Buscar

CONSTITUCIONAL Organização do Estado 16.05.15

Prévia do material em texto

CONSTITUCIONAL
Tema: Organização do Estado
Forma de governo: republicana.
OBS.: Nossa primeira constituição histórica, de 1824, era monárquica.
Sistema de governo: presidencialista
Forma de Estado: Federação
OBS.: Já fomos um Estado Unitário durante a vigência da Constituição de 1824. Da Constituição de 1891 em diante, nos tornamos um Estado Federado.
No Estado Unitário, o poder é central. Já o Estado Federado se caracteriza pela existência de vários centros de poder, ou seja, o poder político não é central, pois está pulverizado entre várias entidades políticas autônomas.
A Federação na CF/88:
É cláusula pétrea conforme prevê art. 60, §4, I, CF. Isso significa que a Federação não pode ser abolida ou restringida por Emenda Constitucional
As entidades federadas, dotadas de autonomia são: a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios. Não existe hierarquia entre os entes federados, pois todos estão subordinados à CF.
O nome do nosso Estado Federal é “República Federativa do Brasil” e ela é dotada de soberania. Não se pode confundir União com RFB, pois são pessoas jurídicas diferentes, apesar de ambas terem o mesmo território (o território nacional) e são chefiadas pela mesma pessoa física -presidente da república- mas este, na chefia de estado representa RFB e na chefia de governo representa a União.
Territórios Federais (art. 18, § 2º e art. 33, CF): hoje não existem territórios federais, no entanto, novos T.F. podem ser criados por lei complementar.
 Se um novo T.F for criado, ele não terá autonomia e não será ente federado. O território federal vai integrar a União como uma descentralização territorial administrativa da União.
Ao contrário do DF (que de acordo com o art. 32, da CF, não pode ser dividido em municípios), os Territórios Federais podem ser divididos em municípios.
O Governador do Território Federal será nomeado pelo presidente da república após a aprovação prévia da MAIORIA ABSOLUTA do Senado Federal (Art. 85, XIV e 52, III, c).
Repartição Constitucional de Competências
Competências Municipais (art. 30, CF): 
Competências do DF (art. 32, CF): competência legislativa cumulativa com Estado e Município.
Competências dos Estados (art. 25, § 1º e 2º, CF): a competências legislativa do Estado tem natureza residual.
Competências da União: a união possui competência legislativa privativa no art. 22, CF, e concorrente com os Estados e DF no art. 24, CF.
COMPETÊNCIA PRIVATIVA: A União pode editar uma lei complementar e autorizar os Estados e DF a legislar sobre questões específicas das matérias relacionadas no art. 22, CF.
	Art. 22 (Competência Privativa da União)
	Art. 24. (Competência Concorrente U, E e DF)
	CAPACETE PM – Art. 22, I, CF
	PUFETO – Art. 24, I e II, CF
	Seguridade Social
	Previdência Social
	Direito Processual
	Procedimento em matéria processual
	Direito Comercial
	Juntas Comerciais
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacio.
	Educação

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes