Buscar

Ciencia Politica Avaliando Aprendizagem 1 a 4 22068719

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fechar
 CIÊNCIA POLÍTICA
Simulado: CCJ0107_SM_201512539971 V.1 
Aluno(a): SIDNEI ANTONIO DA COSTA Matrícula: 201512539971 
Desempenho: 0,4 de 0,5 Data: 06/05/2016 18:24:02 (Finalizada)
1a Questão (Ref.: 201512702499) Pontos: 0,1 / 0,1
Afirma-se que o Poder Legislativo brasileiro é do tipo bicameral-federativo, pois:
é integrado exclusivamente por representantes dos Estados e do Distrito Federal, que são entes federativos
a União e os Estados têm Poderes Legislativos próprios
é integrado pela Câmara dos Deputados, composta por representantes do povo brasileiro, e pelo Senado Federal, composto por representantes dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal
é integrado por duas Casas Legislativas, uma delas composta por representantes do povo brasileiro e a outra por representantes dos Estados e do Distrito Federal
é Composto pelos Municípios e Estados Federados.
2a Questão (Ref.: 201513234784) Pontos: 0,1 / 0,1
Thomas Hobbes afirma no Leviatã que a condição natural da humanidade é o que acarreta a "guerra de todos contra todos". O mecanismo dessa guerra tem como ponto de partida a igualdade natural de todos os homens. Cada um vive constantemente temeroso de que o outro venha tomar-lhe os bens ou causar-lhe algum mal, pois todos são capazes disso. Esse temor gera um estado de desconfiança, que leva os homens a agredir antes de serem agredidos. Neste ponto interfere a razão humana e se estabelece a vida em sociedade, cuja existência depende: 
de um poder visível que limite e obrigue; 
de um poder sobrenatural e mitológico.
de uma monarquia parlamentarista; 
de um poder invisível que limita e obriga a seguir os princípios da natureza. 
de uma autoridade democrática; 
3a Questão (Ref.: 201513332530) Pontos: 0,1 / 0,1
Thomas Hobbes escreveu que "Uma lei de natureza (lex naturalis) é um preceito ou regra geral, estabelecido pela razão, mediante o qual se proíbe a um homem fazer tudo o que possa destruir sua vida ou privá-lo dos meios necessários para preservá-la, ou omitir aquilo que pense poder contribuir melhor para preservá-la." HOBBES, Thomas. Leviatã, ou matéria, forma e poder de um Estado Eclesiástico e Civil. São Paulo: Nova Cultural, 1988. Coleção "Os Pensadores". p.79. Assinale a alternativa correta.
A lei primeira e fundamental da natureza é procurar a guerra a todo custo.
A condição natural do homem é a perfeita harmonia em relação ao seu semelhante.
No estado de natureza, os homens são governados pela razão divina.
A lei primeira e fundamental da natureza é procurar a paz e segui-la.
No estado de natureza, o homem não tem direito a todas as coisas, por isso, ele tem segurança.
4a Questão (Ref.: 201513194777) Pontos: 0,0 / 0,1
Para esta questão, considere o texto abaixo: A Constituição Federal vigente estabelece em seu Art.5º, inciso XXII, o direito fundamental à propriedade privada. ¿é garantido o direito de propriedade;¿ (Brasil, 1988). E conforme o Art. 60, § 4º do mesmo documento, ¿Não será objeto de deliberação a proposta de emenda tendente a abolir: o inciso IV cita "os direitos e garantias individuais" (Brasil, 1988). Aí se encaixa o direito de propriedade, isso significa que, enquanto a atual Constituição se manter em vigência, será impossível a supressão desse direito. (http://www.jurisway.org.br/) A propriedade privada é um instituto foco de conflitos e disputas sócio-econômicas, o que desestabiliza as relações jurídico-sociais, tanto entre os particulares, como entre esses e o Estado. A cobrança da sociedade sobre este último é crescente a cada momento histórico, a qual se apresenta, atualmente, como um desequilíbrio latente no meio social. O Direito, por sua vez, passa a buscar meios para a proteção desse direito concomitantemente a tentativa de pacificar as questões atinentes aos seus efeitos, no sentido de superar as violentas especulações a respeito de sua amplitude. (Thainá Lima Bittencourt De Castro) Três grandes pensadores modernos marcaram a reflexão sobre a questão da liberdade e da propriedade privada: Hobbes, Locke e Rousseau. Sobre a propriedade privada na perspectiva desses contratualistas, é correto afirmar que: (ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA INCORRETA) 
Segundo John Locke, para um homem que obtém sua propriedade privada anexando-lhe algo que lhe pertencia (o trabalho), ninguém tem direito sobre, e ninguém pode, sem causar dano, tirar dele. 
Para Hobbes, a propriedade privada não existia no Estado de natureza, onde todos têm direito a "tudo", mas, na verdade, "ninguém" tem direito a nada. Ou seja, no estado de natureza, a propriedade privada seria sempre fonte de discórdia e conflito, pois, não havendo um governo soberano, ela estaria sendo sempre disputada pela força. 
No entendimento de John Locke (2003), sendo os homens por natureza todos livres, e iguais e independentes, ninguém pode ser expulso de sua propriedade e submetido ao poder político de outrem sem dar consentimento.
Segundo Rousseau, quando a propriedade privada apareceu na sociedade, ela criou uma divisão imediata entre aqueles que tinham propriedade e aqueles que não tinham. De acordo com Rousseau, o advento da propriedade privada foi responsável pela divisão e desigualdade que existe na sociedade.
Assim como John Locke, Rousseau compreende a propriedade como fruto do trabalho do homem; considera o trabalho como processo de integração do gênero humano.
5a Questão (Ref.: 201513356661) Pontos: 0,1 / 0,1
A técnica de linguagem persuasiva, com argumentos convincentes e que busca filiações ideológicas, sendo uma atividade discursiva que procura fundar um ideal político em certos princípios tem o nome de?
Discurso político.
Discurso Jurídico
Argumento político.
Argumento Jurídico

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes