Buscar

AVI2017 SAUDE DO TRABALHADOR

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1a Questão (Ref.: 201407669998)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	(Concurso público N°010/2014 EBSERH HUPAA-UFAL) Em relação aos determinantes sociais da saúde, é INCORRETO afirmar que:
		
	
	Pertencer a grupos sociais excluídos dos benefícios da sociedade influencia nos padrões de saúde dos indivíduos.
	
	O saneamento básico é um determinante social da saúde.
	
	Relacionam-se com as condições de vida e trabalho dos membros da sociedade.
	
	Influenciam os estilos de vida das pessoas.
	 
	A raça é um determinante social da saúde.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201407280908)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a 1ª Conferência Nacional de Saúde dos Trabalhadores (1986), o conceito de Saúde do Trabalhador não pode ser limitado apenas ao âmbito da fábrica, nem à sua formulação estritamente biológica. É necessário entender a saúde como determinada pelos processos sociais mais abrangentes. Analise as definições a seguir, correlacionando o segundo bloco com o primeiro.
(    ) Saúde como bem-estar físico, mental e social, e não meramente a ausência de doença.
(    ) Saúde como direito de todos e dever do Estado.
(    ) Expressam a organização social e econômica do país.
 
A - Definição de saúde da Organização Mundial de Saúde.
B - Definição de níveis de saúde do Ministério da Saúde.
C - Definição de saúde da Constituição Federal, de 1988.
 
Assinale a alternativa com a sequência correta:
		
	
	C A B
	
	A B C
	 
	A C B
	
	C B A
	
	B C A
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201407280911)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Os diferentes serviços de saúde no trabalho (Medicina do Trabalho, Saúde Ocupacional e Saúde do Trabalhador) possuem diferentes características. Assinale a alternativa que aponta as características corretas de: I Medicina do Trabalho / II Saúde Ocupacional / III Saúde do Trabalhador, respectivamente:
		
	
	I Ações de saúde focadas no estabelecimento de limites de tolerância / II Ações de saúde intersetoriais / III Ações de saúde com foco em programas de uso de EPI.
	
	I  Atuação intersetorial / II  Participação direta dos trabalhadores em questões de trabalho / III Ações centradas na figura do fisioterapeuta.
	 
	I Ações de saúde por parte de pessoas da confiança do empresário / II Ações de saúde com foco multidisciplinar / III Ações de saúde intersetoriais.
	
	I Ações de saúde com foco multidisciplinar / II Ações de saúde com foco em programas de uso de EPI / III Ações de saúde focadas no estabelecimento de limites de tolerância.
	
	I  Ações centrada na figura do fisioterapeuta / II  Ações prioritariamente de promoção da Saúde / III Ações fortes de vigilância.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201407237934)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) "a saúde é o maior recurso para o desenvolvimento social, econômico e pessoal, assim como uma importante dimensão de qualidade de vida", e para alcançá-la "o indivíduo ou grupo deve ser capaz de identificar e realizar suas aspirações, satisfazer suas necessidades e adaptar-se ao meio ambiente"(BUSS, 2000). A partir desse conceito de saúde podemos problematizar a relação saúde e trabalho, uma vez que transcendemos o conceito de saúde apenas como ausência de doença. E então somos capazes de entender que: I- O trabalho é uma necessidade natural eterna, ou seja, um processo entre o homem e a natureza que se determina pela força concreta em que se dá a produção, distribuição, intercâmbio, e consumo dos meios de vida pelos diferentes grupos humanos. O trabalho implica um processo de produção social com dois momentos: produção e consumo, que formam uma unidade; II- O trabalho permite a inserção do indivíduo no mundo, contribuindo para a formação da sua identidade. Através do trabalho o indivíduo estabelece vida social; III- A saúde também depende das condições de trabalho. Quando o trabalho está mal organizado e mal executado pode trazer efeitos negativos para o trabalhador, como o adoecimento e a morte. IV- O trabalho é uma necessidade natural eterna, ou seja, é um processo exclusivo do homem, que existe desde seus primórdios, e não tem correlação com a natureza.
		
	
	Estão corretas as opções I e IV;
	 
	As opções I, II e III estão corretas;
	
	As opções II, III e IV estão corretas;
	
	Apenas a opção IV está correta;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201407168206)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A saúde do trabalhador é um direito assegurado pela Constituição e uma atribuição do SUS, cujas ações são regulamentadas pela Lei Orgânica da Saúde. Com base nessa lei, a saúde do trabalhador é definida como o conjunto de atividades que
		
	
	se limita à prevenção de agravos à saúde do trabalhador através de ações educativas
	
	se propõe à valorização profissional e à promoção da qualidade de vida no trabalho
	
	objetiva a obtenção de trabalhadores saudáveis para o aumento da produtividade
	
	se destina à eliminação de todo e qualquer risco à saúde do trabalhador, mas que não tem a função de recuperação e reabilitação
	 
	visa à promoção, proteção, recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201407237933)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Entende-se por saúde do trabalhador, para fins da Lei Orgânica da Saúde (Lei 8080/90), um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho. Ainda sobre a lei supracitada é incorreto dizer que:
		
	
	O dever do Estado de garantir a saúde consiste na reformulação e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
	
	A saúde tem como fatores determinantes e condicionantes, entre outros, a alimentação, a moradia, o saneamento básico, o meio ambiente, o trabalho, a renda, a educação, o transporte, o lazer e o acesso aos bens e serviços essenciais;
	
	Garante informação ao trabalhador e à sua respectiva entidade sindical e a empresas sobre os riscos de acidente de trabalho, doença profissional e do trabalho, bem como os resultados de fiscalizações, avaliações ambientais e exames de saúde, de admissão, periódicos e de demissão, respeitados os preceitos da ética profissional.
	 
	O dever do Estado exclui o das pessoas no que diz respeito a garantia da saúde e execução de políticas econômicas e sociais que visem à redução de riscos de doenças e de outros agravos no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201407169550)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Normas Regulamentadoras de segurança e saúde do trabalhador estão descritas no (a)
		
	
	Parecer 163 de 27.01.1972
	
	Lei n. 5905 de 12.07.1977
	 
	Portaria n. 3214 de 08.06.1978
	
	Decreto n. 87900 de 30.04.1977
	
	Decreto n. 50387 de 28.03.61
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201407168203)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Assinale a alternativa incorreta. Entende-se por saúde do trabalhador a promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho, abrangendo
		
	
	participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), da normatização, fiscalização e controle das condições de produção, extração, armazenamento, transporte, distribuição e manuseio de substâncias, de produtos, de máquinas e de equipamentos que apresentam riscos à saúde do trabalhador
assistência ao trabalhador vítima de acidentes de trabalho ou portador de doença profissional e do trabalho
	
	avaliação do impacto que as tecnologias provocam à saúde.
	
	a participação, no âmbito de competência do Sistema Único de Saúde (SUS), em estudos, pesquisas, avaliação e controle dos riscos e agravos potenciais à saúde existentes no processo de trabalho.
	 
	a inexistência de garantia ao sindicato dos trabalhadores de requerer ao órgão competente a interdição de máquina, de setor de serviço ou de todo ambiente de trabalho, quando houver exposição a risco iminente para a vida ou saúde dos trabalhadores.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201407169566)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O campo de aplicação da Norma Regulamentadora de Segurança e Saúde no Trabalho é de assistência
		
	
	à população carente e a todas as ações de recuperação, assistência em nível inicial de complexidade
	
	à população envolvida com drogas e a todas as ações de recuperação e assistência em qualquer nível de complexidade
	
	à população infantil em todas as ações de pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade
	 
	à saúde da população e a todas as ações de promoção, recuperação e assistência, pesquisa e ensino em saúde em qualquer nível de complexidade.
	
	à população idosa e a todas as ações de pesquisa e ensino em saúde em nível de maior complexidade
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201407169552)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho que tratam da comissão interna de prevenção de acidentes e dos serviços especializados em engenharia, segurança e medicina do trabalho, são respectivamente
		
	
	NR-9 e NR-24
	
	NR-7 e NR-27
	
	NR-4 e NR-7
	
	NR - 3 e NR- 1
	 
	NR-5 e NR-4

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais