Buscar

Crescimento e Desenvolvimento Econômicos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Dissertar sobre a diferença entre Crescimento e Desenvolvimento Econômico. Em seguida, explore tal resposta enfocando o Brasil e qual a sua opinião sobre o crescimento e o desenvolvimento deste país.
O crescimento econômico consiste numa melhora quantitativa de um país, considerando os bens e mercadorias fornecidas por este, sendo medido pelo PIB (Produto Interno Bruto), que representa o crescimento da renda do país, sem abranger mudanças sociais.
 Em um segundo plano, tem se o desenvolvimento econômico, que se diferencia do citado a cima, por agregar melhoras quantitativas e qualitativas, pois além de conduzir mudanças na economia (renda e produtividade), decorre também de mudanças estruturais na sociedade, de âmbito cultural, psicológico e político, medido pelo IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). 
Com isso, conclui-se que tratam de conceitos diferenciados, pois um país não necessariamente será considerado desenvolvido, apenas por se destacar na economia.
 Atualmente, é evidente que o Brasil está com a economia bastante deteriorada, e por mais que este já tenha tido seu momento de apogeu da economia, ainda falta muito para se tornar um país desenvolvido. Pesquisas evidenciam o quanto o país regrediu economicamente, sendo reflexo de uma má administração que persiste há anos em nossa política.
 Outros fatores que influenciaram a posição do país foram: a crise internacional, diminuindo assim as exportações, e a sua própria estrutura social. Portanto, para reverter esta situação, aspectos culturais, políticos e psicológicos também devem ser levados em considerações, a fim de buscar o desenvolvimento econômico que retrata diretamente na sociedade.
Dissertar sobre aspectos colaborativos que envolvem o desenvolvimento sustentável e o desenvolvimento humano. Num segundo momento, traga os aspectos constitucionais que legitimam a possibilidade concreta do Brasil crescer e se desenvolver sustentável e humanamente. 
O desenvolvimento sustentável consiste na preservação dos recursos naturais da próxima geração, suprindo as necessidades atuais da sociedade. Para isso, é preciso um governo baseado em atividades que priorizem os recursos ecológicos, por exemplo, geração de energia eólica, solar e aproveitamento de materiais para reciclagem , diminuindo a poluição e a escassez de matérias-primas.
Com isso, tem se o desenvolvimento humano que busca o bem-estar social, tendo em vista a vida saudável da sociedade. Portanto ambos possuem de certa forma, a mesma finalidade. Porém o IDH, ainda se limita em saúde, renda e educação, faltando incluir também como fator essencial para o desenvolvimento humano, a sustentabilidade, equidade e outros.
Referindo-se a aspectos que podem fazer com que o Brasil se desenvolva, já que ocupa 85ª no IDH de 2012, é mudando primeiramente a educação, que reflete diretamente na cultura e na política, aspectos que indicam a posição de cada país no índice referente.
A Constituição de 1988 assegura:
O direito à educação no art.6º, que assim dispõe:
 “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição”;
A defesa do meio ambiente no art. 170º:
 “A ordem econômica, fundada na valorização do trabalho humano e na livre iniciativa, tem por fim assegurar a todos existência digna, conforme os ditames da justiça social, observados os seguintes princípios:
 I - soberania nacional;
VI - defesa do meio ambiente;
§ 4º Se as medidas adotadas com base no parágrafo anterior não forem suficientes para assegurar o cumprimento da determinação da lei complementar referida neste artigo, o servidor estável poderá perder o cargo, desde que ato normativo motivado de cada um dos Poderes especifique a atividade funcional, o órgão ou unidade administrativa objeto da redução de pessoal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998)”.

Outros materiais