Buscar

portfólio modulo A fase II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

SMARTPHONE: O MUNDO EM UM CLIQUE
	Desafios do século XI. Como conciliar o mundo digital ao mundo real?
Rogger Ricardo Braga Alves	
Polo PAP – Parauapebas-PA
Em meio à terceira revolução tecnológica há uma tecnologia que se destaca, trata-se do smartphone, ferramenta muito utilizada entre as pessoas hoje em dia, por sua alta capacidade de interação, de conectar pessoas em lugares distantes, auxiliar em tarefas diversas por meios de seus aplicativos e etc.
Para se ter uma dimensão da importância desse aparelho hoje em dia. Podemos consultar entre as maiores empresas no mercado financeiro, estão a Apple e a Sansung que lideram o mercado mundial de smartphones, sendo que a Apple estava na liderança até poucos dias atrás como a marca mais valiosa do mundo. 
Se hoje você sair pela sua cidade, faça o teste, observe como as pessoas estão interagindo com as outras, entre em restaurantes, passe pela praça e comprove, poucos são os que estão conversando olho no olho, o motivo? Os dedos passaram a ser o principal comunicador, e ainda que seus colegas ou familiares estejam ao lado, acabam se tornando invisíveis para quem tem a mão um smartphone.
Em pesquisa realizada no reino unido com a população jovem adulta, mostrou que a maioria prefere viver uma semana sem sexo do que sem o celular. Foram 2570 entrevistados entre 18 e 30 anos, em analise feita pela empresa de seguros de celulares mobile insurance.
Não se pode negar que foram muitas facilidades que essas novas mídias trouxeram. Hoje se pode conversar com aquele amigo que está a quilômetros de distância, reencontrar pessoas que a muito tempo não víamos e fazer novas amizades com mais facilidade devido a uma maior interação, checar e-mails na palma da mãos... Mas de acordo com psicólogos especialistas no assunto, há certo exagero no uso dessas mídias. Por isso eles alertam que é preciso saber lidar com elas, para que essa aproximação digital, não se torne o “antissocial” contemporâneo. Mas será que esse controle é possível?
Limites: o psicólogo Artur diz que é preciso se educar para usar o aparelho, não podemos simplesmente nos isolar no mundo digital. “Há muitos que em uma mesa de bar, fazem pilhas de celulares e lançam o desafio, quem mexer primeiro no celular paga a conta”. A coisa tem que ser por aí porque a tendência é estarmos cada vez mais conectados. 
Não se pode negar a importância dos celulares em nossas vidas, mas temos que saber conciliar esses momentos, dividindo nosso tempo e priorizando as relações interpessoais para que você não se torne um viciado em internet, o “antissocial” moderno.
Segundo o psicólogo e mestre em análise do comportamento Gustavo Teixeira, é possível conciliar uma vida ativa com o mundo 3G. “Se você está com uma vida entediante e vazia, tirar o aparelho de suas mãos, algo que lhe dá prazer, pode não ser tão produtivo. Mas, pode-se lidar com isso colocando na agenda compromissos que lhe dão alegria e vão, de uma certa maneira, afastar você dos vícios do aparelho, como ir a um show, a um teatro ou praticar esporte. A dica é enriquecer o dia com práticas compatíveis e interessantes. Uma pessoa pode ficar presa a essas novas tecnologias em função de uma vida sedentária.”

Outros materiais