Buscar

Aula 14 ruminantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 14 – Ruminantes – Doenças no Sistema Tegumentar
Dificilmente se usa exames complementares para pele em ruminantes. 
Papilomatose
É uma doença proliferativa causada por um vírus papilomatose bovina. Causa lesões proliferativas, verrucosas em todo o corpo do animal. Podem ser divididas em quatro tipos diferentes, meramente acadêmica: 
Escamosos – Acomete ao redor dos ossos, região de pescoço, cabeça, ombros, ficam mais na parte da frente. 
Mucosos – Acomete tecidos mucosos. Formam nódulos encapsulados e circunscritos. Ex: Animal que comem samambaias do campo podem formar papilomas no esôfago e não o animal não conseguir erutar (arrotar) e faz timpanismo. 
Plano – São nodulações por engrossamento da epiderme. Diferencial de diagnostico em bovinos é a pitiose bovina (essa não é doença zoonótica). 
Pendulares – Úberes e tetas. 
Tratamento
Acometem bovinos jovens (por volta de 8 meses), pelagem quebradiça, seca e arrepiada (más condições de saúde, animal debilitado). Simplesmente retirar os papilomas não tem eficácia total porque nasce em outros locais, autovacina (aplicar por 15 dias), auto-hemoterapia, Cloro butanol (conservantes). Em todos os casos só resolve por volta de 50% dos casos. A doença é auto limitante, vai embora sozinha por volta dos 2 anos de idade. Quando a doença não some por volta dessa idade significa que o animal tem outra doença imunológica que mantém organismo imune debilitante. 
Lesões de Fotosensibilização
É uma queimadura de dentro para fora e acomete só na cor branca da pelagem e tem que ter pele branca porque a cor reflete o calor. Animal acumula debaixo da pele, um agente foto dinâmico, ou seja, na presença de energia luminosa, gera energia térmica de alta reatividade que gera lesões na pele. 
São três possibilidades iniciais que podem levar a fotosensibilização:
Porfíria – doença hereditária na qual há deficiência enzimática não permite uma formação adequada da molécula de hemoglobina. Enzima que tem deficiência ou o animal não há possui: Uroporfirinia III co- sintetase. A uroporfirina e a coproporfirina (são agentes foto dinâmicos) eram para estar juntamente com a hemoglobina, mas pelo problema enzimático, elas vão se depositar em ossos, dentes (ficam cor de beterraba), urina e pele (quando se depositam na pele vão reagir com a energia luminosa e causar energia térmica e gerar as lesões). Doença hereditária. 
Ingestão de Pré-formados – Podem ser plantas (depende da região), medicamentos ou corantes e tem reação foto dinâmica. Retirar a causa. 
Hepática ou secundária – animais ao ingerir capim vão ingerir clorofila que é foto dinâmica. No processo normal, a clorofila ingerida vai se transformar no rúmen em Filoeritrina (tem absorção intestinal), e depois vai ao fígado e vai ocorrer a conjugação e excreção via biliar. Se o animal esta com o fígado lesado, ele vai perder a função de realizar conjugação e excreção e com isso a filoeritrina não será eliminada e ficara na circulação, se depositando na pele e causando a fotosensibilização. Plantas que tem crescimentos para cima e para os lados acabam podendo causar esse tipo de lesão porque a parte que cresce para cima fica muito alta e não deixa penetrar energia luminosa, e o ambiente rente ao chão fica úmido e escuro e pode ocasionar fungos que possuem micotoxinas que são hepatotoxicos, e com o fígado lesado o animal pode ter reação de fotosensibilidade. Brachiaras podem crescer dessa maneira. 
Tratamento
Retirar animal da exposição á luz solar. 
Utilizar facilitadores de metabolização hepática: metionina, complexo B, glicose. 
Animais com porfíria: descarte, com ingestão de pré-formados – retirar a causa de base. 
Lesão vai tratar com debridamento, mas aos poucos, nunca de uma vez para evitar choque neurogênico (mata por dor). Na parte que vai aguardar passar uma pomada antisséptica, cicatrizante, larvicida (evitar miiases), anti-inflamatória. Para a dor dar morfina. Pomada é unguento branco. 
Tinha, tricofitose ou dermatofitose
Causado por Trichophyton mentagropthytes e Trichophyton verrucosum. É doença zoonótica. 
Tratamento
Soluções a base de iodo fraco (Banhos com Biocid diários por quase 20 dias, povidine, iodine).

Outros materiais