Buscar

2 ° Estudo dirigido imunologia pra o dia da prova

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

2° Estudo dirigido 
1° Descreva as células do sistema imune e suas características
As células que fazem parte do sistema imunitário são os neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos T, linfócitos B, células NK, macrófagos, mastócitos e monócitos.
Os neutrófilos são células muito importantes contra a invasão de microrganismos. Eles têm como principal função fagocitar bactérias e outros microrganismos que invadem nosso corpo.
Os eosinófilos são menos numerosos do que os neutrófilos, e são responsáveis por fagocitar e eliminar complexos de antígenos com anticorpos que aparecem em casos de alergia.
Os basófilos são células cujo núcleo é volumoso e irregular. Ainda não se sabe ao certo qual a sua real função.
Os linfócitos T possuem diversas funções no organismo, e todas elas são de extrema importância. Essas células são originadas na medula óssea e em seguida migram para o timo, órgão encontrado sobre o coração, onde amadurecem. Os linfócitos T são separados em linfócito T- citotóxico, linfócito T- auxiliar, helper ou T4, linfócito T- supressor e linfócito T de memória.
Os linfócitos B se originam na medula óssea e se desenvolvem nos órgãos linfoides. Eles têm como função própria a produção de anticorpos contra um determinado agressor.
As células NK (Natural Killer), também chamadas de linfócitos NK, são células matadoras naturais. Essas células destroem as células tumorais ou infectadas por vírus sem que eles expressem qualquer tipo de antígeno ativador da resposta imune específica.
Os macrófagos têm altíssimo poder fagocitário. Essas células fagocitam restos celulares, células mortas, proteínas estranhas, calo ósseo que se formou em uma fratura, tecido de cicatrização etc.
Os mastócitos armazenam potentes mediadores químicos da inflamação, como a histamina, a heparina, a serotonina entre outros. Essa célula não tem muito significado no sangue, e ela participa de reações alérgicas, pois atrai os leucócitos e cria uma vasodilatação.
Os monócitos permanecem apenas alguns dias no sangue, de onde atravessam as paredes de capilares e vênulas, penetrando nos órgãos e transformando-se em macrófagos.
2° Como ocorre a maturação das células dendríticas?
Assim que as células dendríticas encontram um antígeno válido, começam a amadurecer e migram para os gânglios linfáticos, onde se encontram os linfócitos. Quando os linfócitos T detectam um antígeno numa célula dendrítica, ativam-se, proliferam e diferenciam-se em células efetoras. Por sua vez, os linfócitos T ativam os linfócitos B, que produzem anticorpos, e a partir desse momento a defensa contra os patógenos passa para o domínio da imunidade adquirida.
3° Quais são os tipos de linfócitos e quais as suas características?
 Linfócito T - possuem a função de fabricar os anticorpos do sangue, atuando também na imunidade celular.
  Linfócito B - são responsáveis pelo reconhecimento dos antígenos (corpos estranhos que entram no corpo humano). Produzem os anticorpos contra os antígenos.
  Células NK (Natural Killers) - totalizam cerca de 10% dos linfócitos presentes no sangue. Possuem a capacidade de atacar e destruir células hostis ao corpo humano. 
	
4° Descreva as etapas de ativação dos linfócitos
Para que haja a ativação dos linfócitos T é preciso mais do que apenas o reconhecimento do antígeno através do receptor da célula T (TCR). Este processo se inicia através do reconhecimento e fagocitose do antígeno por células apresentadoras de antígenos (APC) que podem ser macrófagos, células dendríticas ou célula B. Durante o processo de fagocitose / endocitose ocorre a ativação das APC´s que expressarão um conjunto de moléculas acessórias na superfície celular. Uma das moléculas fundamentais que passa a ser sintetizada em maior quantidade é a molécula do MHC (Major Histocompatibility Complex).
5° Descreva os órgãos do sistema imunológico. Quais são os órgãos linfoides geradores e os periféricos?
O sistema imunológico é composto por dois grupos de órgãos, os órgãos imunitários primários (geradores) e os secundários (periféricos). Os primários são assim chamados, pois são os principais locais onde os linfócitos se formam e amadurecem. Existem dois órgãos primários:
Medula óssea – além de produzir células sanguíneas e plaquetas, a medula produz linfócitos B e linfócitos matadores. Timo – é responsável pela produção dos linfócitos T maduros.
Os órgãos secundários são aqueles que atuam no sistema imunológico após a produção e amadurecimento dos linfócitos. Veja quais são os cinco órgãos que fazem parte desse grupo:
- Linfonodos, Tonsilas, Baço, Adenoides, Apêndice cecal.
Aluno: Ítalo Henrique de Oliveira Liberato
Curso: Nutrição
Imunologia: Sexta (manhã)

Outros materiais