Buscar

29351667_QUMICA_DOS_MATERIAIS

Prévia do material em texto

QUÍMICA DOS MATERIAIS
	 1a Questão (Ref.: 201514005732)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A influência de impurezas inseridas na rede cristalina de semicondutores de Silício com o objetivo de alterar suas propriedades elétricas originou o que hoje conhecemos como semicondutores do tipo-p e semicondutores do tipo-n, amplamente utilizados na indústria eletrônica. Considerando as características dos materiais condutores, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	 
	Recentes pesquisas excluíram a possibilidade de existirem polímeros condutores, o que representaria uma promissora linha de novos produtos na indústria eletrônica.
	
	Os materiais supercondutores apresentam resistência elétrica desprezível abaixo de uma certa temperatura, denominada temperatura crítica. Eles podem ser tanto materiais metálicos como materiais cerâmicos.
	
	Os semicondutores tornaram possível o advento dos circuitos integrados, que revolucionaram as indústrias eletrônica e de computadores nas últimas duas décadas. Os semicondutores podem ser elementos semimetálicos puros como o silício e o germânio ou compostos como GaP, GaAs e InSb.
	
	Os materiais semicondutores têm propriedades elétricas intermediárias entre condutores e isolantes. Além disto, as características elétricas destes materiais são extremamente sensíveis à presença de pequenas concentrações de impurezas.
	
	Os melhores supercondutores metálicos são geralmente compostos intermetálicos, tais como Nb3Sn e Nb3Ge ou soluções sólidas tais como Nb-Ti e Nb-Zr. Mesmo os melhores supercondutores metálicos têm temperatura crítica muito baixa, menor que 23 K.
 
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201514005731)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os cerâmicos são compostos de elementos metálicos e não metálicos, com ligações de caráter iônico ou covalente, dependendo das eletronegatividades dos materiais envolvidos. É comum, portanto, se definir o percentual de caráter iônico de uma determinada cerâmica. Duas características dos componentes estruturais da cerâmica influenciam os aspectos microestruturais de uma cerâmica cristalina: a carga presente nos íons de sua composição e o tamanho dos mesmos. Considerando as características dos materiais cerâmicos, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos classificados na tabela periódica como metais com elementos classificados como não metálicos.
	
	A cerâmica vermelha - telhas, tijolos e manilhas - e a cerâmica branca - azulejos, sanitários e porcelanas - são  constituídas principalmente de silicatos hidratados de alumínio, tais como caulinita, haloisita, pirofilita e montmorilonita.
	
	A argila foi o primeiro material estrutural inorgânico a adquirir propriedades completamente novas como resultado de uma operação intencional realizada pelo homem, representando a "queima" do material, hoje conhecida como calcinação/sinterização.
	
	Os cerâmicos são duros e geralmente frágeis, ou seja, não possuem a capacidade de absorver facilmente a energia neles aplicada como acontece com os metais, fragmentando-se.
	 
	Os cerâmicos são menos resistentes a altas temperaturas e a ambientes corrosivos que os metais e os polímeros.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201514005728)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O aço revolucionou a construção civil quando no início do século XIX aproximadamente começou a ser utilizado ostensivamente como elemento estrutural na construção de grandes arranha céus; como metal, possui como uma de suas principais características a cristalinidade de sua estrutura atômica, ou seja, possui um padrão de repetição microestrutural em três dimensões. Considerando as características dos metais, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Diversos metais possuem alta resistência mecânica, além de serem deformáveis, sendo muito utilizados em aplicações estruturais.
	
	Os metais são excelentes condutores de eletricidade e calor e não são transparentes à luz.
	
	A coloração dos metais varia de acordo com o elemento químico ou elementos químicos que entram em sua composição.
	 
	Os metais apresentam alta resistência a corrosão, representando a melhor opção para ambientes como plataformas marítimas.
	
	Os metais são geralmente obtidos em altos fornos, onde podemos não só controlar sua pureza como também adicionar outros elementos, originando ligas.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201514005727)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Ao longo da história, o homem vem utilizando os materiais que o cercam na tarefa de sobreviver diante das vicissitudes da realidade ou simplesmente para tornar a vida mais confortável, e a escolha do que utilizar é principalmente uma função das propriedades que o material deve ter para conferir ao projeto eficiência e eficácia. Atualmente, a Ciência dos Materiais considera grupos de materiais separados em função de suas propriedades, composição, formas de obtenção e diversos outros critérios, para que possamos didaticamente resumir a vasta e complexa realidade dos mesmos. Considerando a classificação citada anteriormente, assinale a opção que NÂO está correta.
		
	
	Materiais Poliméricos: Os polímeros são baseados nos átomos de carbono, hidrogênio, nitrogênio, oxigênio, flúor e em outros elementos não metálicos.
	
	Materiais Poliméricos: os plásticos e borrachas são exemplos de polímeros sintéticos, enquanto o couro, a seda, o chifre, o algodão, a lã, a madeira e a borracha natural são constituídos de macromoléculas orgânicas naturais.
	
	Materiais Cerâmicos: os principais tipos são óxidos, nitretos e carbonetos. A esse grupo de materiais também pertencem os argilo-minerais, o cimento e os vidros.
	 
	Materiais Cerâmicos: os materiais cerâmicos são normalmente combinações de elementos que na tabela periódica são identificados como metais.
	
	Materiais Metálicos: apresentam um grande número de elétrons livres, isto é, elétrons que não estão presos a um único átomo.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201514005647)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A composição química e estrutura atômica proporcionam a alguns materiais propriedades semelhantes, fazendo com que estes possam ser classificados em categorias. Os materiais que possuem um grande número de elétrons deslocalizados, propiciando as propriedades de condutividade elétrica e de calor, a não transparência, boa resistência mecânica e ductilidade são os:
		
	
	Compósitos
	 
	Cerâmicas
	
	Materiais avançados
	 
	Metais
	
	Polímeros
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201514005645)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os materiais formados frequentemente por óxidos, carbetos e/ou nitretos e que são tipicamente isolantes elétricos e térmicos, são resistentes a alta temperatura e ambientes a abrasivos; são extremamente duros, porém frágeis são classificados como:
		
	
	Metais;
	
	Materiais avançados.
	
	Compósitos;
	
	Polímeros;
	 
	Cerâmicas;
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201514006126)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A história da civilização proporcionou ao homem da época a ocorrência de avanços nas técnicas de produção de peças e artefatos. Os resultados foram satisfatórios e proporcionavam melhores condições de vida. O conhecimento de técnicas de fundir e moldar os metais trouxe muitos avanços na vida cotidiana do homem pré-histórico. A sequência correta das Idades das civilizações é:
		
	
	Idades da Pedra/Ferro/Bronze/Cobre
	
	Idades da Pedra/Bronze/Ferro
	
	Idades da Rocha/Ferro/Ouro/Ferro
	
	Idades do Cobre/Bronze/Ferro
	 
	Idades da Pedra/Cobre/Bronze/Ferro
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201514005729)Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A partir da Segunda Grande Guerra Mundial, os polímeros sintéticos assumiram definitivamente seu lugar na indústria, constituindo uma opção de menor custo quando comparados aos seus correspondentes naturais. Assim como ocorre com os metais e cerâmicos, as propriedades mecânicas dos polímeros são uma função dos elementos estruturais e da microestrutura criada. Considerando as características dos polímeros, assinale a opção que NÃO está correta.
		
	
	Os materiais poliméricos são geralmente leves, isolantes elétricos e térmicos, flexíveis e apresentam boa resistência à corrosão e baixa resistência ao calor.
	
	O petróleo e o gás natural são as duas principais matérias primas para a produção de plásticos.
	 
	Os elastômeros são polímeros que se deformam plasticamente, porém não apresentam deformação elástica se não forem aquecidos.
	
	Os polímeros termoplásticos podem ser repetidamente conformados mecanicamente desde que aquecidos.
	
	Os polímeros termorrígidos são conformáveis plasticamente apenas em um estágio intermediário de sua fabricação. O produto final é duro e não amolece mais com o aumento da temperatura.
	 1a Questão (Ref.: 201514006049)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A identificação de padrões de cristalinidade em diversos metais nos permite correlacionar diversos parâmetros micro estruturais, como raio e o comprimento do lado de células unitárias cristalográficas, como na figura a seguir.
	
Considerando as informações presentes na tabela presente nesta questão, escolha a opção que identifica o material associado à célula unitária anterior. 
	Metal
	Raio Atômico (nm)
	Molibdênio
	0,1363
	Ferro (alfa)
	0,1241
	Cromo
	0,1249
	Tungstênio
	0,1371
	Tântalo
	0,1430
		
	
	Molibdênio
	 
	Tântalo
	
	Ferro (alfa)
	
	Cromo
	
	Tungstênio
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201514006048)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O cromo é um metal que apresenta célula cristalográfica unitária cúbica de corpo centrado - CCC, como mostrado na figura a seguir.
Sabendo-se que 1 átomo de cromo possui massa igual a 8,84 . 10-26 kg determine a massa específica deste elemento.
OBS.: Considere que a massa específica do cromo pode ser obtida pela razão entre a massa dos átomos deste elemento contidos na célula CCC e o volume da mesma célula.
	
		
	
	1.800 Kg/m3
	
	3.600 Kg/m3
	 
	7.200 Kg/m3
	 
	14.400 Kg/m3
	
	900 Kg/m3
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201514005721)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O número de coordenação (NC), representa o número de átomos vizinhos mais próximos a uma átomo de referância,em relação a estrutura cristalina do CCC( Cúbica de Corpo Centrado) qual seu número de coordenação.
		
	
	6
	
	3
	 
	8
	
	2
	
	12
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201514006006)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Qual destas estruturas cristalinas não é encontrada nos metais comuns?
		
	
	Cúbica de face centrada
	 
	Cúbica simples
	
	Cúbica de corpo centrado
	
	N/A
	
	Hexagonal compacta
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201514006033)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As ligações químicas representam a união entre os átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. No entanto, essas ligações poderão ser influenciadas pelos tipos de união que acontece entre os átomos. É correto afirmar que, dependendo dos átomos que se unem, denominamos as ligações de:
		
	
	Isotópica e Metálica
	 
	Iônica, Covalente e Metálica
	
	Expansiva, Covalente e Metálica
	
	Iônica, Alotrópica e Metálica
	
	Metálica e Impulsiva
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201514006047)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Ao se iniciar o estudo de Ciência dos Materiais, nos surpreende a revelação de que alguns materiais, em especial os metais, apresentam grande ordenação à nível atômico, originando células cúbicas, como exemplificado na figura da questão. 
Considerando a tabela a seguir, identifique a que metal pertence a célula unitária da figura anterior.
	Metal
	Estrutura Cristalina
	Raio Atômico (nm)
	Ferro (alfa)
	CCC
	0,1241
	Cromo
	CCC
	0,1249
	Cobre
	CFC
	0,1278
	Cobalto
	HC
	0,1253
	Molibdênio
	CCC
	0,1363
		
	
	Cromo
	 
	Cobre
	
	Cobalto
	
	Ferro (alfa)
	 
	Molibdênio
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201514005972)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O sódio cristaliza numa estrutura em que o número de coordenação é 8. Qual é a estrutura que melhor descreve o cristal ?
		
	
	CFC
	
	HC
	
	cúbica simples
	 
	CCC
	
	Hexagonal Simples
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201514006040)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Na atuação das forças de ligação e energias de ligação torna-se fundamental o conhecimento das chamadas forças interatômicas que ligam os átomos entre si. Tal fato viabiliza o entendimento de muitas das propriedades físicas dos materiais. Essas forças citadas no enunciado são conhecidas como:
		
	
	Atrativa e Impulsiva
	
	Impulsiva e Rotativa
	
	Rotativa e Repulsiva
	 
	Atrativa e Repulsiva
	
	Flexiva e Impulsiva
	1a Questão (Ref.: 201514005594)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O que é limite de escoamento?
		
	
	Tensão necessária para se fraturar um corpo-de-prova em um teste de flexão.
	
	Tensão necessária para se fraturar um espécime no teste de impacto.
	 
	Tensão relecionada a uma deformação plástica convencionada.
	
	Tensão acima da qual a relação entre tensão e deformação é não linear.
	
	Tensão que corresponde à carga máxima suportada por um corpo-de prova em um teste de tração.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201514006023)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Na condição que ocorra uma grande deformação plástica de um material, sendo a mesma entre o limite de elasticidade e o ponto de fratura, dizemos que este material tem como propriedade ser:
		
	 
	Ductil
	
	Translúcido
	
	Quebradiço
	
	Rígido
	
	Opaco
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201514005876)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A ordem cristalina a nível atômico pode ser observada em diversos materiais, até mesmo naqueles que são predominantemente amorfos, como os polímeros, podemos  obter através de tratamentos físico-químicos adequados, pequenos nichos de cristalinidade.
Ao se observar a estrutura cristalina de dois polímeros, A e B, constata-se que os átomos de apresentam-se ordenados em alguns volumes do material, enquanto na observação de B, todo o material encontra-se desordenando.
Considerando o contexto anteriormente exposto, assinale a opção CORRETA.
		
	
	O material "A" apresenta não padrão amorfo em sua microestrura, assim como B.
	
	Tanto o material A como o material B não estão associados aos conceitos de cristalinidade.
	
	O material "A" apresenta não padrão cristalino em sua microestrura, assim como B.
	 
	O material "A" apresenta padrão cristalino em sua microestrura, enquanto B é amorfo.
	
	O material "B" apresenta padrão cristalino em sua microestrura, enquanto A é amorfo.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201514005920)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As tensões podem ser oriundas de esforços mecânicos e indicam o nível de solicitação dos componentes quando estão em operação. Nesse sentido, tensão normal atuante em uma peça pode ser oriunda de
		
	
	esforços cortantes
	 
	esforços trativos ou compressivos perpendicularesà secção transversal da peça
	
	momento torçor
	
	momento fletor e momento torçor
	
	esforços trativos perpendiculares à secção transversal da peça, apenas
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201514005948)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No projeto de um prédio, vários itens devem ser considerados para o dimensionamento adequado da estrutura. Em particular, esforço de compressão em uma barra de seção transversal pequena em relação ao comprimento, devemos atentar para que efeito principal?
		
	
	Flexão
	
	Compressão
	
	Tensão
	 
	Cisalhamento
	 
	Flambagem
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201514005950)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No ensaio de tração, traciona-se um corpo de prova cilíndrico até que sofra fratura em uma máquina de tração com velocidade constante. Os valores da carga atuante e das deformações são registrados automaticamente pela máquina em forma de gráfico de carga X deformação, do qual poderão ser retirado diversos valores, exceto:
		
	
	O Limite de resistência;
	
	O de carga de ruptura;
	 
	A dureza superficial.
	 
	O de escoamento;
	
	O de carga máxima;
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201514005791)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Nos ensaios de tração realizados com metais em níveis de tensão relativamente baixos, a tensão se mantém proporcional a deformação durante uma parte do ensaio, estabelecendo a relação linear =E, onde E é denominado módulo de elasticidade ou módulo de Young. A deformação que ocorre sob o regime de proporcionalidade entre =E, é denominado de deformação elástica; sob este regime de deformação, as dimensões do corpo se recuperam quando a tensão cessa.
O módulo de Young pode ser interpretado como uma espécie de rigidez do material a deformação elástica.
Considerando o ensaio anteriormente mencionado e que desejamos especificar para um projeto um material cujo principal requisito é a sua recuperação às dimensões originais, assinale, baseado na tabela a seguir, o material mais indicado e o menos indicado respectivamente.
 
	Liga Metálica
	Módulo de Elasticidade (GPa)
	 Alumínio
	69
	Magnésio
	 45
	Tungstênio
	 407
	Aço
	 207
           
		
	
	Magnésio, tungstênio, alumínio e aço.
	
	Tungstênio, aço, alumínio e Magnésio.
	
	Alumínio, magnésio, aço e tungstênio.
	 
	Magnésio, alumínio, aço e tungstênio.
	
	Magnésio, aço, alumínio e tungstênio.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201514005932)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A Lei de Hooke estabelece que a deformação sofrida por um corpo é proporcional à tensão aplicada. A respeito desta lei, é correto afirmar que:
		
	 
	Sua validade está condicionada ao regime elástico
	
	É uma lei com comportamento não-linear
	
	Sua validade está restrita aos materiais metálicos
	
	Sua validade está condicionada ao regime plástico
	 
	Não há restrições quanto aos regimes elástico ou plástico
	 1a Questão (Ref.: 201514006132)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Qual sistema corresponde aos dois componentes formando uma única solução sólida em qualquer composição, ou seja, há solubilidade total em qualquer proporção de soluto?
		
	 
	sistema binário isomorfo
	 
	sistema binário único
	
	sistema binário do déficit
	
	sistema binário eutetóide
	
	sistema binário eutético
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201514006141)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A transformação imediata de fase sólida para outra sólida ou vice e versa é qual reação abaixo?
		
	
	Reação de Muller
	
	Reação eutética
	 
	Reação Eutetóide
	
	Reação em cadeia carbônica exclusiva
	
	Reação isotônica
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201514006024)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com a adição de elementos de liga à um material puro, os átomos desse elemento farão parte da rede cristalina, ocupando posições atômicas ou interstícios. No processo da Solubilidade, pode afirmar quanto as soluções sólidas que:
		
	
	os átomos não ocupam posições atômicas na rede cristalina
	
	não existem átomos ¿soluto¿
	
	os átomos em maior quantidade são chamados de átomos "dissolvidos"
	
	não existe formação de solução sólida
	 
	os átomos em maior quantidade são chamados de átomos "solvente"
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201514006014)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As Regras das Fases permitem identificar o número de fases microscópicas associadas a determinada condição de estado, fator importante para saber ler e interpretar Diagramas de Equilíbrio. Nessa abordagem, assinale a alternativa correta com a relação a característica de uma Fase:
		
	
	A temperatura, pressão e outras variáveis não descrevem a natureza do material
	 
	As propriedades do material alteram-se em função da forma e distribuição das fases
	 
	A interação de duas Fases favorece uma nova propriedade sem diferenciação
	
	A composição química e microestrutura são aspectos inexistentes
	
	A condição de estado não considera a temperatura e pressão
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201514005685)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Entre as propriedades mecânicas dos materiais podemos citar a tenacidade, resiliência e a ductilidade. Em relação a essas propriedades podemos afirmar que:
		
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A resiliência mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a resiliência representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	A ductilidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a tenacidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	 
	A tenacidade mede a capacidade de um material absorver energia até sua fratura; enquanto a resiliência mede a capacidade de um material absorver energia antes de se deformar permanentemente; já a ductilidade representa a medida da deformação total que um material pode suportar até sua ruptura.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201514005894)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa que indica corretamente a diferença entre Ferro Fundido e Aço
		
	
	Aço tem teor de 2,0 % até 4,0%.
	
	Ferro fundido tem teor de 4,0% até 8,5%.
	 
	Aço tem teor até 2,0% de carbono.
	
	Ferro fundido tem teor até 10,5% de carbono.
	
	O teor de cementita no aço é maior que 15%.
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201514006027)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No Diagrama de Equilíbrio o sistema ternário é constituído por:
		
	
	Isomorfo
	
	Monotético
	 
	Pseudobinário
	
	Peritético
	
	Sintético
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201514005968)
	 Fórum de Dúvidas(0)       Saiba  (0)
	
	Diagramas de fase são gráficos muito utilizados em Engenharia Metalúrgica e de Materiais, nos permitindo determinar quais fases e composições são as mais adequadas aos projetos de Engenharia. Com relação aos diagramas de fase, podemos afirmar, com EXCEÇÂO de:
		
	
	Na elaboração de um diagrama de fase, devemos considerar que com relação aos metais puros, a fusão se dá numa temperatura bem definida e em ligas, numa faixa de temperatura onde se distingue o início e o término da fusão.
	
	Os diagramas de fase são aplicáveis quando o resfriamento do material em questão é lento e contínuo - equilíbrio estável.
	 
	Nos diagramas de fase encontram-se as fases dos materiais presentes em diversas temperaturas, não dependendo da taxa de resfriamento para a sua ocorrência.
	
	Os que são utilizados em metalurgia apresentam as fases em equilíbrio a uma dada temperatura e à pressão atmosférica normal.
	 
	A determinação de um diagrama de fase é feita experimentalmente através dos seguintes métodos: análise térmica, dilatometria, resistência elétrica, metalografia, difração de raios X.
	 1a Questão (Ref.: 201514005957)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a opção correta que cita o tipo de Tratamento Térmico que é usado em peças que já passaram pela Têmpera, a fim de corrigir o excesso de dureza causado pela própria têmpera, aliviando ou removendo as tensões internas.
		
	
	Forjamento
	 
	Recozimento
	 
	Revenimento
	
	Encruamento
	
	Normalização
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201514005945)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Na análise da Curva de Temperatura de uma determinada peça observou-se a mudança nas microestruturas presentes na composição. Em determinado ponto da referida curva aconteceu um resfriamento rápido e como consequência o surgimento de um produto transformado. Quais os produtos obtidos quando da transformação por resfriamento rápido ?
		
	 
	Martensita com dureza inferior da Perlita
	 
	Martensita com dureza superior da Perlita
	
	Martensita com dureza igual a Austenita
	
	Perlita com dureza superior a Austenita
	
	Austenita com dureza proporcional a Perlita
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201514006094)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa correspondente aos objetivos dos tratamentos térmicos de materiais.
		
	
	Remoção das tensões externas; diminuição da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	Remoção das tensões internas; aumento da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	 
	Remoção das tensões internas; diminuição da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	Remoção das tensões externas; aumento da dureza; remoção da resistência a corrosão.
	
	Remoção das tensões internas; diminuição da dureza; aumento da resistência a corrosão.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201514005946)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O Tratamento Térmico viabiliza que uma peça seja tratada dentro de especificação técnica e a obtenção de propriedades importantes devido as microestruturas presentes na composição. UM material passando pelas curvas de início e fim de transformação, terá como produto final o microconstituinte:
		
	
	Austenita
	
	Gipsita
	 
	Perlita
	
	Marquensita
	
	Sílica
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201514005888)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O encruamento do aço é obtido em processo mecânico de deformação do mesmo após deformação a frio. Com relação aos processos de deformação mecânica dos materiais, assinale a opção CORRETA.
		
	
	O encruamento altera a resistência mecânica a tração, porém mantém a dureza superficial do material.
	
	Laminação é o processo de deformação plástica que ocorre somente a temperatura ambiente.
	 
	Forjamento é o processo de deformação plástica de metais por prensagem ou martelamento.
	
	A ductilidade se mantém com o aumento do grau de encruamento do material.
	 
	Uma vez a estrutura encruada, a estrutura pode ser modificada através de deformação mecânica em sentido contrário.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201514005944)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No Tratamento Térmico Martêmpera na composição existente a martensita obtida apresenta-se uniforme e homogênea, diminuindo a facilidade de sofrer riscos e trincas. No entanto, após a martêmpera é necessário que a peça submeta-se a um outro tratamento térmico denominado:
		
	
	Recristalização do Grão
	
	Normalização
	
	Austenização
	 
	Revenimento
	
	Têmpera
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201514005706)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Qual a diferença entre tensão de escoamento e tensão limite de resistência a tração em materiais metálicos?
		
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	A tensão de escoamento a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica.
	 
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura.
	
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação plástica para elástica. A tensão limite de resistência a tração é aquela onde o material sofre fratura em um ensaio de tração.
	 
	A tensão de escoamento é aquela onde ocorre uma transição da deformação elástica para plástica. A tensão limite de resistência a tração é a máxima tensão a que um material é submetido em um ensaio de tração.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201514006114)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Das alternativas abaixo, qual NÃO diz respeito a um fator que influencia o tratamento térmico:
		
	
	Atmosfera
	 
	Número de elementos químicos
	
	Temperatura
	
	Tempo
	
	Velocidade do Resfriamento
	1a Questão (Ref.: 201514006011)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Qual das seguintes microestruturas presentes em uma liga de aço não é composta pelas fases ferrita e cementita?
		
	 
	Martensita
	
	Perlita grosseira
	
	Cementita globulizada
	
	Perlita fina
	
	Bainita
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201514005897)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Marque a alternativa que indique a matéria prima principal na obtenção do ferro fundido e aço
		
	 
	Carbono
	
	Ferro velho.
	 
	Ferro gusa
	
	Água
	
	Cal
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201514005907)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Assinale a alternativa que corresponde à nomenclatura do material conforme norma ABNT, para um aço 1045
		
	
	Aço ao carbono com 4,5% de carbono.
	 
	Aço ao carbono com 0,45% de carbono.
	
	Ferro fundido com 45% de carbono.
	
	Ferro com carbono tendo no máximo 45% de ferro.
	
	Aço ao caborno com 45% de carbono.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201514006020)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O enxofre é uma das impurezas mais prejudiciais as ligas de aço e ferro fundido, que se presente na composição de 2% à 3% torna o material:
		
	
	não deixa o aço quebradiço
	 
	menos resistência a forjabilidade
	
	aumenta a resistência
	
	não pode ser absorvido da composição
	
	todas as opções estão corretas5a Questão (Ref.: 201514006005)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No procsso industrial das ligas de aço e ferro fundido obtém-se também a "gusa", que pode ser considerado como uma liga de ferro e carbono, obtido da queima em alto forno dos outros componentes. Nessa linha de produção da gusa são verificadas algumas impurezas presente no material. Assinale a opção correta que descreve as impurezas citadas:
		
	 
	Silício, Enxofre, Fósforo e Manganês
	
	Fósforo, Cálcio e Manganês
	
	Enxofre, Polímero e Manganês
	
	Fósforo, Água e Manganês
	
	Silício, Carbono e Enxofre
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201514005965)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	No processo de obtenção das ligas de ferro torna-se necessário o aquecimento, em alto forno, dos minérios de ferro, fazendo com que os óxidos se liguem ao carbono. Com relação aos minérios aplicados nesse processo industrial, assinale a alternativa correta que os descreve:
		
	
	Hematita e Austenita
	
	Hematita e Martensita
	
	Ferro e Carbono
	 
	Hematita e Magnetita
	
	Ferro e Aço
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201514006009)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O desenvolvimento da metalurgia do ferro nos possibilitou a fabricação de diversos tipos de aço, cada um voltado para uma aplicação específica. A seguir, tem-se alguns tipos de aços e suas aplicações. Identifique a INCORRETA.
		
	 
	Aços inoxidáveis: são utilizados em estruturas comuns por apresentarem baixo custo e alta resistência a corrosão.
	
	Austeníticos: são utilizados em componentes estruturais e na fabricação de instrumentos de corte.
	
	Ferríticos: apresentam boa resistência a corrosão atmosférica e a temperaturas elevadas.
	
	Aços PH: são utilizados em componentes estruturais e na fabricação de molas.
	
	Martensíticos: são utilizados em componentes estruturais e instrumentos de corte.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201514005879)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	É muito comum aqueles que não estudaram Ciência dos Materiais confundirem aço e ferro fundido, pois ambos são muito parecidos fisicamente aos olhos do leigo; porém, o aço, possui teor de carbono entre 0,008% a 2,11% e o ferro fundido possui teor de carbono entre 2,11% e 6,7%. Com relação às ligas de Fe-C, PODEMOS afirmar:
		
	
	O minério de ferro sempre é retirado do subsolo, não sendo encontrado na superfície da crosta terrestre.
	 
	Entre os principais minérios de ferro encontramos a hematita, a magnetita e a bauxita.
	
	Tanto o ferro como o aço utilizam processo eletrolítico em sua produção.
	
	O ferro se manifesta na natureza através de uma única forma alotrópica.
	 
	Os minérios de ferro são encontrados na natureza sob a forma de óxidos, dos quais são extraídos em processo que envolve a utilização de altos fornos.
	 1a Questão (Ref.: 201514005789)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O advento do aço representou uma das maiores revoluções tecnológicas já vistas na humanidade, permitindo a construção de estruturas de maior porte, capazes de suportar cargas não consideradas compatíveis às edificações. Como aço, consideramos todas as ligas Fe-C com teores de C inferiores a 2,11%, podendo ocorrer em sua microestrutura a presença de várias impureza. Com relação aos aços, assinale a opção INCORRETA.
		
	
	Aços de alta liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração superiores a 5,0%.
	
	A presença de elementos de liga muda a posição das linhas dos diagramas de fase Fe-Fe3C.
	 
	O S, o Si, o P e o Al e o Au são impurezas normais nos aços.
	 
	Os aços com concentração de carbono entre 0 e 2,11%, com impurezas normais desta liga, são considerados aços carbono comuns.
	
	Aços de baixa liga são aqueles que possuem elementos de liga em concentração inferiores a 5,0%.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201514005871)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Nos tratamentos térmicos em aços-carbonos comuns, a(o):
		
	 
	objetivo da martêmpera é diminuir o risco de empeno e trincamento
	
	dureza após têmpera diminui com o aumento do teor de carbono do aço tratado
	
	perlita se transforma em martensita quando resfriada rapidamente
	 
	recozimento pleno diminui o tamanho de grão quando comparado com a normalização.
	
	revenido sempre gera aumento de dureza
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201514006035)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quanto aos grãos que compõem a microestrutura do material, é certo afirmar que quanto mais alta a temperatura ou mais longo o tempo de aquecimento:
		
	
	maior a dureza do grão
	
	menor a dureza do grão
	 
	maior o tamanho do grão
	
	menor o tamanho do grão
	
	aumenta a irregularidade do grão
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201514005768)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Os aços podem ser classificados segundo as normas da SAE (Society of Automotive Engineers - EUA, nas quais uma possibilidade de classificação inclui a nomenclatura "SAE 10XX" para aços carbono, ou seja, sem elementos de liga, onde XX representa o teor de carbono no aço em questão.
Com relação a esta nomenclatura, assinale a alternativa CORRETA.
		
	
	O aço SAE 1020 possui 0,02% de C.
	
	O aço SAE 1020 possui 8,00% de C.
	
	O aço SAE 1080 possui 0,20% de C.
	 
	O aço SAE 1020 possui 0,20% de C.
	
	O aço SAE 1020 possui 2,00% de C.
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201514006112)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Não corresponde a um dos principais objetivos dos tratamentos térmicos, quanto as propriedades mecânicas dos materiais, a alternativa:
		
	
	Aumentar
	
	alterar
	
	diminuir
	
	melhorar
	 
	transformar em gás
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201514006038)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O tratamento térmico que visa reduzir a dureza do aço, aumentar a usinabilidade, facilitar o trabalho a frio, ou atingir a microestrutura e as propriedades desejadas, composto de três estágios: recuperação, recristalização e crescimento de grão é o:
		
	
	Têmpera
	 
	Revenimento
	 
	Recozimento
	
	Normalização
	
	Martêmpera
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201514005862)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O aquecimento da peça de aço acima da zona crítica e seu rápido resfriamento é denominado de têmpera. A estrutura que se obtém é acicular, ou seja, assemelhando-se a agulhas. O Material obtido possui alta resistência mecânica, necessitando em algumas situações de tratamento térmico para alívio das tensões microestruturais. Com relação têmpera, só PODEMOS afirmar que geralmente a mesma atua:
		
	 
	Aumentando a dureza do aço.
	
	Diminuindo a dureza.
	
	Diminuindo à resistência a tração.
	
	Aumentando a ductilidade
	
	Diminuindo as tensões internas quando o material é resfriado a altíssimas taxas.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201514005797)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Um engenheiro precisa especificar dois aços entre aqueles que possui de tal forma a ter um aço de menor dureza e outro de maior dureza possíveis. Sabendo-se que a dureza é uma função do teor de Carbono, escolha a opção CORRETA, considerando-se respectivamente os aços de menor e maior dureza.
		
	
	Aço SAE1080 e aço SAE1006
	
	Aço SAE1006 e aço SAE1008
	 
	Aço SAE1006 e aço SAE1080
	
	Aço SAE1080 e aço SAE1070
	
	Aço SAE1070 e aço SAE1080
	 1a Questão (Ref.: 201514005860)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A "fratura por fadiga" ocorre quando submetemos os materiaisa esforços abaixo do limite de resistência do material, em regime cíclico ao logo de um grande período de tempo. Com relação a este tipo de fratura, PODEMOS afirmar:
		
	
	Através do polimento superficial, não alteramos a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
	
	A maior parte das trincas que iniciam o processo de falha se origina no interior do material.
	 
	Através do tratamento superficial para a criação de tensões compressivas, diminui-se a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
	
	Quanto maior o valor médio da tensão aplicada ao componente, maior é a vida útil do mesmo.
	 
	A carbonetação é um tratamento superficial que confere menor dureza superficial ao aço e que pode ser utilizado para diminuir a probabilidade de falha do componente através de fratura por fadiga.
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201514006145)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	A deterioração dos materiais pela ação química ou eletroquímica do meio, podendo estar ou não associado a esforços mecânicos. É conceito de:
		
	 
	Corrosão
	
	Fluência
	
	Fratura
	 
	Fadiga
	
	Têmpera
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201514005899)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Alguns aços resistentes à corrosão são suscetíveis à precipitação de carbonetos ao longo dos contornos de grãos, quando aquecidos em uma determinada faixa de temperaturas, entre 400 e 900 °C. Esse fenômeno pode provocar
		
	
	um tipo de corrosão, denominado corrosão intergranular, ocorrendo, principalmente, nos aços inoxidáveis martensíticos.
	
	um tipo de corrosão localizada, causada pela ação de íons negativos de cloro, denominada corrosão por pites, ocorrendo somente nos aços inoxidáveis austeníticos.
	
	a fragilização, devido à difusão do hidrogênio, denominada fragilidade pelo hidrogênio, ocorrendo, em geral, nos aços inoxidáveis ferríticos.
	 
	um tipo de corrosão, denominado corrosão intergranular, ocorrendo, principalmente, nos aços inoxidáveis austeníticos.
	
	a fragilização, devido à difusão do hidrogênio, denominada fragilidade pelo hidrogênio, ocorrendo, em geral, nos aços inoxidáveis martensíticos.
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201514006098)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com relação aos custos indiretos decorrentes da corrosão podemos citar:
		
	
	Inspeção, manutenção e reparos.
	 
	Atrasos, litígios, multas, indenizações, desgaste da imagem, danos ambientais, custos compensatórios.
	
	Reposição de partes corroídas, perda de produtividade.
	
	Uso de materiais para prevenir a corrosão.
	
	Mão de obra e equipamentos
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201514006003)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Uma das principais preocupações de um engenheiro projetista é com o isolamento de materiais com relação às substâncias que o corroem, provocando a perda de massa e, consequentemente, a perda das propriedades mecânicas, ocasionando a fratura da estrutura metálica. Com relação ao fenômeno da corrosão, identifique o item INCORRETO.
		
	
	Identifica-se como área anódica aquela na qual ocorrem as reações de oxidação do metal.
	
	As reações de redução ocorrem na área denominada de catódica.
	
	Na corrosão microbiológica, há a presença de microorganismos que atacam o metal ou a camada passivadora que o protege.
	
	O eletrólito é um fluido condutor que promove a corrente elétrica entre o anodo e catodo.
	 
	A corrosão pode ocorrer de diversas formas, coma a uniforme, a localizada e a subcrítica.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201514006108)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Qual alternativa abaixo representa um processo normalmente súbito e catastrófico, podendo gerar grandes acidentes, que envolve duas etapas: formação de trinca e propagação?
		
	
	Fadiga
	
	convergência
	
	corrosão
	 
	fratura
	
	Fluência
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201514006004)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Diversas vezes, um material se rompe mesmo quando submetido a valores de tensão abaixo do limite de resistência a fratura. Isto ocorre quando a tensão presente é constante e o material encontra-se a temperaturas acima da temperatura ambiente, sendo o fenômeno denominado de fluência. Com relação a este fenômeno, PODEMOS afirmar que:
		
	 
	A fratura por fluência é comumente encontrada em turbinas de jatos e geradores a vapor.
	
	A fratura por fluência se manifesta somente se o esforço ao qual o material estiver submetido for cíclico.
	
	Em projetos de estruturas metálicas, deve-se dar especial atenção a temperatura que corresponde a 60% da temperatura de fusão quando nos referirmos ao fenômeno da fluência.
	
	A fratura por fluência pode ser estudado teoricamente como constituída de três fases, sendo que na segunda, a taxa de crescimento da deformação é crescente.
	
	Nas três fases que caracterizam a fratura por fluência, a taxa de crescimento da deformação é constante.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201514005757)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Corrosão é o fenômeno segundo o qual os metais tendem, sob a ação de agentes atmosféricos ou de agentes químicos, a voltar ao seu estado de primitivo, sofrendo, assim, processos de oxidação e redução. O fenômeno químico (oxidação/redução) é invariavelmente acompanhado da descaracterização dimensional da peça em questão, comprometendo o todo estrutural.
Com relação ao fenômeno da corrosão, NÃO podemos afirmar que:
		
	
	Eletrólito: é o fluido condutor que transporta a corrente elétrica do anodo ao catodo.
	
	Área anódica: é a parte da peça em questão onde ocorrerão reações de oxidação do metal.
	 
	Reduções/oxidações: representam a sequencia de reações químicas que, embora gerem outros elementos, não provocam variação volumétrica na peça em questão.
	
	Área catódica: é a parte da peça em questão onde ocorrerão reações de redução.
	
	Circuito metálico: é o meio que estabelece a ligação entre o anodo e o catodo.
	1a Questão (Ref.: 201514006105)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Quanto ao alumínio, assinale a alternativa abaixo que NÃO está relacionada as suas características:
		
	
	macio, porém resistente
	
	de aspecto cinza prateado e fosco
	
	é um metal leve (2,7 kgf/dm³)
	 
	Cria faíscas quando exposto a atrito.
	
	não é tóxico (como metal)
	
	
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201514006100)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O alumínio é o elemento metálico mais abundante da crosta terrestre; sobre ele é correto dizer:
		
	
	Resistente, toxico, maleável e baixa ductibilidade.
	 
	Resistente, não é toxico, maleável e muito dúctil.
	
	Resistente, não é toxico, pouco maleável e muito dúctil.
	
	Resistente, não é toxico, maleável e baixa ductibilidade.
	
	Baixa resistência, não é toxico, maleável e muito dúctil.
	
	
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201514006107)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	"Devido à elevada afinidade para o oxigênio, não é costume encontrá-lo como substância elementar, mas, sim, em formas combinadas tal como o óxido." Esta afirmação diz respeito a qual material abaixo?
		
	
	calcário
	
	mármore
	
	granito
	 
	Alumínio
	
	brita
	
	
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201514005611)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O recozimento pleno tem como objetivo principal:
		
	
	aumentar a resistência a abrasão diminuindo a dureza
	
	diminuir a usinabilidade
	 
	diminuir a dureza, aumentando a usinabilidade
	
	aumentar a durezae diminuir a tenacidade
	
	aumentar a resistência à tração
	
	
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201514006110)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Sobre a aplicabilidade do alumínio no mercado podemos afirmar que:
		
	
	O baixo custo para sua reciclagem reduz o tempo de vida útil e a estabilidade do seu valor.
	 
	Sua leveza, condutividade elétrica e resistência a corrosão lhe conferem uma multiplicidade de aplicações.
	
	O baixo custo para sua reciclagem aumenta o seu tempo de vida útil, mas reduz a estabilidade do seu valor.
	
	A elevada quantidade de energia necessária para a sua obtenção aumenta seu campo de aplicação.
	 
	A reduzida quantidade de energia necessária para sua obtenção aumenta de sobremaneira, seu campo de aplicação.
	
	
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201514005771)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	As ligas de Alumínio são muito utilizadas no mundo moderno, principalmente na indústria aeronáutica. Entre as ligas de maior interesse industrial, podemos mencionar: o duralumínio (de Düren), formado por 93,2 a 95,5% de alumínio, 3,5 a 5,5% de cobre, 0,5% de manganês, 0,5 a 0,8% de magnésio e, em alguns tipos, silício; as ligas de alumínio e magnésio, graças à sua elevada resistência à corrosão e soldabilidade; e as ligas de alumínio e silício, devido à sua elevada resistência mecânica e peso reduzido, assim como na fabricação de componentes elétricos.
Entre os elementos utilizados para formação de liga, NÃO podemos citar:
		
	 
	Urânio
	
	Silício
	
	Cobre
	
	Manganês
	
	Magnésio
	
	
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201514005835)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	Com relação ao alumínio e ao cobre, assinale a opção incorreta.
		
	 
	A maior parte do alumínio produzido atualmente é extraído da bauxita.
	 
	O cobre é obtido da natureza em seu estado nativo (in natura) ou a partir de minérios. Possui estrutura cristalina CCC.
	
	Na obtenção do cobre a partir da calcosita e da calcopirita, que são os minerais sulfurados, é preciso eliminar o enxofre através do processo de ustulação.
	
	O cobre é um metal de aparência avermelhada e ponto de fusão de 1083°C.
	
	Os EUA e o Canadá são os maiores produtores mundiais de alumínio. O Brasil tem a terceira maior reserva do minério do mundo, localizada na região amazônica.
	
	
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201514005601)
	 Fórum de Dúvidas (0)       Saiba  (0)
	
	O principal objetivo do tratamento térmico de Revenido nos Aços é:
		
	
	diminuir a dureza dos aços após a têmpera
	
	aumentar a resistência tração
	 
	aumentar a tenacidade a fratura do aço temperado
	
	promover a esferadização da cementita
	 
	evitar as trincas de têmpera
	
	
		1.
		Os materiais formados normalmente por compostos orgânicos; formados por grandes moléculas através de ligações covalentes e forças secundárias; possuem baixa densidade, alta resistência específica e são extremamente flexíveis; são classificados como:
	
	
	
	
	
	Mestais.
	
	
	Cerâmicas.
	
	 
	Compósitos.
	
	 
	Polímeros.
	
	
	Materiais avançados.
	
	
	
		2.
		Componentes submetidos a temperaturas elevadas e a tensões constantes estão sujeitos a uma modalidade de deformação denominada de fluência.
Com relação a este tipo de fratura e considerando o gráfico deformação x tempo a seguir, NÃO podemos afirmar:
	
	
	
	
	
	Na região secundária do gráfico deformação x tempo, ocorre a menor deformação devido a uma competição entre encruamento e recuperação.
	
	
	Na região primária do gráfico deformação x tempo, o material encrua, tornando-se mais rígido, e há diminuição da taxa de crescimento da deformação com o tempo.
	
	 
	Na região terciária do gráfico deformação x tempo, ocorre uma desaceleração da deformação causada por mudanças microestruturais tais como rompimento das fronteiras de grão.
	
	
	Na região secundária do gráfico deformação x tempo, a taxa de crescimento é constante devido a uma competição entre encruamento e recuperação.
	
	 
	É um mecanismo importante para os componentes que trabalham a aproximadamente 40% da temperatura de fusão dos metais que os constituem.
	
	
	
		3.
		Uma liga de cobre muito utilizada é o cobre prata tenaz, que é uma liga que contém de 0,02 a 0,12% de prata que pode ser adicionada intencionalmente ou estar naturalmente contida na matéria-prima e possui uma estrutura homogênea já que, para esses teores, a prata permanece totalmente solubilizada no cobre.
Com relação as características do cobre prata tenaz, NÂO podemos citar:
	
	
	
	
	 
	A presença da prata nestes teores afeta a condutividade elétrica e torna a liga de cobre um semicondutor.
	
	
	O cobre prata tenaz apresenta alta resistência ao amolecimento pelo aquecimento.
	
	
	O cobre ligado desta forma pode ser usado na construção mecânica, especificamente na fabricação de aletas de radiadores de automóveis e outros trocadores de calor.
	
	
	O cobre ligado a prata nos teores de 0,02 a 0,12% de prata mantém, em altas temperaturas, a resistência mecânica obtida pelo encruamento.
	
	
	Esta liga de cobre possui resistência à fluência - em temperaturas relativamente elevadas - mais altas do que a maioria dos cobres de alta condutividade (90 a 100% IACS).
	
	
	
		4.
		A partir da Segunda Guerra Mundial, os polímeros sintéticos revolucionaram o mundo dos materiais, com o surgimento de polímeros que puderam substituir polímeros naturais como a madeira, a borracha, o algodão, a lã, o couro e a seda. Com relação aos polímeros, NÂO podemos afirmar:
	
	
	
	
	
	Crosslink ou ramificações são ligações químicas cruzadas entre cadeias de polímeros.
	
	
	Monômero é o composto químico cuja polimerização irá gerar uma cadeia de polímero.
	
	
	Homopolímero é uma macromolécula derivada de um único tipo de monômero.
	
	
	Copolímero é uma macromolécula contendo dois ou mais tipos de monômeros em sua estrutura.
	
	 
	Grau de polimerização (DP) é o número de unidades monoméricas presentes na molécula do polímero dividido pela extensão da molécula.
	
	
	
		5.
		Engenheiro:
Aprendemos que a utilização de Diagramas de Equilíbrio está restrito a taxas de resfriamento baixas, sendo assim você foi apresentado aos Diagramas TTT, que consideram as transformações de fases para taxas de resfriamento de moderadas à elevadas. Como as Propriedades Mecânicas dos materiais e a sua utilização industrial estão diretamente relacionadas com o aparecimento das novas fases presentes, é muito importante que você conheça bem o nome dos Tratamentos Térmicos que a elas estão associadas.
 
	
	
	
	
	
	Letra B = Tratamento Térmico de Normalização
	
	
	Letra T e E = Têmpera
	
	 
	Todas as opções estão corretas.
	
	
	Letra A = Tratamento Térmico de Recozimento;
	
	
	A Dureza obtida na letra A e menor que a obtida em T
	
	
	
		6.
		O cobre é um metal de aparência avermelhada e ponto de fusão 1083°C.
É obtido da natureza em seu estado nativo (in natura) ou a partir de minérios, que podem ser oxidados ou sulfetados.
Com relação aos minérios utilizados para extração do cobre, NÂO podemos citar:
	
	
	
	
	
	Calcosita.
	
	
	Bornita.
	
	
	Calcopirita.
	
	 
	Bauxita.
	
	
	Cuprita.
	
	
	
		7.
		A corrosão de componentes estruturais representa a causa de diversos acidentes com desmoronamento estrutural, ocasionando acidentes fatais. Este fenômeno recebe diversas denominações, dependendo da causa que o motiva e a forma como o mesmo se manifesta. Entre estas classificações,só NÃO podemos identificar:
	
	
	
	
	 
	Corrosão aço lítica
	
	
	Corrosão Seletiva
	
	
	Corrosão eletroquímica
	
	
	Corrosão Eletrolítica
	
	
	Corrosão Galvânica
	
	
	
		8.
		As chamadas ligas leves incluem aquelas feitas de metais de baixa massa específica a base de alumínio e magnésio. Qual das afirmações abaixo é a correta?
	
	
	
	
	 
	O alumínio tem alta condutividade elétrica.
	
	
	Ligas de magnésio avançadas contém grandes quantidades de cério e outras terras raras.
	
	
	O alunínio e o magnésio são empregados somente em temperaturas elevadas.
	
	
	As ligas Al Mg estão entre as chamadas super ligas.
	
	
	Ligas de alumínio têm baixa resistência específica em razão da baixa massa específica.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes