Buscar

Renascimento: Arte, Literatura e Ciência

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Renascimento 
Renascimento, Renascença ou Renascentismo, é o período da História da Europa, no final do século XIV e o começo do século XVI. Chama-se “Renascimento”, pois foi um período de redescoberta e revalorização da referencia da antiga cultura para a mudança a um período em direção a um ideal humanista e naturalista. 
O termo foi usado pela primeira vez por Giorgio Vasari, mas a noção de renascimento só foi aparecer no livro de Jacob Burckhardt (A cultura do Renascimento na Itália- lançado 1867), onde ele definia o período como a "descoberta do mundo e do homem".
O movimento renascentista teve três pontos importantes, as artes, a literatura e cientifico. Os humanistas, como eram chamados às pessoas que aderiram ao movimento, consideravam a Idade Média um período de “Trevas Culturais”, pelo fato do esquecimento da cultura Greco-latina, assim o pensamento medieval e antiquado cede lugar para uma cultura mais voltada para os valores do individuo. 
Renascimento Artístico:
Teve-se inicio na Itália, principalmente em Florença e Roma que foram os maiores centros artísticos do período. Os artistas inspiraram-se no legado grego, buscavam a forma mais fiel, real e perfeita do ser humano, já outros artistas mais intelectuais que não queriam criar “imitações” se inspiravam na natureza que os cercava e tentavam pintá-la da forma mais real possível. 
O renascimento artístico se dividiu-se 4 fases: 
Duocento e Trecento: Foi a mudança do estilo gótico para uma arte que resgata a escala humana. A principal característica dessa mudança é o surgimento da ilusão de profundidade nas obras. No período do Trecento a técnica de aperfeiçoou. 
Quattrocento: Nesse período teve a participação de concebidos e conhecidos artistas como Leonardo da Vinci e Michelangelo, nesse período a principais características nas artes era a presença de figuras geométricas e cores intensas, e depois com aperfeiçoamento incluía perspectiva, artifício geométrico que criava a ilusão de tridimensionalidade numa superfície plana.
Cinquecento – Nesse período deu-se o abandono da primazia da forma sobre a cor e a perspectiva rigorosa e iniciou-se a fase das técnicas de cada cultura. Na Espanha, passa-se alongar as figuras, usar cores mais expressivas e contrastes dramáticosde luz e sombra, na França além do maneirismo, destacam-se os retratos alegóricos, na Holanda cria-se uma rica pintura narrativa, documentando costumes de época e também se começa a pinta figuras oníricas, em cenários fantásticos, repletos de simbolismo e na Alemanha, surge uma pintura mais clássica, próxima do renascimento romano-florentino. 
Renascimento Literário

Outros materiais