Buscar

EXERC 3 ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		O orientador educacional é corresponsável pelo sucesso ou o fracasso de uma boa comunicação e, consequentemente, por uma relação interpessoal  de qualidade, pois trabalha incentivando e articulando o trabalho coletivo. Ao iniciar o processo de coordenação de um grupo, ele  precisa:
		
	
	
	
	
	Dar  informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas  sem se preocupar em envolver as pessoas na equipe.
	
	
	Dar informações necessárias para que seus objetivos sejam cumpridos.
	
	
	Definir o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas.
	
	 
	Dar  informações claras, organizar o tempo, o espaço, a rotina, as tarefas  para facilitar o processo de inclusão das pessoas na equipe.
	
	
	Dar  informações e definir as tarefas a serem executadas pelos professores.
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		A promoção de uma educação pautada no desenvolvimento da cidadania exige também o reconhecimento que a comunidade escolar é plural e diversificada. Nesse sentido, podemos afirmar, EXCETO que:
		
	
	
	
	
	Faz-se necessário a oferta de oportunidades igualmente para todos os alunos e o rompimento com a prática de reprodução da diferença e desigualdade social.
	
	
	Percebemos a necessidade de a escola possuir uma proposta política pedagógica que contemple e valorize o aspecto cultural, sendo eixo norteador de um currículo.
	
	
	Compete aos sistemas de ensino o estímulo do exercício da cidadania, preocupando-se com a formação de sujeitos participativos e conscientes de seu papel na formação e transformação da sociedade.
	
	 
	Urge a concepção e desenvolvimento de um currículo que englobe conhecimentos ligados ao campo racional, uma vez que a escola é o local de transmissão do conhecimento.
	
	
	Na perspectiva de um olhar etnocêntrico ,muitas vezes eclodem conflitos no cotidiano escolar, já que atitudes de intolerância em relação ao outro geram também atitudes de reprodução de desigualdades e de violência de forma implícita e explícita.
	
	
	
		3.
		A indisciplina é um fenômeno que se manifesta independente da realidade socioeconômica e cultural nos espaços escolares ou em outros, tendo sua origem na motivação diversa. É caracterizada por condutas que se opõem ao ideal de disciplina prevista pela instituição para o desenvolvimento do ato educativo de forma harmoniosa. Assim, podemos afirmar que:
		
	
	
	
	
	Pode-se considerar que se um aluno sentar em uma mesa em dada escola será considerado um ato indisciplinar em todas as escolas.
	
	
	A indisciplina deve ser considerada como um ato que necessita ser punido com severidade, para que a escola possa continuar sua rotina de forma harmoniosa.
	
	
	É imprescindível reconhecer que o manejo das questões disciplinares requer alternativas, que apontem para a descoberta dos culpados, com as devidas repreensões.
	
	
	O tratamento da escola, no tocante à indisciplina, deve ser refletido pela Direção da escola englobando ações relacionadas a posturas dos alunos.
	
	 
	A caracterização de um ato como indisciplina está associada à concepção de disciplina de um indivíduo ou dado grupo, variando conforme os valores construídos e instituídos por uma comunidade
	
	
	
		4.
		Depois da Lei 9394/96 o papel do orientador educacional passou a ser predominantemente baseada na ação integrada com a supervisão / coordenação pedagógica visando:
		
	
	
	
	
	C- Resolver os problemas disciplinares dos alunos;
	
	
	E- Acompanhar alunos em licença médica.
	
	 
	A- O desenvolvimento pleno do aluno;
	
	
	B- O rendimento escolar dos alunos;
	
	
	D- Orientar os alunos com necessidades especiais;
	
	
	
		5.
		4) Cabe ao orientador educacional trabalhar diversos temas, que se referem à execução de tarefas escolares e ás atividades extracurriculares, variando estes temas de acordo com a realidade de cada escola, para que se tornem relevantes para cada ocasião, sempre buscando uma ação harmônica e integrada com a família. A reunião é um destes instrumentos, para que este contato seja proveitoso, não se deve falar nestes encontros o seguinte tema:
		
	
	
	
	
	Limites
	
	
	O cuidado com a frequência escolar
	
	
	Mesada
	
	
	Profissões
	
	 
	Assuntos particulares relativos a um aluno ou professor
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		É necessário que o Orientador Educacional tente estabelecer vínculos, com princípios que tentam preservar a prática profissional, tais como: o exercício de colocarmo-nos no lugar do outro para que, a partir de suas próprias referências e não das nossas, possamos melhor compreendê-lo; é a tentativa de "calçar os seus sapatos". Este princípio diz respeito à:
		
	
	
	
	 
	Empatia
	
	
	Autenticidade
	
	
	Sustentabilidade
	
	
	Consideração positiva
	
	
	Dialogicidade
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		O orientador educacional deve estar atento, para alguns pré-requisitos que asseguram a eficácia de uma boa reunião. Assinale a alternativa correta:
		
	
	
	
	
	Boa organização
	
	
	Escolha de horários favoráveis
	
	
	Periodicidade
	
	
	Planejamento
	
	 
	Todas as alternativas estão corretas
	
	
	
		8.
		A escola, por muitas vezes, age de maneira autoritária, distanciando sua prática dos reais anseios de todos os envolvidos. Dessa forma, afasta a participação dos responsáveis e que, por sua vez, passam a cobrar ações da escola o que eles mesmos desconhecem. Assinale a alternativa que não representa um meio de atuação da Orientação Escolar com vistas a aproximar a comunicação entre os pais e a comunidade.
		
	
	
	
	
	Reunião para informar aos pais sobre a frequência e o rendimento.
	
	
	Palestras com temas específicos.
	
	
	Uso do espaço escolar para reuniões da própria comunidade.
	
	 
	Reuniões para solicitar auxílio para compra de materiais para a escola.
	
	 
	Encontro para trocas de experiência ou atividades de lazer entre escola e a comunidade.

Outros materiais