Buscar

Chuva Ácida

Prévia do material em texto

CHUVA ÁCIDA
Qual é a contribuição dos Óxidos para formação da chuva acida e as suas consequências ambientais:
Acontece que quando os Óxidos ácidos (formado por ametais, são compostos e possuem caráter covalente), entram em contato com a água na atmosfera produzem uma reação chamada “Chuva Ácida”. 
O termo Chuva Ácida é usado para informar quando há substancias toxicas na formação da chuva na atmosfera.
Na verdade a chuva em si já é Ácida, pois há constante presença de Gás Carbônico (CO2) na atmosfera. Porem os Óxidos é os principais causadores desse efeito, os principais óxidos presentes na chuva ácida são;
Óxidos de nitrogênio (Nos)
São formados em reações que ocorrem na atmosfera, entre os gases nitrogênio (N2) e oxigênio (O2). Conseguem a energia de ativação (que é uma energia alta), para a reação, por meio de raios de tempestades. Os óxidos de nitrogênio reagem com a água da chuva, formando o ácido nítrico (HNO2) e o ácido nitroso (HNO3), e mesmo eles estando em pequena quantidade não quer dizer que torna a chuva acida nociva, pois, ao longo do tempo ela causa grande impacto ambiental.
Óxidos de enxofre (SO2 e SO3):
Estes são formados por erupções vulcânicas, decomposição de restos vegetais e pela combustão dos derivados de petróleo. Assim neste processo se forma uma grande quantidade de enxofre na forma de seus óxidos.
Esses óxidos reagem com a água, formando ácidos fortes. O SO3 reage com a água da chuva, forma-se o ácido sulfúrico (H2SO4), que é o principal vilão da chuva Ácida. 
A Chuva Ácida por hora não parece um vilã, pois quem se preocupa? Como muitos dizem: “É apenas água da chuva, e muitos acham que a chuva ainda é uma coisa totalmente pura, que é para o bem de todos.” Na verdade, é, mas não por muito tempo, pois com a ação do homem e com o constante desgaste do mundo e a camada atmosférica, até a chuva está se tornando um inimigo para a natureza. A Chuva Ácida pode causar:
- Morte de peixes, em rios e lagos. (Como aconteceu há pouco tempo no Rio na Baía de Guanabara) 
- Contaminação da água subterrânea 
- degradação de prédios, estruturas metálicas de casas, edifícios e pontes, bem como a corrosão de monumentos artísticos históricos feitos de calcário, cimento, mármore, metais e outros materiais;
- Surgimento de doenças respiratórias, atingindo a saúde do Ser Humano; entre outras demais.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes