Buscar

REJEIÇÃO DE TRANSPLANTE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

REJEIÇÃO DE TRANSPLANTE
O transplante de tecidos para substituir órgãos doentes constitui atualmente uma importante terapia médica que, no entanto, enfrenta desafios devido a respostas imunes adaptativas direcionadas a esses tecidos, os quais são percebidos como estranhos pelo sistema imune do receptor.
A compatibilidade entre o tipo de MHC do doador e do receptor aumenta o índice de sucesso dos enxertos.
A pele pode ser enxertada com 100% de sucesso entre diferentes locais de um mesmo animal ou pessoa-autoenxerto.(um outro exemplo de autoenxerto é a ponte de safena na revascularização do coração).
Enxertos entre animais ou pessoas geneticamente idênticas são chamados de enxertos singênico.
Quando o tecido é proveniente de um doador não aparentado com o receptor, é dito aloenxerto.
Rejeição de primeira instância: é a rejeição que ocorre de 10 a 13 dias após o transplante e é bastante consistente. Depende de uma resposta das células T do receptor.
Rejeição de segunda instância: rejeição mais ráida, de 6 a 8 dias após o transplante, e decorre porque o receptor provalmente já teve um contanto com aqueles antígenos e os rejeitou uma primeira vez.
As respostas imunes são as barreiras mais importantes contra a eficácia dos transplantes de tecidos, destruindo-os por meio de uma respota imune adaptativa às suas proteínas estranhas. 
Essas respostas podem ser mediadas por células TCD8, por células TCD4 ou por ambas. Os anticorpos também contribuem para a rejeição de segunda instância dos enxertos dos tecidos.
MHC
-O complexo de histocompatibilidade principal foi assim denominado devido ao seu papel central na rejeição de enxertos.
- Quando o doador e o receptor diferem quanto ao MHC, a resposta imune alorreativa(resposta imune direcionada a aloantígenos) é dirigida contra a molécula ou moléculas do MHC não-próprias alogênicas presentes no enxerto. Na maioria do tecidos, a maioria dos antígenos é do MHC de classe I.
-Uma vez que o receptor tenha rejeitado um enxerto de determinad tipo de MHC, qualquer enxerto subsequente contendo a mesma molécula do MHC estranha será rejeitado por uma resposta de segunda instância.
- A combinação do MHC do doador e do receptor apesar de melhorar significativamente a taxa de sucesso do transplante, não previne as reações de rejeição, e isso é explicado porque a tipagem do HLA é imprecisa, devido ao seu polimorfismo e complexidade do MHC humano; e indivíduos não aparentados, tipados como HLA-idênticos com anticorpos contra as proteínas do MHC, raramente possuem genótipos do MHC idênticos.
-Os enxertos entre irmãos HLA-idênticos são invariavelmente rejeitados, embora mais lentamente, a não ser que o doador e o receptor sejam gêmeos idênticos. Essa rejeição é resultado de diferenças entre os antígenos de histocompatibilidade menores, que é a segunda falha em combinar HLAs para evitar a rejeição.
-A não ser que o doador e o receptor sejam gêmeos idênticos, todos os receptores devem receber fármacos imunossupressores para evitar a rejeição.
-O atual sucesso do transplante de órgãos sólidos se deve mais a avanços na terapia imunossupressora do que à melhoria no pareamento dos tecidos.
ANTÍGENOS DE HISTOCOMPATIBILIDADE MENORES 
-Quando o doador e o receptor são idênticos para o MHC, mas diferem em outros loci genéticos, a rejeição do enxerto não é tão rápida.
- Os antígenos H menores são peptídeos derivados de proteínas celulares polimórficas ligados a moléculas do MHC de classe I. Proteínas próprias polimórficas que diferem na sequênica de aminoácidos entre indivíduos dão origem a diferenças de antígeno H menor entre o doador e o receptor.
- Moléculas do MHC de classe I e classe II ligam e apresentam uma seleção de peptídeos derivados de proteínas produzidas pelas células, e o polimorfismo nessas proteínas resultam na produção de diferentes peptídeos em diferentes membros de uma espécie, os quais podem ser reconhecidos como antígenos de histocompatibilidade menores
-Um exemplo desses antígenos são as proteínas codificadas no cromossomo Y, as quais não são codificadas pelas fêmeas por não expressarem esse cromossomo, o que resulta em resposta de histocompatibilidade menor antimacho caso haja transplante de um homem para uma mulher. As respostas induzidas por essas proteínas são conhecidas como H-Y. O contrário não acontece, tendo em vista que tanto homens quanto mulheres expressam o cromossomoX.
- A maioria dos antígenos de histocompatibilidade menores são codificados por genes autossômicos.
- A resposta a esses antígenos é análoga à resposta à infecção viral. Porém, uma resposta antiviral elimina somente células infectadas, ao passo que todas as células do enxerto expressam esses antígenos e, portanto, todo o enxerto é destruído na resposta.
EXISTEM DOIS MODOS DE APRESENTAR ALOANTÍGENOS AOS LINFÓCITOS T DO RECEPTOR NO TRANSPLANTE
Antes que as células T virgens alorreativas possam causar rejeição, elas devem ser ativadas por células apresentadoras de antígenos que portem as moléculas do MHC alogênicas e possuam atividade coestiuladora
Alorreconhecimento direto: quando células apresentadoras de antígeno do próprio enxerto migram para os linfonodos regionais através da linfa e ativam as células T do hospedeiro que possuem receptores de células específicos. As células T alorreativas efetoras ativadas vão para o enxerto e o ataca diretamente.
Alorreconhecimento indireto: Captação de proteínas alogênicas por células apresentadoras de antígeno do próprio receptor e sua apresentação às células T, incluindo Treg, por moléculas do MHC próprias. As peptídeos apresentados desse modo são em geral os de histocompatibilidade menores e os peptídeos das moléculas de MHC estranhas em si.
OS ANTICORPOS QUE REAGEM COM O ENDOTÉLIO CAUSAM REJEIÇÃO HIPERAGUDA DO ENXERTO
Rejeição hiperaguda: quando aloanticorpos preexistentes contra antígenos do grupo sanguíneo e antígenos do MHC polimórficos causam a rápida rejeição de órgãos transplantados em uma reação dependente do complemento que pode ocorrer dentro de alguns minutos após o transplante.
-Todos os anticorpos preexistentes podem causar uma rejeição muito rápida de enxertos vascularizados, pois eles reagem contra antígenos das células endoteliais vasculares do enxerto e iniciam as cascatas do complemento e da coagulação sanguínea. Os vasos do enxerto tornam-se bloqueados, causando sua morte imediata.
Para evitar esse tipo de rejeição deve-se realizar uma combinação dos grupos ABO e uma prova cruzada entre doador e recepto. A prova cruzada procura determinar se o receptor tem anticorpos que reagem contra as células brancas do doador.
A REJEIÇÃO CRÔNICA DE ÓRGÃOS É CAUSADA PELA LESÃO VASCULAR INFLAMATÓRIA AO ENXERTO	
A principal causa de falência tardia do órgão é a rejeição crônica, caracterizada por arteriosclerose concêntrica de vasos sanguíneos do enxerto, acompanhado por fibrose glomerular e tubular e atrofia.
DOENÇA ENXERTO-VERSUS-HOSPEDEIRO
Uma das principais complicações do transplante alogênico de medula óssea, em que células T maduras do doador que contaminam a medula óssea alogênica reconhecem os tecidos do receptor como estranhos, causando uma grave doença inflamatória caracterizada por exantemas, diarreia e doença hepática.
Por esse motivo a imunossupressão deve ser utilizada em tods os transplantes de células-tronco.
O FETO É UM ALOENXERTO QUE É REPETIDAMENTE TOLERADO

Outros materiais