Buscar

RESUMO - O Aparecimento e Triunfo do Cristianismo (FILOSOFIA DO DIREITO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

O cristianismo segundo relatos históricos surgiu na Palestina, um território que na época era dominado pelo Império Romano. Os descendentes dos Judeus viviam na Palestina, e esperavam pela vinda de um Messias, enviado por Deus. Certo dia, esse Messias veio, tido nome de Jesus, que começou a pregar o culto e o amor a um único Deus, do qual se dizia ser filho, recrutou seguidores, homens e mulheres, os quais passaram a acreditar e pensar do mesmo modo que ele. Como tudo na vida, Jesus foi mal entendido por certos grupos de pessoas, principalmente pelo grupo de governantes da área em que vivia o que causou sua perseguição por soldados do governo, os quais o levaram para ser julgado pelo sacerdote da província, que perguntou a ele se ele realmente era filho de Deus e rei dos Judeus, Jesus respondeu que sim, e foi acusado de blasfemar/pecar, ao se intitular Deus.
 Em seguida, Jesus foi levado até Pôncio Pilatos, governante da província romana da Palestina, esse, o acusou de estar traindo Roma ao dizer-se rei, afinal, já existia um Rei no império Romano. Jesus foi crucificado, uma pena comum entre os romanos, utilizada para criminosos. Jesus morreu na cruz, afirmando até o último instante, ser filho de Deus, mas Jesus ressuscitou. E ai fez com que todos seus seguidores o adorassem ainda mais. Pouco tempo após esse acontecido, o cristianismo chega à cidade de Roma, por meio de seus propagadores, o qual o principal deles foi Paulo de Tarso.
 Em Roma, os cristãos sofreram inicialmente muitas perseguições, uma vez que a religião oficial do Império Romano era o Politeísmo, cultuado pelos imperadores. Porém, depois de muito sofrimento e rejeição sofrido pelos cristãos, um imperador romano chamado Constantino, foi se convertendo lentamente ao cristianismo. A causa do é incerta, mas fala-se que Constantino estava em uma guerra, na qual ele se encontrava em desvantagem, quando teve, na sua frente, a visão de uma cruz, o qual é o um dos símbolos do cristianismo. Constantino venceu a guerra, e resolveu se converter ao cristianismo de uma vez por todas, salvo que uma grande parte do povo de Roma já era cristã há tempos.
Ai meu filho. o cristianismo se expandiu por todo o domínio romano, ficando cada vez mais forte e também de certo modo tendo algumas divergências no decorrer da história, entretanto, mantendo sua essência. Hoje, o cristianismo é a religião com o maior número de seguidores ao redor do mundo, exercendo um papel muito importante na vida das pessoas que têm fé e de certo modo no modo como vivemos em sociedade, fora sua enorme participação na história do mundo, porém, o único lugar que o cristianismo ou qualquer outra religião não pode exercer algum tipo de influência é no Estado de direito, o qual precisa ser necessariamente laico, ou seja, sem tendênciar a qualquer laço religioso.

Outros materiais