Buscar

Resumo Aula 1 Semiologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Resumos de Clinica de Grandes I
Aula 1 – Exame Clínico e Semiologia
Para dar um correto diagnóstico e tratamento há necessidade de excelente exame clinico. É a base de tudo. Uma boa anamnese, interpretação dos sinais da espécie, exame físico.
Através das técnicas semiológicas é possível fazer um bom exame físico. A clínica, independente de grandes ou pequenos, é soberana, não pode chutar, achar um diagnóstico, tem que haver certeza.
Exame Clínico: Histórico / Identificação, Anamnese. 
Em histórico/ identificação, pode fazer os seguintes tipos de perguntas: idade, espécie, pelagem, raças, equinos (pelagem, atividade exercida), bovinos (raça, atividade, rebanho), vacinação e vermifugação (dentro de ambos anotar quais vacinas ele tomou, quantas doses, período de cada dose, nos vermífugos saber qual princípio ativo, porque há casos relatados de vermífugos não fazerem efeitos devido à resistência de parasitas, porque sempre é aplicado com mesmo princípio ativo).
Anamnese, são as perguntas, as informações que se adquire do proprietário, tratador, o responsável pelo animal. Também há diferenças entre uma anamnese de rebanho e uma individual. Mesmo no caso de equinos que não há rebanhos, é necessário saber se o animal em questão, tem convivência com outros da mesma espécie ou de espécies diferentes. Para não ocorrer problemas com anamneses, perguntar de menos ou repetidamente, se pode fazer construção da anamnese, como um roteiro, um raciocínio para chegar a no máximo 2 suspeitas de doenças.
Anamnese Patológica Atual: Realizar várias perguntas sobre estado atual do animal, o motivo que o tutor o trouxe até o médico veterinário. Algumas perguntas importantes: há quanto tempo o animal está com esse problema, foi realizado algum tipo de tratamento anterior, se sim, foi ministrado corretamente os medicamentos?
Anamnese Patológica Regressa/ Passado: Realizar se ocorreu algo com o animal no passado, para tentar relacionar com a patologia apresentada atualmente. As vezes a doença não foi bem curada, e ocorre uma reincidiva. 
Anamnese Fisiológica: É a anamnese do sistema, o bom funcionamento do sistema: circulatório, renal, digestório, reprodutor. É mais difícil quando se trata de animais a pasto ou rebanhos, porque não consegue verificar se o mesmo urinou, defecou, comeu, bebeu água.
Anamnese Ambiental: Tudo sobre o ambiente que o animal vive. Desde onde ele dorme, como ele dorme, alimentação, água, convive com outros animais (espécies de outros animais) ou da mesma espécie.
PS: Pode abrir mão de fazer a anamnese em um primeiro momento, caso o animal esteja em estado grave, gravíssimo (ex: Quadro agudo com comprometimento circulatório). Assim que seu estado estiver estável, então realizar a anamnese e fazer todas as anotações, independente se o médico veterinário esteja atendendo ou não aquele animal pela primeira vez.
Exame Físico: Quando coloca as mãos no animal. É realizado com base nas 5 técnicas semiológicas: Inspeção, Percussão, Auscultação, Olfação e Palpação. Além desses exames, faz parte do exame físico, os exames complementares, que iram complementar o médico veterinário que possa estar em dúvida entre duas doenças a fechar o seu diagnóstico. 
Pode ocorrer casos, que há necessidade de uma intervenção sem ter a certeza do diagnostico, mas tendo ideia do que seja, devido ao estado do animal, então realiza o protocolo geral e quando obtiver resultados de exames complementares, pode manter esse protocolo, com determinado tratamento ou mudar de acordo com resultados.
Definição de Mamíferos
Possuem glândulas sebáceas
Possuem glândulas mamárias
Sistema Nervoso Altamente Diferenciado
Ovinos não possuem incisivos superiores. Há diferenças entre caprinos e ovinos. 
Bos Indicus – Touro Zebuíno
Bos Taurus – Touro Holandês
Técnicas Semiológicas
Baseada no exame físico: Palpação, Auscultação, Percussão, Olfação e Inspeção. 
Exames Complementares: Aspiração, Ultrassom, Biopsia, Exames Laboratoriais.
Inspeção: Usa olhos para iniciar a inspeção. Faz uma escaneada em todo o animal. Visualiza-se tudo, desde cabeça até a cauda. Faça inspeção de ambos os lados. Se houver lesão, notar se a mesma está localizada ou generalizada, se está ou não alopécica. Em equinos e ruminantes verificar os cascos, assimetria de ambos os lados. Score Corporal, notando se o animal no caso de ruminantes é de corte ou de leite porque o score muda entre dois casos. Inspeção das mucosas: Ocular (palpebral), oral, vaginal, prepucial. Mucosas podem ser: Normocoradas, Ictéricas (amareladas, em média relacionado a parasitas), Cianóticas (falta da circulação sanguínea, Pálidas (isquemia), congesta (bem avermelhada), toxêmica (vermelho tijolo e com um aro azulado em volta do aro dentário. TPC - Tempo de Preenchimento Capilar, dura de 2 a 3 segundos.
Há dois tipos de métodos de inspeção: Direto e Indireto.
Indireto – Quando se faz uso de aparelho para auxiliar
Direto – Quando não há nenhum auxilio de equipamentos.
Níveis de Desidratação: Leve, Moderada, Intensa.
Auscultação: Com auxílio do estetoscópio. Pode ser qualitativa ou quantitativa.
Qualitativa - Faz a percussão de uma área e encontra um local com som diferente, faz uma varredura com ajuda do estetoscópio cobrindo todo espaço dorsal, médio, ventral. Tenta ouvir o som por isso é qualitativa.
Som com problemas pode ser estertor – úmido (inflamação com secreção, ar com líquidos), seco (sem secreção), sibilante (assovio).
Quantitativa - Som do rúmen – Rolamento entre 5 a 7 minutos, Equinos – 3 a 5 minutos, FR e FC.
Olfação: Cheiro. Em geral advindo de feridas.
Percussão: Percutir, bater ou estimular determinada região para tentar ouvir o som na região. Faz com ajuda dos dedos. Principais regiões são tórax e abdômen. Pode usar instrumento de plexor (martelinho) e plexímetro para auxiliar. 
Sons Timpânicos – órgãos cavitários que possuem gases.
Ruminantes possuem 13 costelas e equinos 18 costelas.
Sons Metálicos – órgãos que sofrem de abaulamento. Dado o histórico pode ter quase certeza que é um deslocamento de abomaso. Em geral são vacas leiteiras, pós-parto.
Sons Maciços – órgãos que não passam ar.
Sons Claros – área de pulmão, onde passa o ar.
Palpação: Pressionar, apertar, consistência, temperatura se está diferente do restante do corpo, linfonodos, em cavalos apalpa os tendões e musculaturas. Também pode ser direta (palpação propriamente dita) e indireta (através por exemplo de sondas). Palpação Flutuante, faz a palpação e sente liquido. Palpação Crepitante, barulho de papel celofane amassado. Se usa palpação indireta em grandes animais com ajuda de um bastão. Duas pessoas seguram o bastão, cada um de um lado e pressiona para ver se o animal está com dor, se ele tem alguma reação.

Outros materiais