Buscar

Aula dia 17

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula dia 17/02/14
Objeto do Direito Administrativo-administração pública .
Principio da legalidade é diferente entre Estado e Particular, enquanto para administração publica só é permitido estritamente o que está na lei. O principo da legalidade que incide sobre o individuo preconiza que tudo que não é proibido pela norma esta permitido.
Escolas de Direitos Administrativos.
Escola Francesa – Baseada na prática diz-se que o direito administrativo nasceu na França.
Segundo Georges Vedel,em seu Droit Administratif (Presses Universitaries de france, 1964, pág. 53 ) Direito administrativo Frances é, em grande parte, não legislativo, porque formulado pelo juiz. Diz ele que “nesse ramo do direito o repudio a código civil e ao direito privado e a imensidão de lacunas legislativas levaram o juiz a fazer verdadeiramente o Direito”. A função do juiz administrativo não era só de interpretar o direito positivo como fazia o juiz comum , mas também preencher por suas decisões as lacunas da lei.
O Direto Administrativo francês se baseou em algumas premissas, tais como, serviço publico, autoridade do poder publico, especialidade de jurisdição. Diferentemente do direito privado. Mesmo que muitos doutrinadores preguem que o Direito Administrativo teve início com a Revolução Francesa, na verdade foi Mostesquieu com a sua teoria de separação dos poderes, na obra L' Esprit des Lois,em 1748, que acabou por surgir as primeiras ideias de tal doutrina.
Escola Alemã - O direito administrativo alemão surgiu diferentemente do direito francês, posto que não se rompeu drasticamente com o sistema anterior como o francês. Nasceu de uma transformação, que não seguiu não seguiu um ritmo constante, de forma que em nenhuma parte o velho direito foi totalmente eliminado para ser substituído por um direito novo.
Verifica-se que, em cada período, há subsistência de resquícios jurídicos de concepções passadas. Mas em cada um desses períodos, a situação do poder público em relação aos sujeitos e em relação ao direito é determinada por uma concepção nova.
Escola Italiana - Na Itália também não foi rompido bruscamente com o regime anterior. Encontram-se as origens do direito administrativo italiano no ordenamento administrativo na Itália não houve o mesmo rompimento brusco com o regime anterior. Encontram-se as origens do direito administrativo italiano no ordenamento administrativo piemontês (norte da Itália) que sob dominação da França, foi profundamente influenciado pelo direito francês elaborado a partir da época de Napoleão.
Segundo doutrinadores, o direito administrativo italiano, na primeira fase, sofreu influência da doutrina francesa e paralelamente se inspirou no direito privado.
Na segunda fase, já abandonando gradativamente os métodos do direito privado e à escola exegética, (A Escola da exegese, também conhecida como Escola filológica, foi uma corrente de pensamento juspositivista que floresceu na França no início do século XIX.) foi assumindo caráter científico, com sistematização própria, embora com influência, especialmente do direito alemão. Nessa fase, o direito italiano conseguiu uma harmonia entre as duas tendências opostas verificadas no direito francês e no direito alemão; o primeiro apegou-se excessivamente ao caso concreto tal como estudado pela jurisprudência; e o segundo pecou pela excessiva abstração e distanciamento da realidade.
 
Direito Administrativo Brasileiro - O direito administrativo como ramo independente do direito, surgiu no Brasil na época do Império, quando ocorreu uma divisão de funções entre o Poder Legislativo, o Poder Judiciário, o Poder Executivo e o Poder Moderador, os dois últimos concentrados em mãos do Imperador.
 Nessa época, já existia uma administração pública organizada, mas regida praticamente pelo direito privado, que o Conselho de Estado se limitava a aplicar.
Salienta-se que na época do império, foi criada a cadeira de Direito Administrativo nos cursos jurídicos, instalada, em 1856, na Faculdade de Direito de São Paulo e regida por Francisco Maria de Souza Furtado de Mendonça.
Começa, então, a se desenvolver o direito administrativo, graças ao trabalho de diversos doutrinadores.
Já na republica, suprime-se o Poder Moderador e a jurisdição administrativa antes atribuída ao Conselho de Estado. Assim, o Direito Administrativo começa a se afastar dos moldes do direito privado.
 Com a promulgação da Constituição de 1934, ocorreram diversas evoluções no Direito Administrativo, em consequência da própria previsão constitucional de extensão da atividade do Estado nos âmbitos social e econômico.
Instituindo-se, inclusive, um Tribunal de Direito Administrativo na esfera federal. Assim, o Estado deixa a sua posição de guardião da ordem pública e passa a atuar no campo da saúde, higiene, educação, economia, assistência e previdência social.
Por conseguinte, cresce a máquina estatal, pela criação de novas pessoas jurídicas públicas, sejam as de capacidade específica para execução de serviços públicos (autarquias), ou as de capacidade genérica (territórios); paralelamente, aumenta o quadro de funcionários públicos necessários para o atendimento das novas tarefas assumidas pelo Estado.
A partir disso, enriqueceu-se o direito administrativo com sucessivas obras onde até os dias de hoje é instrumento de estudo de muitos doutrinadores.
Fazendo um estudo do direito administrativo desde o seu nascimento, com o Estado de Direito, até os dias atuais, verifica-se que o seu conteúdo tem variado no tempo e no espaço e que vários têm sido os critérios adotados para a sua conceituação.
De início, a atividade da Administração Pública abrangia apenas a segurança interna e defesa contra o inimigo externo, além de alguns serviços públicos essenciais. Hoje, compreende toda a matéria atinente à intervenção administrativa no domínio econômico e social.

Outros materiais