Buscar

Aula 3 Clinica complementar ao diagnostico

Prévia do material em texto

Aula 3 – Função Renal - Azotemia X Uremia
Avaliação de Filtração Glomerular – Glomérulos
Azotemia – Compostos nitrogenados no sangue – Não consegue eliminar a ureia e creatinina. Uréia (advinda da síntese da amônia no fígado) e Creatinina (clearance de creatinina é um marcador de creatinina para função renal – Creatinina vem das células musculares. Tem que ser totalmente excretada).
Uremia – Sinal clínico da azotemia.
Nem todo azotêmico é urêmico, mas todo urêmico é azotêmico.
Classificação da Azotemia
Pré - Renal – Densidade urinária maior que 1,030(cães) e maior que 1,040(gatos). Pode ter tumores, trombos, obstruindo artéria renal, ou qualquer porção que não consiga chegar até os rins. Desidratação também indica de pré-renal. 
Renal – Densidade urinária (mostra a capacidade de concentração). Abaixo de 1,030(cães) e abaixo de 1,040(gatos), porque meus rins não conseguem formar urina.
Pós - Renal – TUI. Obstrução, trauma das vias urinárias ou ruptura da bexiga. Também terá densidade hiperestenúrico. 
Clearance de Creatinina – Exame mais preciso. Avalia a capacidade de concentração, afinal tem que ter mais na urina do que no sangue. Suspeita de Insuficiência Renal Crônica, mas não apresenta azotemia. 1,56-2,6ml/kg/min em cães. 
Avaliar débito urinário em pacientes de UTI é muito importante. 
Avaliação da Função Tubular – Túbulos
Densidade (ligada diretamente a manter água), Proteinúria (avalia túbulos - reabsorver e filtração - filtrar), GGT urinário (Gama GT – avalia os túbulos, porque nas suas bordas há GGT) e Eletrólitos (ligados à função renal Sódio e Potássio e Cálcio e Fósforo).

Continue navegando