Buscar

Aula 3 PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO DE DADOS

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PROTOCOLO DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Prof. Gerson Lobato Rabelo Filho
TÉCNICO EM ELETROELETRÔNICA
OBJETIVO
Compreender o funcionamento dos diversos protocolos de comunicação de dados
CONCEITO
Torres (2014): protocolo é a “linguagem” usada pelos dispositivos de uma rede de modo que eles consigam se entender, isto é, trocar informações entre si. 
Um protocolo é um conjunto de regras que governa a comunicação de dados (FOROUZAN, 2006)
TIPOS DE PROTOCOLOS
HTTP - HyperText Transfer Protocol - usado principalmente para acessar dados na World Wide Web. Esse protocolo permite a transferência de dados na forma de textos simples, hipertextos, áudios, vídeos entre muitas outras 
SMTP - Simple Mail Transfer Protocol - esse protocolo é o mecanismo padrão de correio eletrônico da internet
FTP - File Transfer Protocol - o protocolo de transferência de arquivos FTP é o mecanismo padrão oferecido pela internet para copiar um arquivo de um host para outro.
TIPOS DE PROTOCOLOS
SNMP - Simple NetWork Management Protocol - um protocolo de gerência da internet.
DNS - Domain Name Server - esse protocolo de aplicação tem por função identificar endereços IPs e manter uma tabela com os endereços dos caminhos de algumas redes na internet.
TCP - Transmission Control Protocol – a característica desse protocolo é oferecer um serviço confiável entre aplicações.
TIPOS DE PROTOCOLOS
UDP - User Datagram Protocol - é conhecido pela característica de ser um protocolo otimista, ou seja, ele envia todos os seus pacotes, acreditando que eles chegarão sem problemas e em sequência ao destinatário.
IP - Internet Protocol - o principal protocolo do nível de inter-rede na arquitetura TCP/IP 
ICMP - Internet Control Message Protocol - esse protocolo tem por objetivo prover mensagens de controle na comunicação entre nós num ambiente de rede TCP/IP 
TIPOS DE PROTOCOLOS
ARP - Adress Resolution Protocol - protocolo que mapeia um endereço IP no respectivo endereço MAC.
RARP - Reverse Resolution Protocol - protocolo que mapeia um endereço MAC a um endereço IP.
ENDEREÇAMENTO IP
MORIMOTO (2006): “o endereço IP é dividido em duas partes. A primeira identifica a rede à qual o computador está conectado, e a segunda identifica o host dentro da rede.”
Endereço IP, de forma genérica, é uma identificação de um dispositivo (computador, impressora, etc) em uma rede local ou pública
ENDEREÇAMENTO IP
Para um melhor uso dos endereços de equipamentos em rede pelas pessoas, utiliza-se a forma de endereços de domínio. Ex.: www.ifma.edu.br
Cada endereço de domínio é convertido em um endereço IP pelo DNS. Este processo de conversão é conhecido como "resolução de nomes".
ENDEREÇAMENTO IP
NOTAÇÃO
 IPv4: é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato decimal como, por exemplo, "192.168.1.3“.
IPv6: utiliza um número de 128 bits oficialmente escrito com oito grupos de 16 bits, separandos-os por “:”, escritos com dígitos hexadecimais (0 a 9 e A a F). Por exemplo: 2001:0DB8:AD1F:25E2:CADE:CAFE:F0CA:84C1.
CLASSES DE ENDEREÇO
MORIMOTO (2006):
para melhorar o aproveitamento dos endereços disponíveis, os desenvolvedores do TPC/IP dividiram o endereçamento IP em cinco classes, denominadas A, B, C, D, e E, sendo [que] as três primeiras são usadas para fins de endereçamento e as duas últimas são reservadas para expansões futuras. Cada classe reserva um número diferente de octetos para o endereçamento da rede.
Na classe A, apenas o primeiro octeto identifica a rede, na classe B são usados os dois primeiros octetos e na classe C temos os três primeiros octetos reservados para a rede e apenas o último reservado para a identificação dos hosts dentro da rede. 
CLASSES DE ENDEREÇO
O que diferencia uma classe de endereços da outra é o valor do primeiro octeto.
Se for um número entre 1 e 126, temos um endereço de classe A.
Se for um número entre 128 e 191, temos um endereço da classe B.
Se for um número entre 192 e 223, teremos um endereço de classe C
Se for um número entre 224 e 239, teremos um endereço de classe D.
Se for um número entre 240 e 255, teremos um endereço de classe E.
CLASSES DE ENDEREÇO
Endereços Classe A permitem menos redes mas mais hosts por rede
Endereços classe C permitem mais redes mas menos endereços disponíveis por cada rede. 
OBSERVAÇÕES
A faixa de IP 127.0.0.0 – 127.255.255.255 é reservada para a comunicação com o computador local (localhost). Quaisquer pacotes enviados para estes endereços ficarão no computador que os gerou e serão tratados como se fossem pacotes recebidos pela rede.
Uma máscara de sub rede, também conhecida como subnet mask ou netmask, é um número de 32 bits usado em um IP para separar a parte correspondente à rede pública, à sub rede e aos hosts. Cada classe A, B e C possui sua máscara de sub rede.
OBSERVAÇÕES
Classede endereço
Máscara de rede
Classe A
255.0.0.0
ClasseB
255.255.0.0
Classe C
255.255.255.0

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais