Buscar

RESUMO - Teoria do Direito - Eduardo Seino - 1º Bimestre

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Rellow Rellow, se você está lendo isso provavelmente você pediu para eu, Scherer, te ajudar em alguma matéria do ensino médio/faculdade. Pois bem, fique aqui com o que vier a seguir para si só, NÃO REPASSA ESSA CARALHA! FESHOU.
TEORIA DO DIREITO – SEINO (1º BI)
 Conhecendo bem o professor que tenho, irei fazer o resumo de acordo com os tópicos por ele apresentados em seus slides (recomendo leitura dos mesmos, além da leitura complementar que o mesmo passa no UNICURITIBA VIRTUAL).
Como é possível vivermos em sociedade e qual a função do Direito? Justamente tornar possível essa convivência, como bem sabemos somos seres que temos por natureza gerar atritos quando desgostosos com certas situações, o Direito surge para “normatizar” essa relação, estabelecendo regras (criadas de comum acordo com a sociedade em sua totalidade, não apenas para alguns).
 O QUE É DIREITO? Direito pode se referir à ciência do direito ou ao conjunto de normas jurídicas vigentes em um país (direito objetivo). Também pode ter o sentido de íntegro, honrado. É aquilo que é justo, reto e conforme a lei. É ainda uma regalia, um privilégio, uma prerrogativa.
** lembre-se: NENHUM direito é absoluto, eles mesmos encontram suas barreiras diante outros direitos (Relatividade do Direito) e as normas jurídicas são cabíveis de sanção caso sejam descumpridas (Normas Coercitivas). **
 - Pluralismo Jurídico: Forma de direito caracterizada por não buscar as normas apenas no ordenamento jurídico estatal positivado.
- Monismo Jurídico: Monopólio da criação e aplicação normativa cuja característica principal é homogeneização dos direitos. Este sistema de ordenamento jurídico originou-se entre os filósofos contratualistas europeus nomeadamente Thomas Hobbes, John Locke, e Jean- Jacques Rousseau.
Perspectivas do Direito: 
- Dogmática: Descreve o sistema interno do direito, ou seja, as relações entre os conceitos jurídicos preestabelecidos (dogmas) e entre as normas que o ordenamento positivo reconhece como jurídicas.
- Zetética: Tal teoria se define primordialmente pelo questionamento irrestrito, sendo capaz de criticar e problematizar qualquer tipo de paradigma. Logo, todo dogma tem a possibilidade de ser reavaliado por uma prática zetética.
 BEM, PASSADOS ESSES CONCEITOS FUNDAMENTAIS E BÁSICOS DE TEORIA DO DIREITO, SEGUE AQUI AS VÍDEO AULAS QUE EU MESMO ASSISTI PARA PASSAR NESSA MATÉRIA LINDA, assista na ordem em que eu mandar, sem preguiça e vá anotando o que lhe for melhor quisto:
1# - História do Direito - Direito Moderno:
https://www.youtube.com/watch?v=e9YMRsSuWOw&t=511s
2# - Escolas da Teoria do Direito:
https://www.youtube.com/watch?v=JpnLHqKlzNs
3# - Direito e Moral:
https://www.youtube.com/watch?v=_81oPQKSG3Y
4# - Direito e Justiça:
https://www.youtube.com/watch?v=yujML7ncoF0
5# - Ciência e Política:
https://www.youtube.com/watch?v=8flzArj9OEg
6# - Ciência do Direito:
https://www.youtube.com/watch?v=BFz40LI5hV4

Outros materiais