Buscar

Materiais de proteção e acabamento, Memorial Descritivo e Especificações Técnicas, e segurança na construção civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201402626120)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Julgue os itens seguintes, relativos a materiais de proteção e acabamento de superfícies.
		
	 
	Aparelhar a base de uma superfície significa mudar as suas condições, visando aumentar a sua rugosidade.
	 
	O selador é uma solução química que visa reduzir e uniformizar a absorção inútil e excessiva da superfície.
	 
	Os esmaltes são obtidos a partir da mistura de pigmentos aos vernizes e lacas, resultando uma tinta caracterizada por formar uma película excepcionalmente lisa.E
	 
	Peças metálicas, após a limpeza, devem receber a seguinte seqüência de demãos: fundo antióxido, fundo mate, emassado e, finalmente, selador.E
	 
	Como emassado, fecham-se rachaduras e buracos menores que ficam na superfície e que só aparecem após a demão do selador.
		
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201402743102)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Ao elaborar o orçamento detalhado de sua mais nova obra, uma construtora utilizou principalmente o Memorial Descritivo e as Especificações Técnicas. A alternativa a seguir que JUSTIFICA essa ação, é:
		
	
	O que justifica a adoção do Memorial Descritivo e das Especificações Técnicas para a confecção de um orçamento detalhado é, na verdade, a existência de um equívoco. Nenhuma construtora pode se valer do Memorial como base para suas próprias práticas orçamentárias, justamente porque esse material é o mesmo que é fornecido aos futuros moradores/usuários da obra, quando da entrega das chaves! Nele, constam descrições detalhadas dos mais variados itens de arquitetura e/ou de engenharia, como locais das instalações elétricas, dutos de ar condicionado, sistemas de aberturas e fechamentos, passagens das tubulações de instalações hidráulicas e afins. Desnecessário dizer, portanto, que se esses memoriais são elaborados às vésperas de terminar a obra, não podem ser usados de base para os orçamentos iniciais.
	
	Ambas as consultas são realmente fundamentais para a montagem de um orçamento sério e comprometido. Se por um lado o Memorial Descritivo ajuda a entender os materiais/serviços detalhadamente por meio das descrições que apresenta, as Especificações Técnicas auxiliam no passo-a-passo da elaboração das planilhas orçamentárias, trazendo até tutoriais para o preenchimento dos campos dos itens mais complexos e dicas técnicas de como montar os preços de vendas.
	
	Memorial Descritivo e Especificações Técnicas podem ser considerados como mais duas fontes de informação, na mesma medida e em mesmo nível de importância que quaisquer outras. Por isso, o resultado não teria sido diferente se a empresa adotasse, por exemplo, o seu próprio histórico de orçamentos passados ou se consultasse as planilhas orçamentárias de outras empresas de mesmo porte/segmento que ela.
	
	Se por um lado o Memorial Descritivo traz descrições detalhadas sobre como elaborar orçamentos, explicando item a item o que deve compor as planilhas orçamentárias, por outro, as Especificações Técnicas ensinam a lidar com a tecnologia que está por trás dos orçamentos detalhados atuais e que se valem da informática para sua validação. Ensinam, portanto, a como lidar com aplicativos específicos de custos/vendas, a como cotar com base no TCPO ou mesmo a como participar de uma concorrência pública.
	 
	A escolha de ambas as fontes de informação se justifica pela própria definição de cada uma delas. O Memorial Descritivo apresenta uma ampla descrição de todas as características de um projeto arquitetônico, e dos materiais que serão necessários à obra, da fundação ao acabamento. Normalmente tem o objetivo de explicitar, na forma de um texto, as informações mais importantes e que constam do projeto completo. Já as Especificações Técnicas apresentam, de forma precisa, completa e ordenada, os materiais e os procedimentos de execução a serem adotados na construção. Têm como finalidade complementar a parte gráfica do projeto.
		
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201402628258)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	A racionalização nas obras de construção civil esta relacionada também à segurança da obra e dos que nela trabalham. Nesse sentido, a Norma Regulamentadora -NR 18 estabelece diretrizes que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho da indústria da construção. Considerando a referida norma, no que tange a escavações, fundações e desmonte de rochas, analise as asserções a seguir. Os taludes instáveis das escavações com profundidade superior a 1,25 m devem ter sua estabilidade garantida por meio de estruturas dimensionadas para este fim. Mesmo assim, as escavações com mais de 1,25 m de profundidade devem dispor de escadas ou rampas, colocadas próximas aos postos de trabalho
PORQUE
em casos de emergência, as escadas ou as rampas permitem a saída rápida dos trabalhadores. Avaliando a relação proposta entre as duas asserções acima, assinale a opção correta.
		
	
	As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira.
	 
	As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	
	As duas asserções são proposições falsas.
	
	A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
	
	A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda é uma proposição falsa.
		
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201402745517)
	Pontos: 0,0  / 0,1
	Leia as afirmativas a seguir:
I. Para realizar o levantamento plano altimétrico é necessário que se faça a limpeza do terreno, realizada de modo a obter um retrato fiel de todos os acidentes do terreno, assim como para os serviços de reconhecimento do subsolo (sondagens)
PORQUE
II. A partir desta limpeza é possível identificar: a poligonal, as curvas de níveis (precisão a depender da inclinação do terreno ¿ terrenos planos precisão maior para o escoamento das águas pluviais), as dimensões perimetrais, os ângulos dos lados, a área, a fixação do RN (referencial de nível), as construções existentes, árvores, galerias de águas pluviais ou o esgoto, ruas adjacentes, croqui da situação, com o aparecimento da via de maior importância ou qualquer obra de maior vulto.
Após analisar a relação entre ambas as frases, assinale a opção CORRETA:
		
	
	As duas afirmativas são falsas
	 
	Se as duas são verdadeiras, a segunda não justifica a primeira
	
	Se a primeira é falsa, a segunda é verdadeira
	 
	Se a primeira é verdadeira, a segunda é falsa
	
	Se as duas são verdadeiras, a segunda justifica a primeira
		
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201402626431)
	Pontos: 0,1  / 0,1
	Com relação a equipamentos para execução de obras civis, julgue os itens abaixo.
		
	 
	O duto utilizado para o despejo de entulho de demolição em estruturas altas deve ser posicionado externamente à construção, ao longo da sua altura, e fixado a ela apenas no seu ponto mais alto, para minimizar solicitações indesejadas sobre a estrutura.
	 
	O elevador para transporte de materiais deve possuir trava de segurança para mantê-lo parado em suspensão, além de freio do motor.C
	 
	Em trabalhos de demolição, a plataforma de retenção de entulho (chama-lixo) deve ser instalada na horizontal, sob o pavimento onde está sendo executada a demolição e com balanço mínimo de 0,5 m.
	 
	A grua é um equipamento para o transporte de materiais no canteiro de obras.
	 
	No canteiro de obras, a betoneira deve estar localizada sob a área de projeção da construção, para minimizar a distância de transporte.

Outros materiais