Buscar

Monteiro Lobato

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

MONTEIRO LOBATO 
PORTUGUÊS 3° BIMESTRE
José Bento Renato Monteiro Lobato. 
Nascido em Tabuaté, no dia 18 de Abril de 1822, filho de José Bento Marcondes Lobato e Olímpia Monteiro Lobato, passou a maior parte da vida em São Paulo, local em que o mesmo faleceu no dia 4 de Julho de 1948 de problemas cardíacos. O menino que desde criança demonstrava um temperamento inquieto, foi alfabetizado em casa por sua mãe e começou a ler na biblioteca de seu avô, Visconde de Tremembé. 
Foi um dos mais importantes escritores da literatura Brasileira, ele foi um dos principais representantes escritores na época literária Pré Modernista do Brasil, ficou popularmente conhecido por seus livros infantis, que fazem parte da vida de crianças e adultos até os dias de hoje.
A VIDA DE MONTEIRO LOBATO:
Monteiro Lobato iniciou sua vida ingressando na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em 1904 em São Paulo capital. Formou-se em Direito, e logo após sua formatura retornou a sua cidade Natal, onde fez concurso para Promotoria Pública e assumiu um cargo em Vale do Paraíba em 1907.
Um ano depois Monteiro Lobato casou-se com Maria Pureza da Natividade, no dia 28 de Março. Com sua esposa teve 4 filhos, Marta, Edgar, Guilherme e Rute. 
Já quando ocupava o cargo de promotor, Lobato escrevia para Jornais e Revistas da região onde morava, ele fazia desenhos e caricaturas. Lobato ficou em Areias até 1911, quando seu avô veio a falecer e lhe deixou de herança a fazenda Buquira, assim levando a mudança da família Lobato.
Em 1917 vendeu a fazendo de seu avô e se mudou para Carapaça, onde fundou a revista “Paraíba”, teve 12 artigos publicados e contou com a participação de vários escritores importantes na historia literária Brasileira como Coelho Neto, Olavo Bilac e Cassiano Ricardo. Logo após disso, Lobato se mudou para São Paulo novamente e passou a colaborar com a “Revista do Brasil”, algum tempo depois comprou a revista e a transformou em Editora, ao qual publicou seu primeiro livro “Urupês” que possui diversas historias do autor. A Editora se tornou um Centro Cultural e uma grande rede de distribuição de livros com mais de mil representantes.
A VIDA DE MONTEIRO LOBATO 
(continuação):
Monteiro Lobato em parceria com Octalles Marcondes Ferreira fundou a empresa "Companhia Gráfico-Editora Monteiro Lobato", mas a empresa vai à falência, assim eles vendem toda a empresa e fundam a "Companhia Editora Nacional", logo após a inauguração Lobato se mudou para o Rio de Janeiro e começou a publicar livros infantis. Assim em 1921 publicou “Reinações de Narizinho” um livro que fez tanto sucesso que o levou a decisão de continuar com as aventuras, gerando a série conhecida por quase todo o mundo como “O Sítio do Pica Pau Amarelo”. 
Em 1927, foi nomeado adido comercial por Washington Luís, e embarcou para os Estados Unidos onde ficou até meados de 1931.
Monteiro Lobato, como escritor se destacou nas historias em estilo “Conto”. Na maioria dos seus livros a paisagem retratada é de Vilarejos humildes e a população do Vale da Paraíba. 
Em seu livro "Urupês", que foi sua estreia na literatura, Lobato criou a figura do "Jeca Tatu", símbolo do caipira brasileiro. As histórias do "Sítio do Picapau Amarelo", e seus habitantes, Emília, Dona Benta, Pedrinho, Tia Anastácia, Narizinho, Rabicó e tantos outros, que são lembrados até hoje, misturam a realidade e a fantasia usando uma linguagem coloquial e acessível.
PRINCIPAIS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO:
OBRAS ADULTAS:
Urupês
Cidades
 mortas
A onda
 verde 
Negrinha
Na 
antevéspera
O escândalo
 do 
petróleo e Ferro
PRINCIPAIS OBRAS DE MONTEIRO LOBATO:
 OBRAS INFANTIS:
História do
 mundo para 
as crianças
Emília no país da gramática e Aritmética da Emília
Memórias da 
Emília 
A reforma
 da natureza
D. Quixote
 das crianças
O poço do
 Visconde
Histórias de
 tia Nastácia
Caçadas de Pedrinho
 e
 Hans Staden
Reinações de 
Narizinho
OBRA ESCOLHIDA:
O livro é composto por 13 contos e 1 artigo, que mostram a vida cotidiana e mundana do caboclo do interior do estado de São Paulo, através de suas crenças, costumes e tradições. Monteiro Lobato reuniu na obra alguns contos que a experiência de fazendeiro do Vale do Paraíba lhe proporcionou. Urupês não contém uma única história, mas vários contos e um artigo, quase todos passados na cidadezinha de Itaoca, no interior de São Paulo, com várias histórias, geralmente de final trágico e algum elemento cômico.
Os contos do livro são: "Os faroleiros", "O engraçado arrependido", "A colcha de retalhos", "A vingança da peroba", "Um suplício moderno", "Meu conto de Maupassant", "Pollice Verso", "Bucólica", "O mata-pau", "Bocatorta", "O comprador de fazendas", "O estigma" e "Urupês". O artigo é "Velha praga".
No principal conto presente no livro, em “Urupês” Monteiro Lobato apresenta um de suas maiores personagens: o Jeca Tatu. O título vem do apelido que essa personagem tem, “urupê” – que é uma espécie de fungo parasita. O Jeca Tatu é o representante máximo do caboclo que vive na lei do menor esforço, alimentando-se e curando-se daquilo que a natureza lhe oferece. Sem nenhum tipo de educação e alheio a tudo o que acontece pelo mundo, o Jeca Tatu representa a ignorância do homem do campo. Por fim, pode-se dizer que ele é a denúncia do descaso do governo com relação às pessoas da zona rural uma vez que, segundo Monteiro Lobato, “Jeca Tatu não é assim, ele está assim”.
Este foi o primeiro livro lançado por Monteiro Lobato, em 1918.
Evellyn Silva
Thalita Soares
Natalha Soares
Marina Souza
Joel Júnior
Turma: 2004
Professora: Suzi 
Trabalho 3° Bimestre
GRUPO:

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais