A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL#FISICA#MATEMATICA

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL- FISICA E MATEMATICA- APROXIMAÇOES 
Questão 1/5 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o fragmento se texto a seguir:
“Em relação ao papel da Matemática no ensino de Física, a habilidade estruturante desempenha uma função muito importante, pois diz respeito à formulação do pensamento matemático, à problemática ou o conhecimento em questão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIETROCOLA, Maurício; KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: resolução de problemas e o papel da matemática como estruturante do pensamento físico. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n.2, p. 190, jul. 2009.
De acordo com o texto-base Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes, em relação à habilidade estruturante, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas.
(   ) É a capacidade de se fazer o uso organizacional da Matemática em domínios externos a ela (especialmente em Física).
(   ) É a habilidade de pensar matematicamente os fenômenos do mundo físico, ou, de ler esse mesmo mundo por meio de uma linguagem matemática, ou ainda, de estruturar o mundo físico por meio da matemática.
(   ) É a capacidade de manipular tecnicamente gráficos, tabelas, dados estatísticos etc.
(   ) É a capacidade de manipular tecnicamente números, equações, figuras geométricas etc.
(   ) Naturalmente, a busca pelo desenvolvimento de habilidades estruturantes no ensino de Física passa pela formulação de leis e princípios.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – F – F – F
Você acertou!
Para Pietrocola (2008), a habilidades estruturantes é entendida pelo autor como a capacidade de se fazer um uso organizacional da Matemática em domínios externos a ela (especialmente em Física). Em outras palavras, podemos entendê-la como a habilidade de pensar matematicamente os fenômenos do mundo físico, ou, de ler esse mesmo mundo por meio de uma linguagem matemática, ou ainda, de estruturar o mundo físico por meio da matemática. Naturalmente, a busca pelo desenvolvimento de habilidades estruturantes no ensino de Física passa pela discussão sobre modelos e modelização. [...] Para esses autores, “o ensino de Física deveria dar aos estudantes uma visão da natureza da Física como uma atividade de modelização, treinando-os para que se tornem capazes de construir e de interpretar modelos” (p. 194).
	
	B
	F – V – V – F – F
	
	C
	V – F – V – F – V
	
	D
	F – F – V – V – V
	
	E
	V – F – V – F – V
Questão 2/5 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Pesquisas [...] têm apontado que no ensino de Física a Matemática utilizada é diferente da ensinada nas aulas de matemática – o que implica numa semântica diferente. Para ilustrar essa situação, vejamos a equação de Einstein dada por E=h.fE=h.f , onde E é a energia de um fóton, f a frequência da radiação; e a correspondente relação matemática que pode representar essa lei física é dada por y=kxy=kx”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIETROCOLA, Maurício; KARAM, Ricardo Avelar Sotomaior. Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 2, n. 2, jul. 2009. p. 192-193.
De acordo com o texto-base Habilidades Técnicas Versus Habilidades Estruturantes: Resolução de Problemas e o Papel da Matemática como Estruturante do Pensamento Físico, em relação à diferença de semântica apontada no texto acima, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas:
(  ) Graficamente é possível representar a função linear y=kxy=kx como uma reta que passa pela origem e possui inclinação k, dada por tgα=ktgα=k, onde αα é o ângulo formado entre a reta e o eixo x.
(  ) x tradicionalmente representa a variável independente, y a variável dependente e k a constante de proporcionalidade.
(  ) Na Física, a constante de proporcionalidade é a constante de Planck (h), cujo valor muda para cada experimento.
(  ) Na Física, a energia de um fóton é função contínua de sua frequência.
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	F – V – V – F
	
	B
	V – V – F – F
Você acertou!
Comentário: Em contraposição, para a relação E=h.fE=h.f, não existe o menor sentido prático em se determinar a constante, uma vez que se trata de um valor universal conhecido como constante de Planck. Enquanto a resistência de um fio pode mudar, a constante de Planck sempre igual a h=6,626.10−34J.sh=6,626.10−34J.s. Outra diferença notável é que a energia (E) de um fóton não é uma função contínua de sua frequência (f), uma vez que, para uma determinada frequência, a energia só pode assumir valores múltiplos de hf. Essa hipótese, conhecida como quantum de ação, fica claramente justificada no trabalho em que Einstein detecta uma incoerência formal na tentativa de explicar a emissão de radiação térmica conciliando as funções contínuas da teoria eletromagnética de Maxwell com as funções discretas que representam somas sobre átomos e elétrons da termodinâmica
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – V – V – F
	
	E
	V – V – V – V
Questão 3/5 - Física e Matemática: Aproximações
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A modelagem Matemática tem sido um recurso metodológico muito usado nas pesquisas científicas, principalmente, na Matemática e na Física para a elaboração de modelos matemáticos e/ou físicos. Para além dessa perspectiva, esse recurso parece ser bastante interessante quanto tomado como metodologia de ensino, porém a nomenclatura muda e passa ser chamada de modelação matemática”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem matemática. Book August, 2002, p. 20-22. 
De acordo com o texto-base Ensino-aprendizagem com modelagem matemática, sobre a modelagem matemática, analise as afirmativas a seguir, assinalando V para as verdadeiras e F para as falsas. 
(  ) A Modelagem Matemática é um processo dinâmico utilizado para a confirmação de modelos matemáticos.
(  ) A Modelagem Matemática é uma forma de abstração e generalização com a finalidade de previsão de tendências.
(  ) A Modelagem Matemática consiste essencialmente na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual.
(  ) A Modelagem Matemática é eficiente a partir do momento que nos conscientizamos que estamos sempre trabalhando com situações que correspondem a própria realidade, ou seja, que estamos elaborando sobre representações de um sistema.
(  ) Na Modelagem Matemática o conteúdo e a linguagem matemática utilizados devem ser equilibrados e circunscritos tanto ao tipo de problema como ao objetivo que se propõe alcançar.
(  ) Na Modelagem Matemática, transpõe-se o problema de alguma realidade para a Matemática onde será tratado através de teorias e técnicas próprias dessa ciência.
 
Agora, assinale a alternativa com a sequência correta.
Nota: 20.0
	
	A
	V – F – F – V – F – V
	
	B
	F – V – V – F – V – V
Você acertou!
Comentário.  Modelagem Matemática é um processo dinâmico utilizado para a obtenção e validação de modelos matemáticos. É uma forma de abstração e generalização com a finalidade de previsão de tendências. A modelagem consiste, essencialmente, na arte de transformar situações da realidade em problemas matemáticos cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem usual.
A modelagem é eficiente a partir do momento que nos conscientizamos que estamos sempre trabalhando com aproximações da realidade, ou seja, que estamos elaborando sobre representações de um sistema ou parte dele.
A modelagem não deve ser utilizada como uma panaceia descritiva

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.