Buscar

Distúrbios de linguagem em crianças

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Distúrbios de linguagem em crianças
a linguagem apresenta distúrbios quando o padrão de aquisição se desvia da progressão do desenvolvimento normal. (Booner 1994)
São problemas relacionados a habilidades linguísticas ( fala, leitura, escrita, escuta) especialmente na fase da formação escolar, os distúrbios de linguagem não são considerados doenças. Tratam de dificuldades que podem ser contornadas, com acompanhamento adequado, para cada caso.
 causas
Disfunções neurofisiológicas;
Distúrbios emocionais;
Deficit sensoriais ( surdez devido a infecções perinatais como: sífilis rubéola, toxoplasmose, prematuridade e baixo peso, asfixia perinatal severa e meningite)
Distúrbios orofaciais como lábio leporino e fenda palatina, má oclusão dentaria;
Distúrbios neurológicos como deficiência mental, paralisia cerebral, tumores, traumatismos e infecções;
Os problemas na área da linguagem podem ser:
Retardo na fala ou emissões nas primeiras palavras ( demora para falar e expressar-se), deficiência na formação de frases ( fala frases de formas incompletas ou mal consegue termina-las); omissões e acréscimo de sons na fala ( pula palavras ou frases inteiras), troca de fonemas( trocas de palavras), gagueira (pode ser de origem nervosa psicológica ou motora);
Atraso simples de linguagem ( problemas emocionais e falta de estimulação linguística do ambiente em que esta inserido)
Atraso de linguagem fazendo parte de um atraso global no desenvolvimento ( problemas neurológicos- menores de 12 anos)
Hipóteses diagnósticas que podem ser encontradas na área da linguagem:
Distúrbios de linguagem decorrente de perda auditiva ( quando tem o laudo de exame audiológico) 
Distúrbios de linguagem predominantemente expressiva ( com diagnostico nosológico de afasia de Broca ou outro tipo de afasia que lesione a área da expressão).
Distúrbios de linguagem predominantemente compreensiva ( com diagnóstico nosológico de afasia de wernicke ou outro tipo de afasia que lesione a área da compreensão ( afasia é uma alteração linguística. Usa se o termo distúrbio porque a lesão atinge o SNC e o aspecto motor ( fala=articulação das palavras)
Hipóteses diagnósticas que podem ser encontradas na área da linguagem:
Distúrbios de aprendizagem ( desvio fonológico, vocabulário pobre, dificuldades na localização espacial e temporal, leitura e escrita, matemática, no aprendizado em geral= síndrome)
Distúrbios de linguagem ( disfemia, gagueira, porque atinge a comunicação como um todo e não somente o ato motor da fala) no entanto, há autores que referem como sendo distúrbios da fala ou disfluência da fala;
 Discalculia: ( distúrbio na aquisição do cálculo)
É uma desordem neurológica especifica que afeta a habilidade de uma pessoa em compreender e manipular números. A discalculia pode ser causada como um déficit de percepção visual. O termo discalculia é usado frequentemente ao consultar especificamente a inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas, mais é definido por alguns profissionais educacionais, como uma inabilidade mais fundamental para conceitualizar números como um conceito abstrato de quantidades comparativas.
 Discauculia
As noções de matemática para Fonseca (1995), emergem de experiências concretas e envolvem inúmeras habilidades que tem sua raiz na hierarquia da experiência e nos estágios do desenvolvimento psicomotor e do pensamento quantitativo.
Dificuldades frequentes com os números, confundindo as operações: de adição, subtração, multiplicação e divisão;
Diferenciar entre esquerdo e direito;
Falta de senso de direção ( direita, esquerda, norte, sul, leste e oeste)
 Discalculia
Inabilidade em dizer quais entre dois números é o maior;
Dificuldade de tabela de tempo, aritmética mental;
Dificuldade com o tempo conceitual e julgar a passagem do tempo;
Dificuldades com tarefas diárias como ver a mudança das coisas e ler relógios analógicos;
Melhor nos assuntos tais como a ciência e a geometria que requerem a logica mais que as formulas, ate que um nível mais elevado que requer cálculos que sejam necessários;
Inabilidade de compreender planejamento financeiro, recordar conceitos matemáticos, manter a contagem durante jogos, dificuldades em sequencias, 
A circunstancias que podem conduzir a casos frequentes de fobia a matemáticas e de dispositivos que envolvam números;
 Dislexia
Distúrbio ( tudo que atrapalha\ perturbação) ou um transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula, pesquisas mostram que a maior parte da população é disléxica e não sabem.
A dislexia é hereditária e genética, se a criança possuir pais ou parentes disléxicos e quanto mais rápido for feito o diagnóstico melhor para os pais a criança e a escola. A criança passará por uma avaliação e uma equipe multidisciplinar especializada, mais se não passar por um processo de alfabetização o diagnostico será apenas de uma criança em risco.
 Discalculia
Haverá sempre dificuldades com a linguagem e a escrita;
Dificuldades em escrever e dificuldades com a ortografia;
lentidão na aprendizagem e na leitura;
Disgrafia;
Discalculia;
Dificuldades com a memoria de curto prazo e organização;
Dificuldades em seguir caminhos e executar tarefas complexas;
Dificuldades para entender textos escritos;
Dificuldades em aprender uma segunda língua;
 Dislexia
Dificuldades com a linguagem falada;
Dificuldades com a percepção espacial;
Confusão entre direita e esquerda; 
FIQUE ALERTA SE A CRIANÇA APRESENTAR ALGUNS DESSES SINTOMAS:
Dispersão, fraco desenvolvimento de atenção, atraso no desenvolvimento da fala e da linguagem, dificuldades em aprender rimas e canções, fraco desenvolvimento da coordenação motora, dificuldades com quebra cabeça, e falta de interesse por livros impressos.
 ALERTA:
O FATO DE APRESENTAR ALGUNS DESSES SINTOMAS NÃO INDICA NECESSARIAMENTE QUE ELA SEJA DISLEXICA, A MUITOS OUTROS FATORES A SEREM OBSERVADOS. PORÉM, COM CERTESA, ESTAREMOS DIANTE DE UM QUADRO QUE PEDE MAIOR ATENÇÃO E OU ESTIMULAÇÃO. OU POSSIVELMENTE ENCAMINHAMENTOS PROVAVEIS PARA AVERIGUAÇÃO.
 Disortografia
É a troca de fonemas na escrita , junção ou separação indevida nas palavras, confusão de silabas, omissões de letras e inversões. Dificuldades de perceber as sinalizações gráficas e parágrafos, acentuação e pontuação.
 devido a isso o individuo prepara textos reduzidos e apresenta desinteresse pela escrita.
O sujeito é disortográfico quando apresenta um grande numero de erros na ortografia.
Causas: 90% das disortografias tem como causa o atraso da linguagem ou atraso global de desenvolvimento.
Exemplo de disortografia:
Disortografia com aglutinações, omissões, e separação indevida das palavras
 Disgrafia
É a letra ilegível (feia) incapacidade de recordar a letra correta, dessa forma na tentativa de lembrar o grafismo ela tende a escrever mais devagar e acaba unindo inadequadamente as letras formando as palavras. Que torna difícil leitura e reconhecimento.
Algumas pessoas com disgrafia podem apresentar disortografia.
São classificadas em 2: disgrafia motora (discaligrafia); disgrafia perceptiva;
Disgrafia motora: a pessoa consegue falar e ler adequadamente, mas revela problemas na coordenação motora fina, para escrever as letras palavras e números;
 Disgrafia
Disgrafia perceptiva: essa pessoa não consegue fazer a relação com o sistema simbólico e a grafia que representa o som da letra nas palavras e frases; 
Caracteristicas: lentidão na escrita, letra ilegível, desorganização na escrita, traços fortes e irregulares , falta de orientação espacial, desorganização no formato das letras, 
Disgrafia:
É um distúrbio da escrita, é uma dificuldade no contexto da escrita e
o estimulo visual da palavra impressa, sua caracterização é o traçado lento e ilegível. O disgráfico não é portador de problemas visuais, ou motor, intelectual ou neurológico. Na verdade o disgráfico não consegue idealizar, devido uma dificuldade de aprendizagem, no plano motor o que captou no plano intelectual.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais