Buscar

Sacolas Plásticas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Sacolas Plásticas - Trabalho de Química 4° Bimestre 
Implicações na utilização de sacolas plásticas
 Não é de hoje, que as pequenas, práticas e "inofensivas" sacolinhas plásticas se tornaram um problema mundial. Acontece que o cujo material utilizado na produção dessas sacolas, as torna não biodegradável, estas demoram anos para desaparecer por completo da face do planeta.
 O grande problema desse material, além da grande demora em sua decomposição, é que este material, por sua praticidade e função, se tornou comum na vida da população e sua produção se tornou grande. Quanto maior foi o consumo dessas sacolas pela população, maior a produção dela se excedeu. Mas a produção constante e excessiva, a utilização constante e os tipos de usos dessas sacola, a demora de se degradar e o descarte indevido dessas sacolas, desencadeou um grande problema que atingiu todo o mundo, sua acumulação. A acumulação das sacolas desencadeou uma série de problemas ambientais e sociais. Os problemas que as sacolas plásticas trouxeram ao mundo cresceram tanto, prejudicando a vida social e ambiental que os governos, organizações governamentais e outras instituições, tiveram que tomar atitudes quanto à utilização das sacolas pelo mundo.
 Para tentar diminuir o impacto das sacolas plásticas no meio ambiente, países, estados e até cidades imporam leis a forma da utilização e distribuição das sacolas plásticas em seus territórios. Alguns países, estados ou cidades imporam leis federais e estaduais que abordam restrições quanto ao uso das sacolas, outros utilizam planos e campanhas de conscientização em função da causa para o desenfreamento do uso das sacolas plásticas e alguns locais, utilizaram uma forma mais rigorosa de impor a restrição ao uso das sacolas, como na Índia, que pode levar a prisão.
Legislação:
 No Brasil hoje, apenas algumas capitais aprovaram leis estaduais que possuem restrições quanto ao uso e distribuição de sacolas plásticas - cidades como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, João Pessoa e Palmas, possuem em vigor em sua constituição federal a lei municipal nº 15.374/2011, que proíbe a distribuição gratuita ou venda de sacolas plásticas aos consumidores em todos os estabelecimentos comerciais do município. Outras como o Rio de Janeiro e Maranhão, preveem leis estaduais, que requer a substuição dos plásticos por objetos biodegradáveis, está já esta em vigor na cidade do Rio: por exemplo, há mercados em todo o estado que não distribuem mais sacolas plásticas para o empacotamento dos produtos.
 Por muitas vezes o empacotamento é realizado em caixas de papelão ou em sacolas ecológicas - muitos mercados tem realizado campanhas para que seus clientes utilizem estes tipos de sacolas, que são reutilizáveis, para evitar o consumo das sacolas plásticas.
Descarte Inadequado
 Assim como todo material, as sacolinhas de plásticos possui um único destino: O lixo. Pelas estatísticas 10% dos lixões são compostos de sacolinhas de plásticos, principalmente sobre o fato que as sacolas plásticas são utilizadas pela população para a acumular seu "lixo" orgânico e outros. Assim quase todas vão parar nesses lugares. Mas nem todas as sacolas plásticas vão para aterros, muitas são jogadas na rua, em rios, lagoas, valões e em muitos outros lugares - este fato vem desencadeando uma série de problemas ao redor do Planeta, que além de agredir seriamente a meio ambiente também afeta a vida da sociedade. Por exemplo, na época de chuvas, que cidades sofrem enchentes e por muitas vezes, sacolas acumuladas em bueiros ou nas ruas simplesmente, tem participação na piora desta situação. Acontece que as sacolas bloqueiam totalmente passagem de oxigênio para seu interior, com isso, o que está dentro dela, não se degrada rapidamente e por seu material, esta também demora milhões de anos para se degradar. Com isto, sacolas que por muitas vezes são jogadas em locais inadequados, são esquecidas e permanecem no mesmo local por anos seguidos, para que, quando ocorrem eventos como uma enchente elas geram o agravamento no problema, tampando os bueiros ou outras situações. O agravamento dos problemas que as sacolas plásticas trazem, vem causando grandes efeitos ao redor do planeta. Como em muitos países que estão impondo leis quanto a sua distribuição, circulação e descarte. Campanhas também vem sendo realizadas por grandes organizações e empresas. Como o Greenpeace, entre outras ideias sustentáveis que tentam, de alguma forma, a diminuição do acúmulo de sacolas plásticas pelo mundo, assim reduzindo os problemas que estas geram para que o mundo e as próximas gerações, além de levar o legado para uma vida sem sacolas plásticas, continuarem com essa base de pensamento sustentável para que o mundo, já tão afetado por problemas de práticas humanas, continuar a possuir um meio ambiente natural e capaz de gerar vida. 
Solução para o problema 
 A discussão sobre as soluções em relação ao uso de sacolas plásticas vem gerando grandes discussões governamentais e mundiais. Atualmente a ideia de sustentabilidade vem surtindo efeito em grandes pautas mundiais, e as soluções para o consumo de sacolas plásticas está envolvido nesta questão. 
 Muitas são as ideias que vem aparecendo para diminuir o consumo exagerado das sacolinhas ao redor do mundo. Alguns países já adotaram leis que proíbem ou possui restrições quanto à distribuição e utilização de sacolas plásticas, essa ideia vem cada vez mais sendo em prática, pois em quase todos os locais que utilizam dessa ideia a taxa de consumo e acumulação das sacolas, caiu drasticamente. Outras ideias, como campanhas de conscientização, também tem ajudado a população a diminuir ou eliminar o uso das sacolas em suas vidas. 
 Cada vez mais, ideias, leis e organizações sustentáveis e conscientizadoras vem surgindo em combate à utilização das sacolas plásticas, estas práticas possuem o poder de ajudar na diminuição das sacolas plásticas ao redor do mundo e assim, conseguir o declínio dos problemas que as sacolinhas desencadeiam.

Outros materiais