Buscar

APOL 5 CONTABILIDADE GERENCIAL

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direito Comercial e Societário
A Lei 12.441 de 11 de julho de 2011 criou a Eireli: Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, sendo que alguns doutrinadores entendem que essa empresa se rege pelas regras das sociedades limitadas, podendo haver a desconsideração da personalidade jurídica.
Analise as proposições e assinale a alternativa que contém a sequência correta.
I - Os sócios de uma Eireli poderão responder por meio do próprio patrimônio para saldar dívidas da empresa.
II - A desconsideração da personalidade jurídica com a consequente invasão do patrimônio dos sócios para fins de satisfação de débitos da empresa, é medida de caráter excepcional.
III – A desconsideração da personalidade jurídica é apenas admitida em caso de evidente caracterização de desvio de finalidade.
IV - Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.
V - A desconsideração da personalidade jurídica é quando os bens dos sócios respondem pela integralização do capital social.
É correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas I, II e V estão corretas.
	
	B
	Apenas II, III estão corretas.
	
	C
	Apenas I, II, III e IV estão corretas.
Você acertou!
“Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada sócio é restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralização do capital social.” “(...) os sócios de uma Eireli poderão responder por meio do próprio patrimônio para saldar dívidas da empresa.” “A desconsideração da personalidade jurídica com a consequente invasão do patrimônio dos sócios para fins de satisfação de débitos da empresa, é medida de caráter excepcional sendo apenas admitida em caso de evidente caracterização de desvio de finalidade (...)”.
NÓBREGA, Camile Silva, Direito Empresarial Societário, Intersaberes, 2015, p.66 - 68
	
	D
	Apenas II, III, IV e V estão corretas.
	
	E
	Apenas I e V estão corretas.
Questão 2/5 - Contabilidade Gerencial
De acordo com BAZZI, 2015: “O balanced scorecard é uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer tipo de organização, pois se trata de um sistema de gerenciamento estratégico de avaliação de desempenho empresarial que segmenta todas as ações sob quatro dimensões: financeira, do cliente, dos processos empresariais internos e das medidas de desempenho”. (p.203)
Analise as proposições abaixo e escolha a alternativa que contém a sequência correta:
I – Analisando a contabilidade gerencial por meio dessa visão mais moderna, o BSC é o artefato que menos se destaca, pois apresenta uma aplicação menos prática e de difícil entendimento, medindo algumas perspectivas financeiras e não financeiras da empresa.
II – As dimensões estratégicas da contabilidade gerencial são: estratégia corporativa, estratégia competitiva e estratégia de produção.
III – O BSC é uma forma de sistema que avalia o desempenho da empresa, identificando anteriormente o seu desempenho na forma de objetivos primários e secundários.
IV – O BSC é uma ferramenta cujo objetivo não é traduzir a missão estratégica de uma empresa.
V – Definir os objetivos primários da empresa, elaborar um conjunto de medidas para monitorar o desempenho dos objetivos primários e secundários são algumas iniciativas necessárias para a implantação do BSC.
É correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	I, III e IV estão corretas
	
	B
	II e V estão corretas
	
	C
	II, III e V estão corretas
Analisando a contabilidade gerencial por meio dessa visão mais moderna, o BSC é o artefato que MAIS se destaca, pois apresenta uma aplicação MAIS prática e de FÁCIL entendimento, medindo algumas perspectivas financeiras e não financeiras da empresa. – O BSC é uma ferramenta que TEM como objetivo traduzir a missão estratégica de uma empresa.
BAZZI, Samir, Contabilidade Gerencial, 2015, p.185 à 189
	
	D
	III, IV e V estão corretas
	
	E
	III e IV estão corretas
Questão 3/5 - Direito Comercial e Societário
A  Lei 12.441 de 11 de julho de 2011 criou a Eireli: Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, sendo que alguns doutrinadores entendem que essa empresa se rege pelas regras das sociedades limitadas, podendo haver a desconsideração da personalidade jurídica.
Analise as proposições e assinale a alternativa que contém a sequência correta sobre desconsideração da personalidade jurídica.
I - A desconsideração da personalidade jurídica das empresas é medida de caráter excepcional.
II - A desconsideração da personalidade jurídica somente é possível quando verificado o desvio de finalidade, caracterizado pelo ato intencional dos sócios de fraudar terceiros.
III - A desconsideração da personalidade jurídica é feita mesmo se a empresa possui bens suficientes para saldar suas dívidas.
IV - A desconsideração da personalidade jurídica é quando os bens dos sócios respondem pela integralização do capital social.
V - A desconsideração da personalidade jurídica é a consequente invasão do patrimônio dos sócios para fins de satisfação de débitos da empresa.
Estão corretas:
Nota: 20.0
	
	A
	Apenas I, II e IV estão corretas.
	
	B
	Apenas I, III e IV estão corretas.
	
	C
	Apenas I, II, III e IV estão corretas.
	
	D
	Apenas I, II, IV e V estão corretas.
	
	E
	Apenas I, II e V estão corretas.
Você acertou!
A desconsideração da personalidade jurídica com a consequente invasão do patrimônio dos sócios para fins de satisfação de débitos da empresa, é medida de caráter excepcional sendo apenas admitida em caso de evidente caracterização de desvio de finalidade (...)”.
NÓBREGA, Camile Silva, Direito Empresarial Societário, Intersaberes, 2015, p.67/68
Questão 4/5 - Contabilidade Gerencial
Segundo BAZZI, 2015: “As dimensões do BSC estão associadas diretamente à estratégia da empresa, atuando de forma sistêmica em todo o processo”.
Associe a 2ª coluna de acordo com a 1ª, em seguida marque a alternativa que contém a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	D – C – B - A
	
	B
	D – C – A – B
Você acertou!
Dimensão do aprendizado e crescimento são os elementos de entrada nesse sistema como um todo. 
Dimensão dos processos internos é o processamento efetuado pelo sistema. 
Dimensão financeira se relaciona diretamente com a visão de lucro da empresa. 
Dimensão do cliente se relaciona com todas as saídas do processo sistêmico.
BAZZI, Samir, Contabilidade Gerencial, 2015, p. 191 e 192
	
	C
	C – D – A – B
	
	D
	D – A – B – C
	
	E
	B – C – D – A
Questão 5/5 - Direito Comercial e Societário
A Lei 12.441 de 11 de julho de 2011 criou a Eireli: Empresa Individual de Responsabilidade Limitada, sendo que alguns doutrinadores entendem que essa empresa se rege pelas regras das sociedades limitadas, podendo haver a desconsideração da personalidade jurídica.
Assinale a alternativa correta sobre desconsideração da personalidade jurídica.
Nota: 20.0
	
	A
	A desconsideração da personalidade jurídica das empresas pode ser feita a qualquer tempo, sem haver justo motivo.
	
	B
	A desconsideração da personalidade jurídica somente é possível quando verificado o desvio de finalidade, caracterizado pelo ato intencional dos sócios de fraudar terceiros.
Você acertou!
“(...) somente é possível a desconsideração da personalidade jurídica quando verificado o desvio de finalidade, caracterizado pelo ato intencional dos sócios de fraudar terceiros (...)”.
NÓBREGA, Camile Silva, Direito Empresarial Societário, Intersaberes, 2015, p.67
	
	C
	A desconsideração da personalidade jurídica é feita mesmo se a empresa possui bens suficientes para saldar suas dívidas.
	
	D
	A desconsideração da personalidade jurídica é quando os bens dos sócios respondem pela integralização do capital social.
	
	E
	A desconsideração da personalidade jurídica ocorre quando há existência de bens de propriedade da empresa.

Continue navegando