemiologia trabalha somente com o conceito de risco.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 230220)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O instrumento de avaliação de qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde (WHOQOL-100) é um questionário composto por 100 itens que avalia a qualidade de vida das populações humanas, baseado em três aspectos fundamentais que são:
		
	 
	Subjetividade, a multidimensionalidade e a presença de dimensões positivas e negativas.
	
	Integralidade, autonomia e liberdade.
	
	Presença de dimensões positivas, objetividade e liberdade.
	
	Individualidade, presença de dimensões negativas e universalidade.
	
	Objetividade, integralidade e universalidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 240615)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo o Artigo 196 de 05 de outubro de 1988, da constituição federal diz que: ¿Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços, para sua promoção, proteção e recuperação.¿ Considerando a estruturação da saúde atualmente, qual das afirmativas está incorreta.
		
	
	A atenção primária à Saúde tem por objetivos: Promoção da saúde e prevenção de doenças; Interceptar as causas patológicas antes mesmo que atinjam o indivíduo.
	
	Atenção Primária à Saúde - Realizada no período pré-patogênico. Compreende aplicação de medidas dirigidas a determinado agravo à saúde.
	
	Atenção Terciária à saúde - Corresponde às medidas adotadas após as consequências da doença, representadas pela instalação de deficiências funcionais.
	 
	Atenção Terciária à saúde tem por objetivo diagnóstico precoce, tratamento imediato e limitação da incapacidade.
	
	Atenção Secundária à Saúde - Realizada no indivíduo sob ação do agente patogênico, isto é, quando o período pré-patogênico já foi ultrapassado e o processo patológico foi desencadeado.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 230341)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os determinantes sociais de saúde (DSS) são as condições sociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, ou seja, as características sociais dentro das quais a vida transcorre. O principal problema de saúde no Brasil são as iniquidades, que apesar dos avanços na atenção básica à saúde, ainda enfrenta iniquidades nas condições sociais e de saúde. Com relação as iniquidades em saúde NÃO podemos afirmar que:
		
	
	Um exemplo de iniquidade em saúde é a possibilidade de uma criança, cuja mãe possui apenas 4 anos de estudo ou menos, morrer antes de chegar aos 5 anos de idade.
	 
	Com relação às iniquidades em saúde não há diferença significativa quando avaliamos as regiões do Brasil e a situação permanece inalterada, ou seja, não é relevante quando separamos as regiões do Brasil por área rural e urbana.
	
	Famílias que possuem boa situação socioeconômica e boa educação possuem menor risco de serem afetadas por doenças.
	
	A correlação entre a incidência de doenças e os fatores socioeconômicos é fortemente positiva.
	
	O número reduzido de profissionais da saúde nas regiões mais carentes do país, como os municípios de maior vulnerabilidade social (municípios do interior e as periferias das grandes cidades) é um exemplo de iniquidade em saúde.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 269130)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As condições sociais nas quais as pessoas vivem e trabalham, ou seja, as características sociais dentro das quais a vida transcorre é a definição de:
		
	
	Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
	
	Complexo da qualidade de vida.
	
	Atenção primária à saúde.
	 
	Determinantes sociais da saúde (DSS).
	
	Iniquidades em saúde.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 828735)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Sobre o Índice de Desenvolvimento Humano, é CORRETO afirmar que:
		
	
	O índice está sendo desenvolvido pelo Ministério das Relações Internacionais e tem como objetivo a classificação somente dos países Latino americanos.
	
	A pesquisa também é realizada entre as diferentes regiões do Brasil e conceituou as regiões Norte e Nordeste como as mais desenvolvidas.
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	A pesquisa é realizada semestralmente e traz o Brasil como o primeiro da lista.
	 
	É uma medida usada para classificar os países pelo seu grau de desenvolvimento humano como: desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.
		
	
	
	 8a Questão (Ref.: 830901)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O indicador epidemiológico que mede o número de casos novos de uma doença, episódios ou eventos na população dentro de um período definido de tempo é:
		
	
	Morbidade.
	 
	Incidência.
	
	Letalidade.
	
	Mortalidade.
	
	Prevalência.
		
	
	
	 9a Questão (Ref.: 233178)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As variáveis epidemiológicas são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Portanto, o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença requer a sua descrição por meio das variáveis: pessoa, tempo e lugar. Com relação às variáveis epidemiológicas NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE:
		
	 
	O conhecimento do lugar onde ocorre determinada doença não é importante, visto que o local onde as pessoas vivem ou trabalham não determina o tipo de doença ou problema de saúde passível de ocorrência.
	
	As pessoas podem ser descritas de acordo com suas características herdadas ou adquiridas (idade, gênero, cor, escolaridade, renda, estado nutricional e imunológico); com suas atividades (trabalho, esportes, práticas religiosas, costumes) e de acordo com suas circunstâncias de vida (condição socioeconômica).
	
	A desigualdade no acesso aos serviços de saúde também pode ser observada, mediante a visualização das trajetórias percorridas pelos pacientes.
	
	A distribuição geográfica é utilizada para identificar de que forma as doenças se distribuemno espaço (urbano/rural), associando a sua alta ocorrência, por exemplo, a baixas coberturas vacinais, precariedade no saneamento básico, existência ou não de uma rede básica de atenção à saúde.
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo serve para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.
		 Gabarito Comentado.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 281709)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As variáveis são os elementos do processo saúde-doença que se quer estudar. Os métodos e técnicas da epidemiologia são utilizados para detectar uma associação entre uma doença ou agravo e características de pessoa, tempo e lugar. Portanto, para o entendimento de um problema de saúde ou de uma doença é necessário descrevê-lo por meio das variáveis, pessoa, tempo e lugar. Sobre a variável tempo NÃO É CORRETO afirmar que:
		
	
	A distribuição dos casos por períodos de tempo é importante para orientar as intervenções cabíveis, fornecendo, por exemplo, informação sobre os melhores momentos para intensificar a imunização e para prevenir um possível surto.
	
	A distribuição dos casos de determinada doença por períodos de tempo (semanal, mensal, anual) permite verificar como a doença evolui, isto é, se apresenta variação cíclica, se está estacionária, diminuindo ou aumentando.
	
	A cronologia de uma doença é fundamental para a sua análise epidemiológica.
	
	Segundo Rouquayrol, a distribuição cronológica da mortalidade e da morbidade é a relação entre uma sequência de marcos temporais sucessivos (cronologia) e uma medida de frequência de casos e óbitos.
	 
	As variações das doenças no transcorrer do tempo (anos, meses, semanas, dias) não são importantes, pois não mostram alterações nos fatores causais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes