Buscar

Unid a seção 1.2 Contrato individual

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ASSIMILE 
A definição do contrato individual de trabalho é dada pela CLT, no art. 442, e é um acordo que pode ser feito de forma verbal ou tácito, escrito ou expresso* e que trata das relações de emprego, entre empregado e empregador. Há, portanto, um vínculo empregatício, que é a relação entre ambas as partes, definida por meio de um contrato de trabalho que mostra a prestação dos serviços que serão oferecidos à empresa.
*Tácito ou Verbal - É o tipo de acordo feito com base na confiança entre empregado e empregador e não há um documento para comprová-lo;
Escrito ou Expresso - É o acordo representado pelo contrato de trabalho que deverá conter todas as obrigações e deveres de empregado e empregador. As cláusulas do contrato não devem ser contrárias à Constituição, a CLT ou às regras coletivas.
Art. 7º da Constituição Federal de 1988 – São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social.
Os requisitos legais dos contratos de trabalhos estão instituídos no art.107 do código civil. Aplicação do art.9 da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) é fundamental, juntamente com os art. 166 e 167 do Código civil. 
No Direito do Trabalho, o pacto de não-concorrência consiste na obrigação pela qual o empregado se compromete a não praticar, pessoalmente ou por meio de terceiro, ato de concorrência para com o empregador. O contrato de trabalho poderá resguardar essa situação impondo o empregado uma clausula de barreira, de não concorrência – clausula está quando infringida, enseja a rescisão contratual por justa causa.
ATENÇÃO – 
Um dos princípios que rege o contrato de trabalho é o da boa-fé. As manifestações de vontade das pessoas, inclusive ao contratar verbalmente, têm a presunção da boa-fé.
É essencial que a relação trabalhista estabelecida e contida no contrato de trabalho seja empenhada por pessoas com capacidade jurídica, tenha objeto licito e forma contratual prescrita ou não defesa em lei.
Os requisitos de validade do contrato estão previstos no art. 104 do código civil, que deve ser entendido juntamente com outros dispositivos da CLT, a fim de identificar, na relação trabalhista, a figura do empregador, do empregado, quais as atividades laborais contratadas, a forma desse contrato e suas clausulas, bem como o prazo de duração do contrato.
 
LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA – Unid. 1 – Seção 1.2 – o que se deve saber sobe o contrato individual de trabalho
Contrato por Tempo Indeterminado
Tipo de contrato sem prazo para finalizar. É necessário que haja anotação na Carteira de Trabalho no prazo de até 48 horas, até mesmo nos casos de experiência. 
Contrato por Tempo Determinado
Tipo de contrato com prazo definido para ser encerrado. Geralmente, são utilizados nos casos de serviços que possuem características transitórias. Possui um prazo máximo de 2 anos e quando são prorrogados por mais de uma vez se transformam em contratos indeterminados. São três hipóteses de contrato para contrato determinado:
Natureza transitória de predeterminação do prazo;
Atividades empresariais de caráter transitório;
Contrato de experiência. 
Em síntese dessa unidade vimos:
A definição do contrato individual de trabalho é dada pela CLT, no art. 442, e é um acordo que pode ser feito de forma verbal ou tácito, escrito ou expresso* e que trata das relações de emprego, entre empregado e empregador.
Funcionamento do Contrato de Trabalho: Contrato por tempo Indeterminado, Por tempo Determinado, Por Experiência.
Art. 7º da Constituição Federal de 1988 – São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social.
O pacto de não-concorrência
A presunção da boa-fé no contrato de trabalho.

Outros materiais