Buscar

Aula 2 Imaginologia

Prévia do material em texto

Aula 2 – Imaginologia – Raio X, US, Ressonância,Tomografia e Cintilografia
A tomografia funciona como um grande aparelho de raios-X. O paciente vai deitar e entrar numa máquina que terá radiação sendo emitida de ambos os lados. As imagens no computador serão dadas em diversos cortes. Esses cortes serão: transversais, sagitais e dorsais. Primeiramente faz uma pré da imagem do corpo todo do paciente, como em raios-X e depois o profissional vai manipular e escolher em qual região do corpo do paciente deseja-se que faça os diversos cortes. Toda a imagem estará sobreposta, umas as outras, estará aparecendo em fatias. No exame tomográfico, consegue tirar essas sobreposições e pode trabalhar no computador com escalas ou janelas que facilita o trabalho. Por exemplo, pode abrir janela somente para visualizar ossos, ou tecidos moles, para deixar determinado parênquima mais evidente. Consegue – se valorizar a estrutura desejada para trabalhar. 
Na ressonância as imagens são parecidas como da tomografia, porem não usa radiação, são campos eletromagnéticos, como se fosse um grande imã. Ela é mais complexa de interpretar comparada a outras técnicas. Chegam inúmeras imagens com diversos tipos de cortes: transversais, dorsais e sagitais.
A ressonância é melhor para visualizar ossos e a tomografia os tecidos moles.
A cintilografia é bastante comum em pacientes humanos com diagnostico de câncer. Essa técnica ajuda a visualizar supostas metástases. O paciente recebe um material radioativo injetável no corpo para ser visualizado dentro da câmara Gama. Tem que passar a noite no hospital para ser monitorado até esse material ser totalmente expelido pelo corpo.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes