Buscar

resumo embriologia cardiaca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Embriologia - Cardiovascular
 O primeiro sinal do coração aparece no fim da terceira semana na área cardiogênica. Um par de cordões endoteliais denominados cordões angioblásticos aparece e logo sofre canalização para formar os tubos endocárdicos. Estes tubos aproximam-se um do outro e se fundem, formando um único tubo cardíaco.
 Três pares de veias drenam o coração tubular do embrião de quatro semanas: (1) as veias vitelinas, pelas quais retorna o sangue do saco vitelino; (2) as veias umbilicais, que trazem sangue oxigenado do córion (parte embrionária da placenta); e (3) as veias cardinais comuns, pelas quais retorna o sangue do corpo do embrião.
 Durante a formação da prega cefálica, o tubo cardíaco e a cavidade pericárdica vão se situarem posição ventral ao intestino anterior e em posição caudal à membrana orofaríngea. Ao mesmo tempo, o coração se alonga e forma dilatações e constrições alternadas: o tronco arterioso, o bulbo arterioso, o átrio, o ventrículo e o seio venoso. 
 O tronco arterioso é continuo, cefálicamente, com o saco aórtico, do qual nascem os arcos aórticos. O seio venoso, que é grande, recebe as veias umbilical, vitelina e cardinal comum, vindas do córion, saco vitelino e embrião, respectivamente. O seio venoso, também grande, recebe sangue das veias umbilicais, vitelina e cardinal comum. Inicialmente, o coração é um tubo razoavelmente reto, mas logo se curva sobre si mesmo, formando uma alça bulboventricular em "U".
 Com a fusão dos tubos cardíacos endoteliais, o mesoderma esplâncnico que envolve o celoma pericárdico forma uma camada externa do coração embrionário. Esta camada representa o miocárdio primitivo. Nesta fase, o coração em desenvolvimento é composto de um tubo endotelial separado de outro tubo, o miocárdio primitivo, por um tecido conjuntivo gelatinoso chamado geléia cardíaca. O tubo endotelial transforma-se no revestimento endotelial interno do coração, o endocárdio, enquanto o miocárdio primitivo torna-se sua parede muscular, ou miocárdio. O epicárdio ou pericárdio visceral é derivados das células mesoteliais que nascem da superfície externa do seio venoso e se espalham sobre o miocárdio.
OBS1: A somatopleura forma o pericárdio parietal e a esplâncnopleura forma o pericárdio visceral. Caso a somatopleura não se feche, há a formação do coração ectópico.
OBS2: Enquanto a pressão é maior na Aurícula Direita, o sangue passa pelo forame oval (ou buraco de botal). Quando a pressão passa a ser maior na Aurícula Esquerda, o Septum Primum (delgado), é empurrado em direção ao Septum Secundum (espesso), fechando, assim, o buraco de botal e impedindo a passagem interatrial de sangue.
OBS3: Durante o nascimentos: os vasos umbilicais se fecham fisiologicamente, ocorre o choro do concepto e os pulmões se enchem de ar pela expansão do alvéolos, o ducto entre o tronco pulmonar e a aorta se fecha e, assim, mais sangue retorna à aurícula esquerda, ocasionando o fechamento do forame oval.
OBS4: Se houver diferença de pressão entre os ventrículos antes do nascimento, não há o fechamento do canal interventricular. Para que ocorra tal fechamento, a pressão deve ser igual entre os ventrículos.
	Histologia Aplicada
 Tetralogia de Fallot: Trata-se de uma combinação de quatro anomalias cardíacas, consistindo em: (1) estenose pulmonar, ou estreitamento da região da saída do fluxo ventricular direito, (2) anomalia do septo ventricular, (3) aorta cavalgante e (4) hipertrofia do ventrículo direito. Essa condição causa cianose (roxeamento) dos lábios e unhas dos dedos das mãos; por esta razão, tais bebes são às vezes referidos como "bebês azuis".

Outros materiais