Buscar

INTRODUÇÃO A QUESTÃO SOCIAL Aula 3 Exercícios

Prévia do material em texto

INTRODUÇÃO A QUESTÃO SOCIAL
3a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	
	 1a Questão (Ref.: 201607180553)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	A questão social está na base dos movimentos da sociedade brasileira, como produto e condição da ordem burguesa e diz respeito à sociedade de classes. (Raichelis, 1998) Nesta linha pode-se dizer que a questão social: I. Expressa um conjunto de problemas políticos, sociais e econômicos que a formação da classe operária e seu ingresso no cenário político desencadeiam, no curso da constituição e desenvolvimento da sociedade capitalista. II. É a expressão da sociabilidade erguida sob o comando do capital, com todos os efeitos sociais que emergem da luta pela apropriação da riqueza social criada a partir do trabalho não pago. III. Constitui-se sinônimo de pobreza sem, contudo, ter vinculação com o modo de produção capitalista. É correto o que se afirma em
		
	
	I, apenas.
	 
	I e II, apenas.
	
	I e III, apenas
	
	I, II e III.
	
	II e III, apenas.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201607758582)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	Sobre o Serviço Social e sua relação com a Questão Social, assinale a alternativa correta.
		
	 
	O Serviço Social tem na questão social base de sua fundação como especialização do trabalho, sendo a questão social apreendida como a socialização igualitária da riqueza produzida no capitalismo maduro.
	
	O Serviço Social não tem relação com a questão social e suas expressões, já que a questão social não é material.
	 
	O Serviço Social tem na questão social base de sua fundação como especialização do trabalho, sendo a questão social apreendida como o conjunto das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura.
	
	A questão social é objeto opcional de trabalho do profissional de Serviço Social, sendo o leque de atuação profissional bastante abrangente na sociedade capitalista.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201607306948)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	A questão social constitui-se substrato do Serviço Social. Questão social entendida como conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista resultante de uma produção social que é cada vez mais coletiva, enquanto a apropriação dos seus frutos, mantém-se:
		
	 
	Privada.
	
	Isolada.
	
	Racionalizada.
	
	Socializada.
	
	Fragmentada.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201607758571)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	O Serviço Social é uma profissão regulamentada como uma profissão liberal e dispõe de um Código de Ética Profissional (1993). Assinale a alternativa correta.
		
	
	O assistente social tem total autonomia na atuação de sua prática profissional. O Serviço Social enquanto força de trabalho especializada não pode ser considerado um trabalho socialmente necessário.
	 
	Apesar de ser uma profissão regulamentada como liberal, o Serviço Social não tem essa tradição na sociedade brasileira. O profissional precisa vender a sua força de trabalho para entidades empregadoras como trabalhador assalariado.
	
	O Serviço Social é tradicionalmente uma profissão liberal, tendo a autonomia de atuar sem amarras de qualquer instituição empregadora.
	
	O Serviço Social não é regulamentado como uma profissão liberal. O profissional precisa vender a sua força de trabalho para entidades empregadoras.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201607758577)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	A maturação profissional do assistente social nos anos 1990 reconhece este profissional como pesquisador. Exige-se um profissional qualificado, com aperfeiçoamento técnico operativo e teórico metodológico no trato da questão social. A mudança de paradigma profissional teve como marco o III CBAS (Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais) em 1979, após a aproximação com:
		
	 
	Marxismo
	
	Militantismo
	
	Fenomenologia
	 
	Tecnicismo
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201607180656)
	 Fórum de Dúvidas (1 de 5)       Saiba  (0)
	
	Chauí (2003) aponta que a "indústria política" - a criação da imagem dos políticos pelos meios de comunicação de massa para venda do político aos eleitores-consumidores - aliada à estrutura social do país, alimenta um imaginário político autoritário. Sobre essa questão, considere as seguintes afirmativas: I -As lideranças políticas são sempre imaginada como chefes salvadoras da nação. II - Ainda se acredita nos governantes como enviados das divindades e que sua vontade seja força de lei. III - Na verdade, não somos realmente eleitores, mas meros votantes
		
	
	Nenhuma das alternativas estão corretas.
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Somente a alternativa I está incorreta
	 
	Somente a alternativa I e III estão corretas.
	
	Somente a alternativa III está correta.
	
	 Gabarito Comentado
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201607774761)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	A Constituição Federal de 1988 é um marco para a garantia de direitos sociais. O tripé da Seguridade Social brasileira institucionalizado na Constituição Federal de 1988 é composto pelas políticas:
		
	
	Saúde: universal; Previdência Social: a quem necessitar; Assistência Social: universal.
	 
	Saúde: universal; Previdência Social: contributiva; Assistência Social: contributiva.
	
	Saúde: contributiva; Previdência Social: contributiva; Assistência Social: a quem necessitar.
	 
	Saúde: universal; Previdência Social: contributiva; Assistência Social: a quem necessitar.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201607631227)
	 Fórum de Dúvidas (3 de 5)       Saiba  (0)
	
	A Questão social era enfrentada através dos aparelhos de coerção do Estado e foi configurada como:
		
	 
	Caso de Polícia
	
	Caso de saúde
	 
	Caso de educação
	
	Caso de Saneamento
	
	 Gabarito Comentado

Outros materiais