Buscar

A importância da filosofia no mundo atual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

A Importância da Filosofia no mundo de hoje?
Nascida na Grécia antiga entre os séculos VII e VI a.c a Filosofia ainda é de suma importância no mundo de hoje, mesmo que muitos não saibam seu significado e acreditem que ela não serve pra nada, sendo até mesmo desprezada, a Filosofia é na verdade uma forma de aprender a pensar já que pensar nos leva a refletir,a raciocinar despertando o nosso senso crítico o que nos auxilia na construção de uma visão mais ampla do mundo.
A Filosofia nos leva a quebrar as barreiras do conhecimento e aumenta nosso poder de argumentação que é outra importante característica dessa ciência, além de nos ajudar a esclarecer a história da nossa existência. O homem continua sendo o principal objeto da Filosofia e quando este não tem o mínimo de entendimento da mesma está fadado a viver amarrado aos conceitos do senso comum, pois é a Filosofia que dá ao homem o desejo de conhecimento, conhecimento este que buscamos até hoje.
Assim como na Grécia antiga a Filosofia ainda é fonte de incomodo aos dominantes da sociedade, pois para eles não é interessante que o homem liberte-se da ignorância adotando assim uma postura crítica e questionadora. A Filosofia estimula consciência e nos ajuda na formulação de nosso caráter moral. A verdadeira importância da Filosofia está no efeito que a mesma causa sobre as pessoas tornando-as mais livres, por esses e outros motivos a Filosofia ainda é tão importante no mundo atual ajudando-nos a desenvolver uma visão mais humanística.
A filosofia traz ao homem o desejo do conhecimento de si próprio, faz refletir sobre a sua posição no universo, sempre buscando a verdade e almejando uma utopia, está disponível para todos, mas poucos a usufruem, como é definido entre o sábio e as massas.
Se o homem começa a pensar filosoficamente, teria que mudar toda a sua vida radicalmente, pois seus conceitos mudariam, entretanto o medo do novo, do desconhecido e o comodismo da vida, acostumados aos problemas sociais e econômicos do dia a dia, não o fazem buscar a filosofia, vivendo assim em uma antifilosofia.
Entretanto, a antifilosofia também é um tipo de filosofia, se o homem em busca da sua verdade adota a filosofia, passará a interrogar sempre sobre tudo em seu universo, prevendo assim tendências neste mesmo universo, criando uma fusão entre a verdade atual e a revelação de seu futuro.
É conveniente para o homem moderno afastar-se da filosofia, pois, em meio de uma falsa democracia a qual vivemos, alem de corrupta, tem seu domínio não mãos de poucos que determinam a linha de vida política, econômica e social de muitos, objetivando só e exclusivamente o poder, ficando cegos para o que realmente acontece em seu meio.
Assim, cria-se uma tranqüilidade infinita, do pressuposto que o seu amanha será igual ao seu hoje, só com visões de melhoria socioeconômicas, não vendo que a nossa verdade hodierna tende a uma conseqüente extinção de toda a vida terrena, já que fingindo não ver, seguidas construções de maquinas para aniquilações, bombas, conflitos, poluições, armas e doenças químicas, terrorismo com atos cada dia mais hediondo, manipulação da radioatividade, violência e mortes nas cidades e estradas mundiais, alterações na natureza modificando irresponsavelmente o meio ambiente e afetando seu ciclo natural e seu equilíbrio, escassez de viveres, violência entre os semelhantes, e tudo isso se passa por despercebido como normal e cotidiano sem a preocupação de onde nos levará.
Embora desprezada e vitima de preconceito, a filosofia iria abrir a mente das civilizações, não se deixando iludir por uma falsa sensação de confiança e considerar a hipótese de uma inevitável catástrofe letal, que poderá extinguir a vida na terra. 
A importância da Ciência na nossa vida cotidiana
No decorrer da evolução, o homem, que fazia parte de uma sociedade baseada no mito como explicação de todas as coisas, passou a duvidar e questionar as tais explicações dadas aos fenômenos naturais, baseando-se agora no uso da razão.
A partir desse confronto entre mito e razão surge a Ciência, que busca comprovar a veracidade de uma idéia ou afirmação através do uso de um determinado método. Ela influencia, modifica e contribui para a evolução da humanidade até os dias de hoje.
O desenvolvimento da ciência age de modo positivo e de modo negativo na sociedade. Seu lado positivo está ligado a todos os estudos e descobertas que favoreçam a vida, como por exemplo, os avanços da medicina no decorrer dos tempos, que garante ao homem viver mais e melhor e o surgimento das tecnologias que contribuem para o avanço da comunicação e da informação e diminui fronteiras.
No decorrer da evolução, a ciência pôde suprir e criar necessidades, permitindo que o homem compreenda melhor a natureza e utilize os recursos naturais a seu favor. A evolução do homem foi acompanhada pela evolução cientifica, o homem descobriu a eletricidade, inventou o telefone, a televisão, o avião, carros, combustíveis, remédios, curas para doenças e tantas outras coisas favoráveis e que inclusive aumentaram a média de vida humana.
Apesar de todos os benefícios a ciência também trouxe ao mundo diversos fatores prejudiciais. Para adaptar a natureza às suas condições de vida, o homem precisou explorar os recursos oferecidos por ela como minerais, petróleo, vegetação e água. Tais recursos, se usufruídos sem precaução poderão se esgotar e se tornar insuficiente para o consumo. Outro lado ruim é a poluição que acompanha o desenvolvimento, capaz de desequilibrar o meio natural e extinguir espécies animais e vegetais, assim como diminuir a % de água potável.
A ciência nos acompanha a todo o momento. Ela diminuiu fronteiras, aperfeiçoou as linhas de produção, criou, inovou, curou e facilitou nossa vida, não esquecendo é claro, que a ciência criou armas, matou, poluiu, explorou e hoje a mesma ciência que salva também destrói e ameaça os diversos tipos de vida no planeta.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes