Buscar

Trabalho Geomorfologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Sabendo que as vertentes podem ser modeladas em diferentes formações superficiais (elúvios, colúvios ou alúvios), sobre qual substrato foi edificada sua residência? E a sede da universidade? Procure por informações históricas de sua cidade. A ocupação inicial de sua cidade foi iniciada em que posição do ponto de vista da espacialidade das vertentes: próximo ao fundo de vale? Nas imediações de interflúvios? A meia encosta? O que justificou, no passado, a instalação do primitivo núcleo urbano que deu origem à sua cidade? Há residências e edificações construídas sobre alúvios? Isso acontece na cidade em que você mora? Qual o risco a que os equipamentos urbanos localizados sobre aluviões se submetem?
Temos que a minha residência e a sede da universidade, ambas foram identificadas em cima de um substrato de quartzito. Onde a cidade foi iniciada em um vale e se desenvolvendo pela encosta. A ocupação inicial da cidade foi em busca de extração de pedras preciosas. Há construções sobre alúvios que causam processos erosivos, como deslizamento de terra, movimentos de massa.
2- Analise a listagem a seguir, que apresenta alguns fenômenos geomorfológicos. Escreva, no espaço entre parentes, a letra G para indicar fenômeno geomorfológico morfogenético; a letra D para indicar aquele de caráter morfodinâmico:
a-(D ) A abertura de sulcos e ravinas em campo agrícola recentemente arado, com vistas a receber plantio de soja.
b-( D ) A formação da planície sedimentar do Rio São Francisco e de seus afluentes principais, como os rios das Velhas e Paraopeba.
c-( G ) A formação das rochas que, hoje, são encontradas na Serra do Ouro Branco, localizada na região do Quadrilátero Ferrífero, e na Serra do Paraíso, localizada nas proximidades de Campos Gerais / MG.
d-( D ) As dobras e falhas do Período Terciário, responsáveis em parte pela formação da Cadeia Andina.
e-( D ) O assoreamento da Represa de Furnas, um reservatório de água cujo destino principal é a geração de hidroeletricidade.
f-( D ) O avanço de dunas costeiras sobre áreas urbanas localizadas no litoral, após a retirada da cobertura vegetal que as revestia.
g-(G) O rebaixamento erosivo dos planaltos localizados na Região Sudeste do Brasil, transcorrido ao longo do Cenozóico, inclusive no Estado de Minas Gerais.
h-(D) Um deslizamento de terra, que leva ao desmoronamento de moradias localizadas em uma Área de Risco.
i-(D) Uma voçoroca, que resulta na erosão de trecho de uma estrada. 
3- Os estudos de avaliação de impactos ambientais que demandam o tratamento de variáveis geomorfológicas exigem, do pesquisador, o emprego de aspectos mais ligados à morfogênese ou à morfodinâmica? Por quê? 
O pesquisador estuda e avalia um impacto ambiental mais em relação aos processos morfodinâmicos, pois esse refere-se aos processos atuais, onde ele precisa analisar e propor recursos para os impactos que tal empreendimento pode acarretar, no tempo cronológico, ao meio ambiente, impactos esses que podem ser processos erosivos, movimentos de massa, assoreamento de rios, entre outros.
4- Pesquise no Google Earth uma região a seu critério e selecione um relevo onde você possa demonstrar a influência da litologia (mineralogia X estrutura) e a ação do intemperismo. Procure também fotos da mesma região.
 Região localizada na Serra do Pasmar, pertencente à Formação Galho do Miguel, com seguintes as coordenadas: 18°17'43.62"S / 43°44'15.80"O, elevação: 1329m
Nesta área é possível identificar que a formação das rochas que se da pela ocorrência de quartizitos finos e puros, onde que existe também a ocorrência de determinados tipos de quartizitos micáceos com intercalações de metargilitos de coloração acinzentada ou esverdeada. Essa formação é observada em um morro suavemente ondulado, que um dia possivelmente esta região já foi um deserto. É possível evidenciar o processo de intemperismo devido a do tipo de rochas que são mais suscetíveis ao intemperismo, é possível observar a modificação do relevo por processos erosivos, ocasionados pela chuva pela ação vento entre outros agentes.
Imagem da Região:
Localização: Serra do Pasmar
5)Você é capaz de reconhecer, no município em que reside, atividades humanas que resultaram na modificação de processos geomorfológicos e, consequentemente, na forma do relevo? (explique e exemplifique)
O homem ao longo da história vem modificando a natureza, então o relevo, que é parte integrante, sofre efeitos diretos da apropriação. O homem tem capacidade, através de sua força de trabalho e suas tecnologias fazer inúmeras modificações que são feitas no município onde resido, como, retirar montanhas, desviar o curso de rios, modificar o relevo entre outros..
6) As atividades desenvolvidas pelas mineradoras são capazes de alterar as formas de relevo? O grande volume de rocha e solo comumente mobilizado pelas mineradoras, uma vez transportados para além das cavas de mineração, seria responsável pela geração de novas formas de relevo? (Explique e exemplifique).
Dente os principais impactos ambientais ocasionados pela mineração, podemos destacar os danos que muitas vezes são causados aos solos e ao relevo. Nas áreas de impactarão de minas para a exploração das jazidas, muitas vezes, dá-se inicio a processos erosivos, que podem intensificar-se após o fim da exploração da região, pois, em muitos casos as empresas mineradoras não se realizam os reparos necessários sobre o extrato superficial. 
7) E a atividade agrícola, de criação de gado? Teria ela a capacidade de intensificar os processos erosivos naturais? E os sedimentos que hoje assoreiam os fundos de vale e planícies fluviais, de onde se originam? Esse assoreamento resulta na modificação ou na produção de formas de relevo? (Explique e exemplifique).
A drenagem é um processo de remoção do excesso de água dos solos de modo que lhes dê condições de aeração, estruturação e resistência. Sempre que a drenagem natural não for satisfatória, pode-se fazer, em complementação, drenagem artificial. Seu objetivo é retirar o excesso de água aplicada na irrigação ou proveniente das chuvas, isto é, controlar a elevação do lençol freático, bem como possibilitar a lixiviação dos sais trazidos nas águas de irrigação, evitando a salinização. Antes porém de proceder a drenagem de uma área, é preciso avaliar cuidadosamente seus impactos ambientais.
8) As formas de relevo, na região em que você reside, encontram-se modeladas predominantemente na rocha não-decomposta (materiais consolidados) ou em materiais intemperizados, ou seja, no solo (materiais não-consolidados)? Explique.
Na região de Diamantina temos em predominância as formas de relevo que se encontra na rocha não decomposta, onde temos que a principal rocha da região é o Quartzito, que possui alta resistência ao intemperismo.
9) Quais razões seriam capazes de explicar a presença de formas de relevo em algumas regiões modeladas na rocha e, em outras, em materiais intemperizados?
As razões capazes de explicar a presença de formas de relevo em rocha e em materiais intemperizados, seriam as diferenças entre as regiões, onde há regiões com rochas mais resistentes ao intemperismo e outras menos resistentes e as diferenças climáticas.
 
.

Outros materiais