Buscar

Características do Capitalismo e Socialismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Trabalho de Geografia - Capitalismo e Socialismo (Resumo e Características) 
Capitalismo 
O Capitalismo surgiu no século xiii e xiv na passagem da Idade Média para a Idade Moderna, nessa época surgia na Europa uma nova classe social; A Burguesia, que buscava lucro social através de atividades comerciais, foi um dos primeiros passos para o sistema capitalista.
Este regime é um sistema sócio-econômico em que os meios de produção e o capital, são propriedade privada, possuem um dono.
Os proprietários das produções (burgueses ou capitalistas) são a minoria da população e os trabalhadores, a maior parte da população vivem do salário que ganham em troca pelo trabalho duro.
Características do sistema Capitalista:
- Toda mercadoria produzida é destinada a venda e não ao uso pessoal.
- Salário em troca de trabalho
- Negociações somente feita com dinheiro.
- O Dono pode contratar ou despedir qualquer trabalhador.
O Capitalismo em toda a sua história passou por três fases significativas;
- Capitalismo Comercial ou Mercantilismo: Ocorreu entre o século xv e xviii, quando as grandes potências da época começaram a explorar novas terras e a comercializar escravos e metais preciosos na tentativa de enriquecer.
- Capitalismo Industrial: Época da Revolução Industrial.
- Capitalismo Financeiro: Após a Guerra Mundial algumas empresas começaram a exportar meios de produção por causa do crescimento da Indústria e alta concorrência.
O Capitalismo vem sofrendo mudanças desde a época da Revolução Industrial até os dias de hoje. No século xx algumas empresas se uniram para controlar preços e matérias-primas impedindo que outras empresas menores tenham a chance de competir no mercado. Foi assim que se fundou as empresas Trans-nacionais ou Multi-nacionais, empresas que exportam e estão em ação em todo os 4 cantos do mundo. Mas a união dessas grandes empresas trouxe prejuízo para as pequenas empresas que não conseguem competir no mercado nas mesmas condições. Ou acabam sendo “devoradas” pelos gigantes ou conseguem apenas uma parcela muito pequena no mercado.
Socialismo 
O Socialismo é uma ideia fundada no século xix mas que só entrou em vigor no século xx. É um sistema politico-econômico, que foi criada com uma linha de pensamento para confrontar o capitalismo. Esta ideia foi desenvolvida baseada na realidade daquela época. Trabalhadores subordinados, com baixos salários, enorme jornada de trabalho entre outras.
Nesta mesma base de pensamento o Socialismo propunha a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda. 
Os fundadores dessa ideia foram; Saint-Simon, Charles Fourier, Louis Blanc e Robert Owen, conhecidos como criadores do socialismo utópico. Outros importantes que se enquadram no socialismo científico são Karl Marx e Friedrich Engels.
O Primeiro país a adotar o socialismo foi a Rússia, adotou o regime a partir de 1917, quando ocorreu a Revolução Russa, quando o governo monarquista foi derrubado e implantado o Socialismo. 
Após a 2º Guerra Mundial esse regime foi introduzido em todo leste europeu, a partir daí outros países de outras nações também adotaram o regime, como China, Cuba e alguns países africanos, outros do sudeste asiático.
Principais aspectos do Socialismo;
- Socialização dos meios de produção: Todas as formas de produção pertencem a sociedade e são controladas pelo Estado, evitando a concentração de riqueza nas mãos de uma minoria.
- Extinção de Classes Sociais: só existindo mesmo a classe Trabalhadora e todos possuem o mesmo rendimento e oportunidades. (direitos iguais)
- Economia Planificada: Controle dos setores econômicos dirigidos pelo Estado, determinando preços, estoque e salários regulando o mercado como um todo.
Há dois tipos de socialismo; 
- Socialismo Real, foi desenvolvido no século xx e permanece em alguns países até hoje.
- Socialismo Ideal, a ideia original criada no século xix, que pregava uma sociedade igualitária, que acabava com o capitalismo. Os seguidores dessa ideia eram anarquistas.
 A partir de 1991, com a caída da União Soviética, ocorreu o declínio do Socialismo e o regime perdeu força no mundo e hoje em dia pouco países ainda adotam o regime como China, Cuba, Coréia do Norte e Vietnã.

Outros materiais