Buscar

okAula 4 clinica complementar ao diagnostico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 4 - Clinica Complementar ao Diagnóstico - Sódio e Potássio
Avaliação de Função Tubular – Túbulos
Ao pensar em sódio e potássio vem na memória:
- Transporte Ativo – Bomba sódio e potássio. Todas as células.
- Polarização e Despolarização de membranas. Ex: Contração e relaxamento do músculo cardíaco. Para isso ocorrer precisa de sódio e potássio. 
Redistribuição dos eletrólitos dentro e fora (sangue) das células. Túbulos renais determinam o que será secretado e reabsorvido. Fazem uma troca. A maior concentração de sódio é fora das células (no sangue), porque sempre será precedido de água e a mesma tem que estar circulante. Potássio tem maior concentração dentro das células. Homeostase na verdade é um desiquilíbrio fisiológico, pois se igualar (equilibrar) sódio e potássio o animal entra em óbito. 
Concentração 2:1 de sódio e potássio circulante.
Os rins percebem quando cai a quantidade de sódio circulante, porque ele vai identificar através da mácula densa que próxima a arteríola aferente, por exemplo numa hipovolemia, pois o sódio é precedido de água, e com essa queda será filtrada menos águia e consequentemente menos sódio. Devido a mácula densa avisar que esta hipovolêmico, é ativada a renina. A renina vai estimular o angiotensinogênio (no fígado) em angio I, que vai até os pulmões e a ECA transforma angio I em angio II, e o angio II (faz vasoconstrição, atuação em túbulos distais para reabsorver mais sódio e consequentemente mais água e excretando potássio), também vai na adrenal e secreta aldosterona para secretar potássio e absorve sódio e água, e também na pituitária vai estimular ADH que é um antidiurético, que abre canais de aquaporinas para entrar água. Tudo isso tem apenas um objetivo: Aumentar a volemia. 
Hiponatremia – Diminuição de sódio.
Insuficiência Tubular – não consegue reabsorver sódio que acaba saindo na urina e junto leva a água. Fica com densidade baixa, mais diluída.
Aumento na secreção de ADH – Excesso de água devido a muitas aquaporinas abertas ao mesmo tempo. Animal fica hipertenso. Então acaba produzindo urina com diuréticos e caindo novamente a volemia. 
Perda Gastro Intestinal – Diarreia (síndrome da má absorção), não absorve o sódio do alimento no intestino e, portanto, não consegue nem chegar aos túbulos para ocorrer a reabsorção.
Hiperglicemia – A glicose provoca diurese, então elimina mais urina (água) e sódio vai junto.
Diuréticos (furosemida e manitol) – Aumentam a diurese, eliminar líquidos. Furosemida atua no sódio e potássio bloqueando a bomba, acabam não reabsorvendo sódio, nem potássio, nem água. Pacientes cardiopatas que utilizam a furosemida têm que acompanhar sempre a concentração de sódio sérico. O manitol, muito utilizado em edemas e sistema nervoso, atua na anidrase carbônica, que deixa livre água e CO2. Se bloquear a anidrase carbônica não vai conseguir acumular mais volume. 
Hipernatremia – Aumento de sódio
Déficit de água – Ingestão inadequada de água, e o sangue fica hemoconcentrado. Diminuição de ADH – pouco volume de água porque não terá abertura das aquaporinas. Ex: Diabetes Insipidus. 
Excesso de sódio circulante – Advindos de alimentos que contem muito sódio. Ex: Bifinhos. Intoxicação por sal - Condimentos e temperos em geral não são adequados para animais. Administração de solução salina hipertônica – Fluidoterapia.
Hipocalemia – Diminuição de Potássio
Por redistribuição – Inversão do que está dentro e fora das células. Causas: Insulina (carrega a glicose para dentro da célula, mas também acaba levando potássio, então estará mais do que permitido fisiologicamente). Alcalose Metabólica – PH aumentado. Hidrogênio circulante estará baixa. O organismo acaba pegando H+ de dentro das células para regulação, porem para cada molécula de hidrogênio que sai, uma de potássio entra para equilibrar o PH. 
Perda de potássio – Diarreia. Se não absorve alimento com potássio, não consegue passar pelos túbulos e ser reabsorvido. Diuréticos - Furosemida também não é poupadora de potássio. Fase poliúrica de um DRC – aumento da secreção de potássio para produzir mais urina. Excesso de mineralocorticoides (aldosterona) – Se há muita aldosterona, haverá muita secreção de potássio para ter aumento reabsorção de sódio.
Hipercalemia – Aumento de Potássio – (mais preocupante)
Excesso de administração de potássio na fluido IV – Na clínica saber quando e quanto se faz de fluido.
Por redistribuição - Hemólise - As hemácias têm muito potássio dentro delas em comparação a outras células do organismo. Equinos, suínos, cães de raça asiáticas tem uma maior concentração de potássio. Acidose Metabólica – PH diminuído. H+ estará aumentado. Então as células liberaram potássio que estão dentro delas e trocando por Hidrogênio.
Diminuição na secreção – Disfunção Renal (anúria e oligúria), se o animal não produz urina ou produz muito pouco, acaba ocorrendo excesso de potássio circulante. Obstrução Renal – Não consegue eliminar potássio. Hipoadrenocorticismo – diminuição da aldosterona, portanto não é eliminado potássio.

Outros materiais