Buscar

Aula de Direito Constitucional 1 (24)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os direitos fundamentais de segunda dimensão surgem no período primeiro pôs guerra, sobretudo a partir da positivação nas constituições mexicana, de 1817, a Russa, de 1918 e a Alemã, de 1919, também conhecida como carta de Weimar. 
Os denominados direitos sociais ou socioeconômicos, estão associados ao Estado do bem estar social , que passa a intervir nas relações sociais e econômicas para corrigir falhas estruturais na sociedade, representadas pela excessiva concentração de rendas por situações de injustiça social, que resultam na desigualdade real entre as pessoas.
O valor tutelado pelos direitos sociais e sua finalidade é a igualdade material que autoriza o Estado a fazer distinções entre as pessoas para garantir igualdade real de oportunidade.
O Estado do bem estar social é considerado aliado das pessoas, pois as defende da opressão e manipulação em face de outras pessoas. 
Os direitos sociais exigem prestações positivas do Estado, como por exemplo nas áreas de saúde, educação, assistência social, previdência social, etc.
Existem políticas públicas contemporânea que carregam em seu conteúdo o conceito de igualdade material, que consiste em tratar os iguais de maneira igual e os desiguais de maneira desigual, na medida de suas desigualdades.
Os atos do poder público podem conferir tratamento diferenciado entre pessoas, desde que o critério de diferenciação seja justificável e atenda ao princípio da razoabilidade.
As ações afirmativas são exemplos clássicos dessas políticas, especialmente as leis de cotas especiais e raciais.
Os direitos fundamentais de terceira dimensão surgem no período do segundo pôs guerra, na Europa ocidental e nos EUA.
Os direitos fundamentais de terceira dimensão não tutelam posições de direito subjetivo público individuais.
O objeto de proteção desses direitos é todo o grupo social.
Eles são chamados de direitos difusos e de direitos coletivos.
O valor que norteia a compreensão destes direitos é a solidariedade.
São exemplos de direitos fundamentais de terceira dimensão, a proteção ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, o desenvolvimento econômico sustentável e a proteção ao patrimônio artístico, histórico e cultural.
O professor Paulo Bonavides sustenta a existência de direitos fundamentais de quarta e de quinta dimensão. Os direitos de quarta dimensão são relativos a ideia de democracia universal, resultante do processo de globalização política. Entre os direitos de quarta dimensão destacam-se a democracia direta, o direito à informação e o pluralismo. Para o autor, o direito fundamental de quinta dimensão é o direito a paz universal, que deve ser compreendida não somente como ausência de conflitos, mas sim como o real entendimento entre os homens
Bonavides prevê uma dimensão exclusiva para o direito fundamental, a paz universal, sob a justificativa de que a paz é pressuposto para a própria existência da espécie humana

Outros materiais