Buscar

av1 de etica na saúde

Prévia do material em texto

Professor:
	VILMA CARDOSO REGATO
	Turma: 9021/AU
	Nota da Prova: 10,0 de 10,0  Nota do Trab.:    Nota de Partic.:  Data: 31/03/2017 14:55:44
	
	 1a Questão (Ref.: 201301996413)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Aristóteles tornou a ética uma disciplina autônoma no domínio da filosofia moral. Para ele, o campo ético deveria investigar__________________________________________________________________________________
		
	
	os costumes, ou seja, o conjunto das regras de conduta admitidas numa época ou por um grupo de homens com o fim último de se atingir a felicidade.
	
	os costumes, ou seja, o conjunto das regras de conduta admitidas numa época ou por um grupo de homens, os costumes éticos.
	
	as características do bem, da perfeição e da felicidade que são dadas pelos deuses, com o fim de ajustar à orientação prática da conduta humana.
	
	as características do bem, da perfeição e da felicidade que são dadas pelos deuses, com o fim de ajustar à orientação prática da conduta humana com o fim último de se atingir a felicidade.
	 
	as características do bem, da perfeição e da felicidade que são atribuídas ao homem, com o fim de ajustá-los à orientação prática da conduta humana.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201301996408)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O termo ética deriva de éthos, que significa:
		
	 
	Modo de ser
	
	Modo de fazer
	
	Essência
	
	Atitude
	
	Moral
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201301960758)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A ovelha Dolly, foi o primeiro clone de um animal feito pelo homem. Na época este assunto gerou polêmicas em torno se era ético ou não clonar animais, pois futramente poderiam ser clonados seres humanos. Para solucionar questões éticas práticas, decorrentes de conflitos e controvérsias da interação humana e de suas práticas médicas ou científicas, a bioética se fundamenta em uma tríplice atuação: (1) descritiva, voltada para a descrição e análise destes conflitos; (2) normativa, com relação a tais conflitos, no duplo sentido de proscrever os comportamentos que podem ser considerados reprováveis e de prescrever aqueles considerados corretos; e (3) protetora, no sentido de amparar, na medida do possível, todos os envolvidos em alguma disputa de interesses e valores, priorizando, quando isso for necessário:
		
	
	os mais poderosos
	
	os mais ricos
	
	os mais fortes
	
	os mais econômicos
	 
	os mais fracos
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201302708056)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As bases filosóficas da bioética começaram após a Segunda Guerra Mundial, quando o mundo ocidental, chocado com as práticas nazistas executadas pretensamente em nome da ciência, cria um código ético para normatizar os estudos e experiências relacionadas a seres humanos. Deste episódio, fortalece-se também a idéia que a ciência (ou qualquer outra forma de progresso) não pode ser mais importante que o homem. Assim, tecnologias e desenvolvimento técnico devem ser controlados para:
		
	
	atrasar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	roubar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	paralisar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	 
	acompanhar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	separar a consciência da humanidade sobre os efeitos que eles podem ter, nos indivíduos, no mundo e na sociedade.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201302488148)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quanto ao princípio de precaução, sua lógica sustenta-se no postulado de que:
		
	 
	Não se pode tomar como inexistente um risco desocnhecido.
	
	POr toda pesquisa envolver risco, os sujeitos da pesquisa devem ser primariamente de espécies não humanas.
	
	A pesquisa biomédica deve pautar-se em princípios éticos e não na mera busca da verdade.
	
	os pesquisadores devem ser objeto do mesmo cuidado que os sujeitos da pesquisa.
	
	Por já estarem doentes, os pacientes que são sujeitos em uma pesquisa já estão em grande sofrimento e não podemos fazê-los sofrer ainda mais em nome dos interesses da pesquisa.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201302602367)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da Segunda Grande Guerra, houve a necessidade de uma nova concepção ética voltada aos aspectos associados à saúde e às pesquisas científicas que envolvessem seres humanos. A qual nova concepção o enunciado está referindo?
		
	
	Nenhuma das respostas anteriores
	 
	Bioética
	
	Ética da Saúde
	
	Ética dos seres humanos Ética Médica
	
	Ética dos seres humanos
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201302178794)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Necessitando de um transplante de fígado Sr. José colocou um anúncio no Jornal oferecendo R$ 10.000,00 para quem se oferecesse como doador. Esta prática é:
		
	
	Legal, desde que os valores estejam dentro de uma tabela estipulada pelo SUS.
	
	Ilegal. Sem saber a origem do órgão o cidadão pode receber órgão de animais.
	
	Ilegal visto que o Diário Oficial do estado deveria ser utilizado pois é o único veículo autorizado para este tipo de anúncio.
	 
	Ilegal porque existe uma legislação própria que versa sobre transplantes no Brasil. Venda de órgãos é considerado crime.
	
	Legal, desde que o caso seja de estrema urgência.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201302488977)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Leia a reportagem a seguir: "Maria José tinha 25 anos quando a doença de Chagas foi diagnosticada. A enfermidade crônica não tem cura e com o passar dos anos compromete gravemente o funcionamento do coração. (...) Um enfarte veio em dezembro do ano passado e em março deste ano, a internação no Incor. Há oito meses ela aguarda por um novo coração em um quarto do hospital, de onde não pode sair nem de cadeira rodas pois a ordem é não se cansar. (...) Ela conta que alguns corações já chegaram, mas não eram compatíveis" (Câmara Notícias, 19/11/2007). Uma alternativa para o drama vivido por Maria seria a possibilidade de um xenotransplante, técnica ainda não autorizada para a prática clínica. Sobre este tipo de transplante, assinale a alternativa correta:
		
	
	Só seria permitido este tipo de doação quando se tratar de órgãos duplos, de partes de órgãos, tecidos ou partes do corpo.
	 
	Os defensores deste tipo de transplante ressaltam que esta possibilidade diminuiria muito o tempo de espera por órgãos e muitas vidas poderiam ser salvas.
	
	Implica no transplante intravivos de órgãos e tecidos específicos de seres da mesma espécie respeitando o preceito ético da não maleficência do doador.
	
	Transplante entre seres da mesma espécie em que o critério de morte do doador se configure na morte encefálica.
	
	O número de xenotransplantes no Brasil tem aumentado, com a sensibilização das famílias e dos doadores através de campanhas veiculadas na mídia.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201302602419)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Igreja Católica possui um extenso documento intitulado ¿Instrução sobre o respeito à vida humana em suas origens e a dignidade da procriação em resposta a determinadas questões da atualidade¿. Neste documento (Donum Vitae) datado de 1987, está descrito:
		
	
	Fica formalmente estabelecido que, pela perspectiva da Igreja, o início da vida humana se dá no momento do nascimento.
	
	Fica formalmente estabelecido, pela ciência, que o início da vida humana se dá no momento do nascimento.
	
	Fica formalmente estabelecido, pela ciência, que o início da vida humana se dá no momento em que ocorre a fecundação.
	
	Considera como lícita a fertilização que auxiliamos casais a procriarem desde que estas respeitem a preservação do ato procriativo.
	 
	Fica formalmente estabelecido que, pela perspectiva da Igreja, o início da vida humana se dá no momento em que ocorre a fecundação.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201302137595)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A reprodução assistida ficou muito famosa a partir do nascimento do primeiro bebê de proveta. Este evento está relacionado a seguinte técnica de reprodução humana:
		
	
	fertilização múltipla
	
	reprodução inócua
	
	fertilização integrada
	
	reprodução eficaz
	 
	fertilização in vitro

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes