Buscar

O Humanismo no Teatro Português do Século XV

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
Humanismo
Século XV
*
Introdução
O teatro português e, consequentemente, o brasileiro tem suas raizes no século XV, com a obra de Gil Vicente, o mais significativo representante do Humanismo em Portugal.
*
Transição
O Humanismo foi o movimento que caracterizou a época de transição entre a Idade Média e o Renascimento.
*
Atitude Crítica
Assumindo uma atitude crítica constante em relação aos homens e às instituições da sua época, Gil Vicente vale-se da proteção real para censurar fidalgos, comerciantes e até mesmo o clero, denunciando vícios e frquezas humanas.
*
Humanismo-Contexto Histórico
No final da Idade Média, a Europa passa por profundas transformações: a imprensa é aperfeiçoada, permitindo maior divulgação de livros; a expansão marítima, impulsionada graças ao desenvolvimento da construção naval e à invenção da bússula, propicia o desenvolvimento do comércio. 
*
O Mercantilismo
Surge o Mercantilismo e com ele a economia baseada exclusivamente na agricultura perde em importância para outras atividades.
*
A Burguesia
Nas pequenas cidades, chamadas burgos, surge uma nova classe social - a burguesia, composta por mercadores, comerciantes e artesãos.
*
Nobreza-clero-povo
O espírito medieval, baseado na hierarquia nobreza-clero-povo, começa a desestruturar-se. O homem medieval preso ao feudo e ao senhor feudal adquire nova consciência.
*
O Homem descobre o homem
A ideia de que o destino estivesse traçado por forças superiores, que caracterizava o homem como um ser passivo, vai sendo substituída pela crença de que ele é o mentor de seu próprio destino.
*
Antropocentrismo
O misticismo medieval começa a desaparecer, e o Teocentrismo dá lugar ao Antropocentrismo.
*
O saber
O homem valoriza o saber: consome mais livros, difunde novas ideias e volta sua atenção para a cultura de gregos e latinos, porque nela identifica o novo espírito da época.
*
Os Humanistas
Surgem os humanistas: homens da Igreja, artistas e professores protegidos por mecenas (pessoas que patrocinavam a arte com suas posses).
*
Movimento Cultural
O Humanismo foi, portanto, o movimento cultural que, a par do estudo e da imitação dos autores greco-latinos, praticou um ato de fé pela natureza humana. Fez do homem objeto do conhecimento, reivindicando para ele uma posição de importância no contexto universal, sem, contudo, negar a existência de Deus.
*

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Perguntas Recentes