Buscar

Lipídios (Slide)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

LIPÍDIOS
O que são?
 Lipídios ou Lipídeos são biomoléculas composta por Carbono ( C ), Hidrogênio ( H ) e Oxigênio ( O ) e a mistura de Ácido Graxo e Glicerol. Conhecido por ser Insolúvel na água e Solúvel em solventes orgânicos (álcool, acetona, benzina, éter entre outros). São incolores, untuosos ao tato, pouco consistentes e apresentam menor densidade que a água. Podem ser chamados também de gorduras e se divide em quatro tipos de estruturas celulares; Glicerídeos (óleos e gorduras), Fosfolipídios (Componente das membranas celulares), Cerídeos (Ceras) e Esteróides (Hormônios). 
FUNÇÕES DOS LÍPIDIOS 
 Fazem trabalho de Reserva Energética
- Eles fornecem mais energia do que os glicídios para as células, mas não é preferencial. Se a célula precisar de energia ela opta imediatamente pelo glicídio para depois utilizar a energia dos lipídios. 
 Fazem parte da composição de Membranas Celulares.
- Ajudam na composição das membranas celulares que são formadas por lipídios e proteínas (lipoprotéicas), principais dessa função; fosfolipídios e o colesterol.
 
 Isolantes Térmicos
- Ajudam na manutenção de temperatura de animais endotérmicos (aves e mamíferos), por meio de uma camada de tecido chamada hipoderme, que protege o corpo das variações de temperaturas.
 Auxiliam em certas reações químicas
- Ajudam nas reações que ocorrem no corpo do ser vivo os seguintes derivados dos lipídios; Hormônios sexuais, Vitaminas lipossolúveis ( A, K D e E) e as e as Prostaglandinas.
ALIMENTOS FONTES DE LIPÍDIOS
GRUPO
 Evellyn Silva
Thalita Soares
Natalha Soares
Marina Souza 
Joel Júnior 
 Turma: 2005 
 Matéria: Biologia
 Professora: Márcia

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

2 pág.

Perguntas Recentes