Buscar

COLETANEA DISCURSIVAS DE GOVERNANÇA TEC. INFORMAÇÃO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

DISCURSIVAS DE GOVERNANÇA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CORRIGIDAS PRA SE DAR BEM.
Questão 1/5 Os principais desafios tanto de fornecedores de software quanto de clientes são questões relacionadas às melhores práticas (controle, transparência e previsibilidade). (Aula 6/SLIDE 22) No que tange ao desenvolvimento ou aquisição de software, quais seriam as preocupações alinhadas a estes melhores práticas? 
Planejamento; Contratação do fornecedor; Implementação do software pelo fornecedor; Aceitação do software; Acompanhamento do uso do software. 
Questão 2/5 Os resultados na aplicação das melhores práticas do ITIL v3 melhoram principalmente no quesito financeiro. (Aula4 / SLIDE 39-42) Comente sobre a Redução dos custos operacionais de TI como um dos resultados na aplicação destas práticas.
 resposta: Redução dos custos operacionais de TI: 10% na redução do TCO. Resultado alcançado pela identificação dos ativos de TI (redução dos custos e quantidades de chamados abertos). Envolvimento pela área financeira onde foram quantificados os custos da indisponibilidade dos recursos e também pelo melhor gerenciam ento dos níveis dos CCDD – Centro de Criação e Desenvolvimento Dialógico 14 serviços. 
QUESTÃO 3 Dashboard é um dos principais instrumentos para gestão de desempenho para CIOs e executivos de TI. Auxilia na criação, armazena os dados e gera informações e as comunica de forma visual. (Aula 5 / SLIDE 47-48) Quais tipos de informações são importantes para compor um Dashboard? (Liste no mínimo 3). 
resposta: • Indicadores de desempenho • Simulações ou projeções • Qualitativas • Controle • Conhecimento implícito e conhecimento explícito • Cultura organizacional
Questão 4/5 O cliente corporativo busca por mecanismos que reduzam os riscos e custos para soluções de TI na direção da qualidade. Software e riscos estão divididos entre desenvolvimento e manutenção. Quanto mais sofisticado o software, maior o risco. Um dos grandes problemas no desenvolvimento de software encontra-se em conhecer tanto o negócio quanto as reais necessidades dos usuários. (Aula 6 / SLIDE 12-13) Quais os pontos de vista precisamos atentar para obtermos esta direção da qualidade? 
 resposta: • Ponto de vista de recursos humano s • Ponto de vista do Relacionamento • Ponto de vista do negócio • Ponto de vista Técnico 
Questão 5/5 A ISO 27002 preserva a confidencialidade, integridade e disponibilidade da informação por meio da aplicação de um processo de gestão de riscos e fornece confiança para as partes interessadas de que os riscos são adequadamente gerenciados. (ABNT, 2016). (Aula 4 / SLIDE 16-20) Em linhas gerais, ela estabelece alguns pontos importantes. Liste 3 pontos importantes desta norma. 
resposta: política de segurança da informação • organização da segurança da informação gestão de ativos da organização • segurança em recursos Humanos • segurança física e do ambiente
Questão 1/5 Qual a relação entre a Governança Corporativa e a Governança de TI dentro do contexto de mercado de capitais? 
Respos: Para compreensão dos objetivos e necessidades de implantação da Governança de TI é importante que conheçamos os conceitos importantes para a Governança Corporativa. Ao falarmos que a área de TI passa a ser uma unidade de negócios e precisa trazer resultados consigo, precisamos compreender a origem tudo isto, e a mesma encontra -se no histórico e concepção da Governança Corporati va. Mais responsabilidade, mais transparência, mais resultados, mais controle e mais auditoria. A nova TI também necessitará de tais princípios a ela aplicados. Sendo assim, fica descontextualizado apenas partirmos do assunto de GTI para compreensão completa do assunto. Compreender as nuances e expectativas do mercado de capitais, aumenta a percepção de tal necessidade de resultados e transparência. Aula 1 TEMA 5 SLIDEs 37 a 40 
Questão 2/5 O mercado de capitais é de grande importância para o desenvolvimento de um país, o qual estimula a poupança e o investimento produtivo. Amparado pela Lei número 10.303/01 prevê três delitos voltados à tutela do regular funcionamento do mercado de valores mobiliários. (aula 1) Quais são estes 3 (três) delitos? 
Resposta: Manipulação de mercado: operações simuladas ou manobras fraudulentas alterando artificialmente o regular funcionamento dos mercados de valores mobiliários em bolsa de valores. 2. Uso indevido de informação privilegiada: informação não divulgada no mercado usada indevidamente para oportunizar vantagens indevidas. 3. Exercício irregular de cargo, profissão, atividade ou função: atuação profissional sem os devidos credenciamentos, mesmo que a título gratuito. 
 Questão 3/5 A Governança Corporativa foi criada com base em princípios sustentad os por quatro pilares (equidade, transparência, prestação de contas responsável e conformi dade). (aula 1) Ao que se refere equidade, transparência, prestação de contas e conformidade dentro da Governança de TI? 
Resposta: Dentro do conceito da Governança de TI, equidade considera que acionistas devam ser tratados de forma igualitária. Transparência se refere à disponibilização de informações claras e precisas sempre que necessário. Prestação de Contas pode ser demonstrada atravé s de relatórios financeiros alicerçados em melhores práticas contábeis. Já conformidade pode ser representada através de auditoria e cumprimento de normas, regimentos e leis do país na qual a organização se encontra. 
Questão 4/5 Assim como o CobiT, o ITIL prevê um planejamento para implantação de suas melhores práticas. Como são descritas as 6 (seis) etapas de tal implementação? 
Resposta:  Criação de um workshop gerencial  Diagnóstico das Práticas  Planejamento do Projeto  Implementação  Pós-implementação  Melhoria Contínua. 
Questão 5/5 Os resultados na aplicação das melhores práticas do ITIL v3 melhoram principalmente no quesito financeiro. Comente sobre a Redução dos custos operacionais de TI como um dos resultados na aplicação destas práticas. 
Resposta: Redução dos custos operacionais de TI: 10% na redução do TCO. Resultado alcançado pela identificação dos ativos de TI (redução dos custos e quantidades de chamados abertos). Envolvimento pela área financeira onde foram quantificados os custos da indisponibilidade dos recursos e também pelo melhor gerenciamento dos níveis dos serviços.
1 - ITIL (Info rm ati on Tec hnol ogy Infrast ructure Lib rary) é um fram ew o rk util izado na Governa nç a de TI. Aul a3 S LIDE 12-14Qu al a relaç ão entre ITIL e m e lho res prátic as ?
ITIL é uma c ole tânea de melhor es prátic as para auxiliar a complexi da de da go vernanç a de TI. Itil nã o é uma metodo logia,mas um conjunto de prá ticas que s ervem como ins pira ção .ITIL é um fr amewo rk c ujo principal objetivo é pr over um conjunto de práticas para melhoria no ge renciamento de s erviços deTI, testadas e comprova da s pelas organizaçõ es
2 - Há program as para m e lho ria e norm a s q ue nos auxi li am na aqu is iç ão d e sof tw are. (Aul a 6 / S LIDE S 23-26)Qu ais sã o es tes program as /norm a s?
MPS.BR (Programa pa ra Melhor ia de Proc ess o do Software Brasileir o) eISO/IEC 122 07 (Proc ess o do cic lo de vida do sof tware )
3- Em bora tenham os evo luí do con si derave lm e nte em m étric as, m etod ologi as e fo rma s de gerenci am e nto na área de TI, a m es m a ainda é vi s ta c om o um a c aixa preta , em e spe cia l no que ta nge à dem o nstraçã o de res ultad os. Com i s to, tem os um a i m agem m ui tas ve zes di s torcid a das equi pes de TI dentro das organizaçõ es. Lis te qu atro problem a s levant ados pelos us uário s da TI
1-Provisão de serviço s inadequada2-Gas tos excess ivo s com inf raes trutura3-Entrega de projetos com atrasos e acima do orçamento4-Falta de comunic aç ão e entendimento
4 - As si m com o o Cobi T, o ITIL prevê um pl anej am en to para i m pl antaç ão de suas m elh ores práti c as.Com o s ão d esc ritas as 6 (seis ) etapas de tal i m pl em e ntaç ão?
Criaç ão de um worksho p gerencialDiagnós tico das PráticasPlanejamento do ProjetoImplementaç ãoPós-implementaç ãoMelhor ia Contínua.
5 - O fram ew ork ITIL perm ite um a vi são c om pl eta do gerenci am e nto de s ervi ço s p ela pe rspec tiva da TI. Qu ais sã o os princ i pais el em e ntos da es trutura des te fram ew ork?
1-Estratégia do se rviç o2-Projeto de ser viç o ou des enho de s erviço3-Operação do s erviço4-Melhor ia contínua do s erviço
ATIVOS RELACIONADOS:

Outros materiais