Buscar

Transporte de substâncias pela membrana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Transporte de substâncias pela membrana
Solvente é a água que está do lado externo (interstício) e do lado interno (citoplasma), ela dilui as substâncias. Soluto são as partículas sólidas que ficam suspensas na água são diluídas pelo solvente. 
Transporte​ passivo:
NÃO tem gasto de energia (ATP).
• Difusão simples: é um tipo de transporte passivo, ou seja, não há gasto de ATP. São partículas pequenas e lipossolúveis (conseguem atravessar facilmente a gordura da membrana). É o movimento de solutos do o meio MAIS concentrado para o meio MENOS concentração através da membrana plasmática. (em horário de pico entramos no metrô por difusão simples, é empurrado, não precisa fazer esforço). 
 • Difusão facilitada: é um tipo de transporte passivo, ou seja, não há gasto de ATP. As partículas são maiores (alto peso molecular) ou são hidrossolúveis, e precisam de ajuda para atravessar a MP. A proteína carreadora ajuda nesse transporte de substâncias para a célula. (hidrossolúvel não consegue se misturar na gordura da membrana).
• Osmose: movimento de água (solvente) entre os dois lados da membrana. Sempre do meio com MENOR concentração de soluto para o meio MAIS concentrado. Para diluir essa substância, para não ficar mais concentrado de um lado e menos do outro. Objetivo é a isotonia. 
*O meio com maior quantidade de soluto que atrai a água.
Osmose.

Outros materiais

Outros materiais