Simulado Aula 6
15 pág.

Simulado Aula 6


DisciplinaFundamentos das Ciências Sociais13.517 materiais156.122 seguidores
Pré-visualização5 páginas
Simulado Aula 6
	
	
	
		1.
		"Toda maneira de agir fixa ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou então ainda, que é geral na extensão de uma sociedade dada, apresentando uma existência própria, independente das manifestações individuais que possa ter."; ou: "maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção em virtude do qual se lhe impõem"; A que conceitos correspondem estas afirmações de Durkheim, feitas em seu livro As Regras do Método Sociológico?
		
	
	
	
	
	Consciência coletiva
	
	 
	Anomia
	
	
	sociologia
	
	
	sociedade
	
	 
	Fato social
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		2.
		Anomia é um conceito:
		
	
	
	
	
	desenvolvido por Durkheim e significa a pressão da sociedade para o fato social se tornar normal.
	
	
	que explica as emoções da ação social afetiva de Weber.
	
	
	desenvolvido por Marx e significa uma falsa consciência produzida pelos especialistas no trabalho intelectual.
	
	
	definidor da luta de classe para Marx.
	
	 
	criado por Durkheim e significa ausência de leis e regras na sociedade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		3.
		Segundo Durkheim, caberia a sociologia estudar somente os "fatos sociais", e estes consistiriam em maneiras de agir, de pensar e de sentir exteriores ao indivíduo, dotadas de um poder de coerção sobre este mesmo indivíduo. (http://www.brasilescola.com/sociologia/durkheim-fato-social.htm) A partir dos estudos teóricos realizados sobre o conceito de Fato Social, marque a única opção correta:
		
	
	
	
	
	além da coercitividade, o fato social se caracteriza por permitir uma grande margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem e o contradizerem, sem sofrerem sanções sociais
	
	 
	apesar da coercitividade do fato social, permanece uma certa margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem, mas haverá sanções para aqueles que não agirem de acordo com o fato.
	
	
	o fato social possui como única característica a coercitividade social, que consiste em sua capacidade de se impor sobre as consciências individuais.
	
	
	a generalidade do fato social consiste em permitir uma grande margem de liberdade para as consciências individuais se manifestarem e o contradizerem, sem sofrerem sanções sociais
	
	
	diante da força coercitiva do fato social, não há possibilidade das consciências individuais se manifestarem. Portanto, o fato social é processo estático e a imobilidade social é inevitável.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		4.
		Muitos antropólogos se envolvem emocionalmente com seus objetos de estudo. Se envolvem nos cultos e religiões e acabam por acreditar nos elementos sobrenaturais, se apaixonam pelos seus informantes, etc. Segundo Durkheim,
		
	
	
	
	
	Esta postura não interfere nos resultados da pesquisa, contanto que o cientista aborde corretamente os conceitos no decorrer de sua análise.
	
	
	Esta postura inviabiliza a pesquisa, pois equivale àquela dos cientistas naturais.
	
	 
	Esta postura inviabiliza a pesquisa, pois desta forma o cientista não consegue manter a neutralidade necessária.
	
	
	Esta postura não interfere nos resultados da pesquisa, contanto que o pesquisador não se deixe levar pela ideologia daqueles a quem estuda.
	
	
	Esta postura não interfere nos resultados da pesquisa, contanto que o pesquisador leve em conta os valores daqueles a quem estuda.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		5.
		Émile Durkheim escreveu em seu livro As regras do método sociológicos que o fato social é independente e exterior ao indivíduo, e é capaz de condicionar ou mesmo determinar suas ações. Relacione os três princípios básicos de fatos sociais. (1)coercitividade (2)exterioridade (3)generalidade ( ) Os fatos sociais são exteriores a pessoa e não dependem de sua consciência. ( ) Força que a sociedade exerce sobre os pessoas, obrigando-as, através do constrangimento, a se conformar com as regras, normas e valores sociais vigentes; ( )Os fatos sociais são coletivos e permeia toda a sociedade sobre a qual atuam.
		
	
	
	
	
	2,3,1
	
	 
	2,1,3
	
	
	3,2,1
	
	
	1,2,3
	
	
	3,1,2
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		6.
		Com relação a metodologia proposta pela sociologia de Durkheim, é CORRETO afirmar que:
		
	
	
	
	
	O cientista deverá sempre estar preparado não apenas para ¿enxergar¿ a verdade dos fatos como seu dever científico, mas também defender os seus próprios valores que, na verdade, refletirão a ordem racional dos fatos.
	
	
	O fato social deve ser analisado a partir do senso comum do pesquisador.
	
	 
	O cientista social deve manter sempre uma conduta de neutralidade e de objetividade, afastando as suas pré-noções.
	
	
	Sua perspectiva é materialista histórica por meio da qual a sociedade é compreendida a partir de um conjunto de relações materiais de produção.
	
	
	Esta é chamada de compreensiva, pois visa compreender a sociedade.
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		7.
		O que Emille Durkheim denominou como fato patológico ?
		
	
	
	
	
	É todo fato que fica restrito ao método de investigação das ciências da natureza.
	
	
	É um fato que se assemelham aos fatos naturais.
	
	 
	É todo fato que extrapola os limites aceitos pela consciência coletiva.
	
	
	É todo fato que não se limita ao que é imposto pela sociedade.
	
	
	È todo fato que engendra estado ¿mórbido¿ e o consenso .
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	 Gabarito Comentado
	
	
		8.
		Durkheim parte do princípio que o homem seria apenas um animal selvagem que só se tornou Humano porque se tornou sociável, ou seja, foi capaz de aprender hábitos e costumes característicos de seu grupo social para poder conviver no meio deste. A este processo de aprendizagem, Durkheim chamou de Socialização, a consciência coletiva seria então formada durante a nossa socialização e seria composta por tudo aquilo que habita nossas mentes e que serve para nos orientar como devemos ser, sentir e nos comportar. E esse tudo ele chamou de Fatos Sociais, e disse que esses eram os verdadeiros objetos de estudo da Sociologia.
Segundo Durkheim são características do fato social:
		
	
	
	
	
	A diversidade, a comunicabilidade e a socialização
	
	
	A interioridade, a coercitividade e a generalidade
	
	 
	A exterioridade, a coercitividade e a generalidade.
	
	
	A interioridade, a coercitividade e a particularidade
	
	 
	A exterioridade, a coercitividade e a particularidade
	
		1.
		"São Paulo - Os alagamentos provocados pela chuva na capital geraram protestos em vários pontos da região do Campo Limpo, na zona sul, e também em Itaquera, na zona leste, durante a noite de ontem. Moradores depredaram e colocaram fogo em seis ônibus, informou a São Paulo Transportes (SPTrans). Não houve feridos e ninguém foi detido. Na região de Itaquera, zona leste, o protesto contra as enchentes, que também atingiram a região terminou com mais dois coletivos do Grupo VIP incendiados." (Exame.com ¿ 24/01/14). Segundo Durkheim, há situações em que o indivíduo perde suas referências em razão da quebra de regras, de normas sociais. Assinale a alternativa que evidencia a situação a que Durkheim se refere e presente no texto:
		
	
	
	
	
	solidariedade social.
	
	
	consciência coletiva.