Buscar

RESUMO - Do Discurso de Péricles Sobre a Democracia Ateniense (FILOSOFIA DO DIREITO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

“3 HRS DA MANHÃ, EU SEM SONO, LENDO ESSE DISCURSO, OUVINDO ADELE ..”
DIANTE DO FATO, KK VAMOS A HISTÓRIA ANTES DE QUALQUER RESUMO SOBRE O TAL DISCURSO, ESSE TAL PÉRICLES (SIM, EU RI ALTO QUANDO IMAGINEI O GORDÃO QUE TOCA SAMBA/PAGÓDE HAHAHAHAHAHAHHAHAA) FOI UM ILUSTRÍSSIMO E INFLUENTE ESTADISTA, PAI DA ORATÓRIA E ESTRATEGISTA DA GRÉCIA ANTIGA, TAMBÉM CARREGANDO O TÍTULO DE EXTREMAMENTE IMPORTANTE QUANDO O ASSUNTO ERA A DEMOCRÁCIA EM ATENAS E SE N TO ENGANADO (PROVÁVEL QUE SIM) FOI O MAIS FODELÃO DO SÉCULO V a.C. (SEI QUE VOCÊS DEVEM LER E PENSAR, “COMO QUE ESSE RETARDADO MANJA DESSAS POTAREAS?” SIMPLES, TENHA INSÔNIA E ESTUDE LIKE A BITCH NO ENSINO MÉDIO HEHEHEHE)
TUDO começou com esse cara homenageando os caras que morreram na primeira batalha do muitíssimo citado “Peloponeso”. Quando os neguebas morriam lá na Grécia Antiga, os atenienses escolhiam alguém de sabedoria comprovada e atestada e reputação extremamente forte para montar um discurso fúnebre em homenagem aos mortos nas guerras/batalhas, após o seu sepultamento. Péricles, general fodido que comandou Atenas na guerra contra Esparta, além de mestre na arte da guerra, era reconhecido pela sua habilidade na oratória, foi o escolhido para homenagear os guerreiros mortos na primeira batalha da guerra do Peloponeso.
Esse cara fez um elogio a Atenas e sua democracia, indicando assim que eles haviam morrido por uma causa nobre e louvável. Na época, Atenas vivia o mais alto pico da democracia, e esse discurso, além de ser um dos maiores clássicos da oratória política, é também uma forte fala desse tipo de sistema governamental. O discurso com o passar dos anos/décadas e séculos tornou-se um modelo a ser seguido por oradores políticos para realçar o orgulho dos integrantes de uma comunidade (nação, cidade, instituição), mostrando as virtudes e qualidades que a tornam superiormente ética e politicamente na comparação com outras. 
Manjando dessas falas e boas prosas, o político demonstra sua capacidade de "entender feeling" da sua comunidade/sociedade, estabelece uma profunda "união de sentimentos" com seus ouvintes e identifica sua imagem e sua pessoa com aquelas virtudes que são por todos admiradas. Um exemplo bem citado desse tipo de discurso é de posse do grande presidente americano Kennedy, obviamente adaptado aos dias modernos.

Outros materiais