Buscar

RESUMO DO LIVRO - Uma História da Razão - Cháteled (FILOSOFIA DO DIREITO)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PERDÃO SE FICAR CONFUSO, PORÉM MANINHOS, EU TO GRIPADO, LI NA TORA OS 3 CAP, ALGUÉM ME INDICA UM REMÉDIO PLS? 
 Eu li na dinâmica, então não me culpem, mas creio que esse malandro faz uma rápida e cuidadosa avaliação do percurso da razão ao longo da história. Mostrou as relações do pensamento racional com os contextos social, histórico, científico e político de seu tempo. É uma avaliação bem rasa, recomendo ler o livro quando surgir tempo livre. 
 A parte que mais me deixou na instiga foi o nascimento da razão como tentativa de resposta para as questões que se impunham à cidade grega. A filosofia desde sempre está tentando entender e transformar o mundo e admiro muito a postura que ela assume de se colocar como responsável pelo mundo em que se vive. Também é interessante ver o desenvolvimento da razão em conjunto com os estudos das ciências da natureza, em especial a física. 
 Pelo que entendi, uma das principais questões apontadas é essa: isso que chamamos de "progresso", guiada por essa razão da qual tanto nos orgulhamos, não está necessariamente tornando o mundo melhor para todos. Não houve progresso global e muitas ações injustificáveis tiveram esse tal progresso como justificativa. Utilizamos a razão tanto para o melhor quanto para o pior na compreensão do mundo, concordamos nisso? Creio que sim né cuzões. 
 O livro mostra o modo como pensamos vai se desenvolvendo junto com as transformações de cada momento histórico, ele da ênfase de que enquanto “alguém pensar sobre o seu tempo, vai haver lugar para o filósofo.”

Outros materiais