Buscar

Blocos Econômicos RESUMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BLOCOS ECONÔMICOS
MERCOSUL (Mercado Comum do Sul)
Fundado em 1991, é formado por países da América do Sul; Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. O objetivo principal é eliminar as barreiras e aumentar a produção de comercio entre os países. Outro pensamento é formalizar a tarifa zero, uma única moeda para todos os países participantes. Especula-se a entrada de novos membros no grupo, Chile e Bolívia que esperam uma chance de participar. 
NAFTA (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio )
Fundado em 1994, participam os países da América do Norte; Estados Unidos, México e Canadá. Oferece aos países membros vantagens no acesso aos mercados dos países. Estabeleceu o fim das barreiras alfandegárias, regras comerciais em comum, proteção comercial e padrões e leis financeiras. Não é uma zona livre de comércio, porém reduziram tarifas de aproximadamente 20 mil produtos. 
APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico) 
Fundado em 1993 em uma Conferência em Seattle. Participam os países; Estados Unidos da América, Japão, China, Taiwan, Coréia do Sul, Hong Kong, Cingapura, Malásia, Tailândia, Indonésia, Brunei, Filipinas, Austrália, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, Canadá, México, Rússia, Peru, Vietnã e Chile. Juntos, chegam a ser a maior parte da produção industrial do mundo e com o tempo pode ser tornar o maior grupo do mundo.
U E (UNIAO EUROPEIA)
Foi fundado no ano de 1992, através do Tratado de Maastricht. E formado por países europeus; Alemanha, França, Reino Unido, Irlanda, Holanda (Países Baixos), Bélgica, Dinamarca, Itália, Espanha, Portugal, Luxemburgo, Grécia, Áustria, Finlândia e Suécia. Possui uma moeda única que é o EURO, um sistema financeiro e bancário comum. Os cidadãos dos países membros são também cidadãos da União Europeia e, portanto, podem circular e estabelecer residência livremente pelos países da União Europeia. A União Europeia também possui políticas trabalhistas, de defesa, de combate ao crime e de imigração em comum.
PACTO ANDINO
Foi fundado em 1969 para integrar economicamente os países membros; Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. As relações comerciais entre os países membros chegam a valores importantes, embora os Estados Unidos sejam o principal parceiro econômico do bloco.

Outros materiais