Buscar

Aula de Direito Constitucional 1 (23)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Conceito
Cuja finalidade é limitar o poder do Estado em nome da liberdade individual.
sujeitos da relação jurídica
A partir do conceito citado acima, é possível afirmar que os sujeitos da relação jurídica, que tem por objeto os direitos fundamentais, são as pessoas, titulares dessas posições protegidas por direito público subjetivo, e o Estado, que tem o dever de declarar, promover e efetivar tais direitos. (Eficácia vertical)
Posição no sistema jurídico
Os direitos fundamentais ocupam posição de primazia no sistema jurídico de um Estado, pois encontram-se positivados na constituição
Finalidade 
A finalidade dos direitos fundamentais e proteger a liberdade individual das pessoas, limitando o poder do Estado. 
Fundamentalidade
Existem 2 critérios para identificar se um direito é fundamental ou não. Na nossa constituição podemos encontrar as duas situações, porém predomina o critério formal de fundamentalidade.
Formal
O critério formal, que predomina no nosso sistema, leva em consideração se a Constituição positiva determinado direito como fundamental, por exemplo o artigo 230 §2º, que concede gratuidade nos transportes coletivos urbanos para os maiores de 65 anos é tratado pela constituição como direito fundamental social. Do mesmo modo, a constituição americana considera a posse e o uso de armas como direito fundamental, embora não exista qualquer relação do conteúdo deste direito com a ideia de dignidade humana. 
Material
Por sua vez, sob o aspecto material, somente será considerado direito fundamental o que tiver em seu conteúdo relação intrínseca à ideia de dignidade humana, como por exemplo direito a vida, integridade física e psicológica e liberdade.
Função 
Os direitos fundamentais tem por função, conferir as pessoas uma posição jurídica de direito subjetivo material ou instrumental, limitando a liberdade de atuação dos poderes do Estado e de seus agentes. Geralmente, os direitos fundamentais, como direito público subjetivo, vinculam o Estado a deveres negativos ou positivos perante os indivíduos. 
Os deveres negativos impõe obrigações de não fazer ao Estado, como por exemplo a respeitar o domicílio das pessoas, ingressando nele somente nas hipóteses autorizadas pela constituição, na forma do artigo 5º XI.
Os Deveres positivos, por sua vez, exigem do Estado o fornecimento de prestações positivas em favor dos indivíduos, como por exemplo prestações relativas à promoção dos direitos fundamentais sociais a saúde, educação e assistência social.
Gerações ou dimensões 
É possível encontrar as duas expressões na doutrina e em provas de concursos, entretanto o termo gerações recebe críticas de alguns doutrinadores pelos seguintes motivos.
1º- a expressão gerações induz a equivocada noção de que o surgimento de uma nova geração de direitos fundamentais anularia a geração anterior, o que não é correto diante da cumulabilidade, unidade e indivisibilidade dos direitos fundamentais. Por exemplo, a constituição de 88 contempla direitos fundamentais de primeira, segunda, e terceira gerações.
2º- Além disso, não há uma ordem cronológica linear para o surgimento dos direitos fundamentais. As declarações de direitos do século XVIII, as constituições daquele período e a própria constituição brasileira de 1824, todos documentos de ideologia liberal, já continham em seus textos alguns direitos de índole social, como por exemplo educação fundamental e assistência aos desamparados.
A classificação dos direitos fundamentais em dimensões tem por critério o momento histórico em que um novo direito fundamental é positivado em documentos normativos de caráter supremo. 
Os direitos fundamentais de primeira dimensão surgem com as declarações de direitos e constituições da segunda metade do século 18, na França e nos EUA. O valor que inspirava estes direitos fundamentais era a liberdade no sentido negativo, porque se refletia na postura não intervencionista do Estado, no domínio econômico e social. 
O Estado se preocupava apenas com a política.
A esfera de liberdade dos indivíduos era o âmbito de proteção dos direitos fundamentais de primeira dimensão. Prevaleciam as noções de liberdade negativa no sentido de não intromissão do Estado na autonomia dos indivíduos, bem como a igualdade formal, perante a lei, que não admite distinções entre as pessoas. O objetivo dos direitos fundamentais de primeira dimensão era proteger os indivíduos contra eventuais abusos do Estado, que era visto como inimigo da sociedade.
São direitos fundamentais de 1ª dimensão os direitos individuais, como por exemplo a propriedade, em termos absolutos, a liberdade religiosa, a intimidade, privacidade, e os direitos políticos, como o direito de votar e ser votado.
Segundo a classificação de George jeliner, os direitos fundamentais de 1ª dimensao, são direitos com status negativus.
Liberdade- 1ª dimensão 
Igualdade- 2ª dimensão 
Fraternidade (solidariedade)- 3ª dimensão

Outros materiais