Buscar

Esporte e Sustentabilidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESPORTE E SUSTENTABILIDADE 
São assuntos totalmente diferentes, mas que se unem em uma causa única, O futuro do planeta. No ano de 2012 o setor de esportes organizará um grande evento chamado, International Summit of Sport Sustainability and Sport for Peace (Cúpula Internacional da Sustentabilidade no Esporte + Esporte para a Paz). Vai acontecer no dia 21 de junho, quando muitas entidades internacionais e nacionais vao se unir para debater o assunto da sustentabilidade em gestão aos eventos esportivos e a transição da economia verde, em relação à Copa do Mundo de 2014 e as Olimpiadas de 2016. É o único evento paralelo ao Rio+20 (Grande evento sustentável, que ocorrera no Rio de Janeiro), a abertura oficial sera feita pelo ministro do Esporte, Aldo Rabelo. Ao final do evento, com base nos temas discutidos, sera feito um relatório para estimular entidades (publicas, privadas e comunitárias), na ajuda do desenvolvimento das propostas de sustentabilidade e de Economia verde no esporte. O esporte devera reunir lideres e importantes cargos do esporte internacional e nacional. O evento terá fins objetivos nos assuntos econômicos, ideológicos, políticos, culturais, científicos e sociais e com a ajuda do esporte será bem mais fácil divulgar os interesses do evento. O esporte por sua vez com a visão de saúde e lazer, tem o papel de levar as pessoas veem os problemas sociais e tentar leva-los ao encontro com a natureza. 
O esporte terá um papel muito importante na divulgação de mensagens ambientais em nome dos patrocinadores, o que traz grandes benefícios as organizações esportivas e a seus lideres.
Um exemplo dessa grande divulgação e o Ironman, um evento que ocorre a cada ano no Brasil no estado de Florianopolis, acontece um espécie de triathlon, que conta com atletas de vários países. O evento esportivo é o maior da américa latina, é oferecido pelo ECO que assume o compromisso de aplicar a sustentabilidade em todas as realizações da organização. Considerando a dimensão da competição, ações práticas e sistemáticas foram aplicadas para garantir o respeito à Ilha de Florianópolis, que sedia a competição. O primeiro passo é conscientizar os atletas e todos os envolvidos com a prova. Esse evento gerou a imagem ótima ao Brasil, sendo considerado uma referencia em questão de sustentabilidade esportiva.

Outros materiais