Buscar

Vitaminas e Sais Mineirais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

VITAMINA A 
FUNÇÃO; A vitamina A é essencial para a visão, para um crescimento adequado e para a diferenciação dos tecidos.
ALIMENTOS: Os alimentos ricos em beta-caroteno incluem as cenouras, os vegetais de folhas verde escuro e amarelas (p.e. espinafres e bróculos), abóboras, alperces e melões. A vitamina A pré-formada ou retinol, pode ser encontrada no fígado.
DOENÇAS: A deficiência grave produz cegueira parcial ou total, uma doença chamada xeroftalmia. O surgimento de lesões na pele (hiperqueratose folicular) tem também sido utilizado como um indicador inicial de um estado inadequado de vitamina A.
VITAMINAS DO COMPLEXO B
VITAMINA B1
FUNÇÃO: A tiamina é essencial para o metabolismo dos hidratos de carbono através da suas funções coenzimáticas. activam as enzimas, as proteínas que controlam os milhares de processos bioquímicos que ocorrem no corpo. A tiamina também desempenha um papel na condução dos impulsos nervosos e no metabolismo aeróbico.
DOENÇAS: As duas principais doenças relativas à deficiência em tiamina são o beribéri (prevalecente no Oriente) e o síndroma de Korsakoff.
ALIMENTOS: melhor fonte de tiamina é a levedura de cerveja seca. Outras boas fontes incluem a carne (porco, cordeiro, vaca), aves, cereais de grão inteiro, nozes, leguminosas, legumes secos e alimentos animais.
VITAMINA B2
FUNÇÕES: Participa assim em muitas reacções metabólicas dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas e na produção de energia através da cadeia respiratória.
DOENÇAS: A deficiência de riboflavina pode ocorrer como resultado de um trauma, incluindo queimaduras e cirurgia e tem sido observada em pacientes com doenças crónicas debilitantes (p.ex. febre reumática, tuberculose, endocardite bacteriana subaguda), diabetes, hipertiroidismo e cirrose hepática
ALIMENTOS: A levedura e o fígado têm as concentrações mais elevadas, mas as fontes de dieta mais comuns são o leite e os seus derivados, a carne, os ovos e os vegetais de folhas verdes. Os grãos dos cereais, embora fontes pobres em riboflavina, são importantes para aqueles que dependem dos cereais como componente principal da dieta alimentar.
VITAMINA B5
FUNÇÕES: O ácido pantoténico, como um constituinte do coenzima A, tem um papel chave no metabolismo dos hidratos de carbono, proteínas e gorduras e é por isso importante na manutenção e reparação de todas as células e tecidos.
ALIMENTOS: levedura e nas carnes de orgãos (fígado, rins, coração e cérebro), mas os ovos, leite, vegetais, legumes e cereais de grão inteiro são provavelmente as fontes mais comuns.
DOENÇAS: incluem fadiga, dores de cabeça, perturbações de sono, náusea, dores abdominais, vómitos e flatulência. Os pacientes queixam-se de sensações de latejar nos braços e pernas, cãimbras musculares e coordenação diminuída. Ocorreram também instabilidade cardiovascular e respostas dificultadas à insulina, histamina e ACTH (uma hormona de stress).
VITAMINA B6
FUNÇÃO: A principal função metabólica da vitamina B6 é como coenzima. Tem um papel importante no metabolismo das proteínas, hidratos de carbono e lípidos; as suas principais funções são: a produção de epinefrina, serotonina e outros neurotransmissores; a formação do ácido nicotínico da vitamina; a decomposição do glicogénio; o metabolismo dos aminoácidos.
DOENÇAS: Fraco crescimento, Convulsões de origem cerebral, especialmente ataques convulsivos em bebés Formação de anticorpos diminuída , Lesões na pele, p.ex. dermatite seborreica , Problemas abdominais, vómito Pedras no rim , Anormalidades electroencefalográficas ,Nevrite periférica, degeneração nervosa
ALIMENTOS: As galinhas e o fígado de vaca, porco e vitela são excelentes fontes de piridoxina. As boas fontes incluem o presunto e o peixe (atum, truta, halibute, arenque e salmão), nozes (amendoins, avelãs), pão, milho e cereais de grão integral.
VITAMINA B9
Ou
ÁCIDO FÓLICO
FUNÇÃO: O ácido fólico é assim essencial para o crescimento correcto e para o funcionamento óptimo do sistema nervoso e da medula óssea.
Doenças: perda de apetite, dores abdominais, enjoos e diarreia. Podem também desenvolver-se úlceras dolorosas na boca e na faringe; podem ocorrer alterações de pele e perda de cabelo.
ALIMENTOS: As fontes mais ricas são o fígado, os vegetais de folha verde escura, os feijões, o germén de trigo e a levedura. Outras fontes são a gema de ovo, o linho, o sumo de laranja e o pão de trigo integral.
VITAMINA B12
FUNÇÃO: A vitamina B12 é necessária para a formação dos corpúsculos do sangue, do revestimento dos nervos e de várias proteínas. Também se involve no metabolismo dos hidratos de carbono e da gordura e é essencial para o crescimento
DOENÇAS: Estes incluem fraqueza, cansaço, falta de ar de esforço (dispneia), sensação de latejar e dormência (parestesia), língua dorida (glossite), perda de apetite e de peso, perda do paladar e do olfacto, impotência, perturbações psiquiátricas (tais como irritabilidade, perda de memória, depressão leve, alucinações) e anemia grave (a qual pode levar a sinais de disfunção cardíaca).
ALIMENTOS: é fornecida principalmente por produtos animais, em particular a carne de órgãos (fígado, rins, coração, cérebro). Outras boas fontes são o peixe, os ovos e os lacticínios.
VITAMINA C
ALIMENTOS: Citrinos, groselhas pretas, pimentão doce, salsa, couve-flor, batatas, batatas doces, bróculos, couves de bruxelas, morangos, goiaba, manga.
FUNÇÃO: A vitamina C é necessária para a produção de colagénio, a substância do tipo “cimento” intercelular que dá estrutura aos músculos, tecidos vasculares, ossos e cartilagens. A vitamina C também contribui para a saúde dos dentes e gengivas e auxilia na absorção do ferro a partir da dieta. É também necessária para a síntese dos ácidos biliares.
DOENÇAS: fadiga, a lassidão, a perda de apetite, a sonolência e insónia, o sentimento de exaustão, irritabilidade, baixa resistência às infecções e petéquia (pequeno sangramento capilar). Estes sintomas podem, no entanto, indicar outras doenças.
VITAMINA D
ALIMENTOS: são os óleos de fígado de peixe e os peixes de água salgada, tais como as sardinhas, o arenque, o salmão e a sarda. Os ovos, a carne, o leite e a manteiga também contêm pequenas quantidades
FUNÇÃO: a vitamina D tem um papel importante em assegurar o funcionamento correcto dos músculos, nervos, coagulação do sangue, crescimento celular e utilização de energia.
DOENÇAS: Isto pode ser acompanhada por fraqueza muscular e tetania, bem como por riscos acrescidos de infecção. As crianças podem mostrar sintomas não específicos, tais como inquietação, irritabilidade, sudação excessiva e diminuição do apetite.
VITAMINA E
ALIMENTOS: O óleos vegetais (amendoim, soja, palma, milho, cártamo, girassol, etc.) e o gérmen de trigo são as fontes mais importante de vitamina E. Fontes secundárias são as nozes, a sementes, grãos inteiros, e os vegetais de folhas verdes.
FUNÇÃO: O papel principal da vitamina E é a protecção dos tecidos do corpo de reações que os danifiquem (perioxidação) as quais surgem a partir de muitos processos metabólicos normais e agentes tóxicos exógenos.
DOENÇAS: Investigações recentes mostraram que a deficiência em vitamina E, causada por uma variedade de síndromas de má absorção de gorduras, resulta num tipo raro de doença neuromuscular progressiva em crianças e adultos. Os sintomas incluem uma perda de coordenação e equilíbrio e, em casos graves, a perda da capacidade de andar.
Em bebés prematuros, a deficiência em vitamina E está associada com a anemia hemolítica, hemorragia intraventricular e fibroplasia retrolenticular.
VITAMINA K
ALIMENTOS: são os vegetais de folhas verdes, tais como folhas de nabo, espinafres, brócolos, couve e alface. Outras fontes ricas, são as sementes de soja, fígado de vaca e chá verde. Boas fontes incluem a gema de ovo, aveia, trigo integral, batatas, tomates, espargos, manteiga e queijo. São encontrados níveis menores na carne de vaca, de porco, presunto, leite, cenouras, milho, na maioria dos frutos e em muitos outros vegetais.
FUNÇÃO: A vitamina Ké necessária principalmente para o mecanismo da coagulação sanguínea, que nos protege de sangrar até à morte a partir de cortes e feridas, bem como contra as hemorragias internas
DOENÇAS: As deficiência de vitamina K por meio da dieta alimentar são raras e desenvolvem-se mais frequentemente após tratamento prolongado com antibióticos complementado com um ingestão comprometida da dieta alimentar.
SAIS MINEIRAIS 
ZINCO
FUNÇÃO: Intervêm em muitas funções químicas do organismo
DOENÇAS: Problemas de crescimento, falta de apetite, problemas na cicatrização de feridas
ALIMENTOS: Presente na maioria dos alimentos
IODO
FUNÇÃO: Constituinte dos hormonios da tireóide
DOENÇAS: Papeira (aumento da tireóide)
ALIMENTOS: Peixes de mar, vegetais, algas
POTÁSSIO – K
FUNÇÃO: Importante para o equilíbrio das células e do sistema hídrico do organismo.
DOENÇAS: Fraqueza muscular.
ALIMENTOS: Carne, leite e várias frutas
SÓDIO – NA
FUNÇÃO: Importante para o equilíbrio das células e do sistema hídrico do organismo.
DOENÇAS: Câimbras musculares e falta de apetite.
ALIMENTOS: Sal de cozinha.
FERRO – FE
FUNÇÃO: Compõem os glóbulos vermelhos e é responsável por muitas funções do organismo.
DOENÇAS: Anemia, fraqueza, menor resistência à infecções.
ALIMENTOS: Carne, legumes, verduras de folhas verdes e ovos.
FÓSFORO – P 
FUNÇÃO: Responsável pela formação dos ossos e dos dentes.
DOENÇAS: Fraqueza dos ossos.
ALIMENTOS: Leite, queijos, carne, aves.
MAGNÉSIO – MG 
FUNÇÃO: Ativa as enzimas responsáveis pela sintese das proteínas.
DOENÇAS: Problemas de crescimento e distúrbios de comportamento.
ALIMENTOS: Verduras de folhas verdes e legumes.
FLÚOR – F 
FUNÇÃO: Favorece o desenvolvimento dos dentes e protege contra as cáries.
DOENÇAS: Menor resistência às cáries.
ALIMENTOS: Peixes.
CÁLCIO – CA 
FUNÇÃO: Responsável pela formação dos ossos e dos dentes, e da coagulação do sangue.
DOENÇAS: Raquitismo e osteoporose.
ALIMENTOS: Leite, queijos, verduras verdes, legumes secos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes