Buscar

Teste de conhecimento aula 10

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aluno: 
	Matrícula: 
	Disciplina:  - COMPETÊNCIAS GERENC. 
	Período Acad.: 2017.1 - F (GT) / EX
	
Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha (3).
Após a finalização do exercício, você terá acesso ao gabarito. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	
		1.
		Dentro das organizações devemos saber utilizar os fatores disponíveis do ponto de vista do desempenho gerencial que nós gestores precisamos saber diferenciar, são eles:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Capacidade e Personalidade
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		2.
		Pesquisas na área de liderança levaram a uma série de classificações sobre seus estilos. Kurt Lewin identificou três tipos de liderança distintos nas organizações em relação ao uso do poder e da autoridade (MAXIMIANO, 2006). Quais são os três tipos de liderança em questão? Marque a opção correta:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Estilo autocrático; Estilo democrático e Estilo liberal.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		3.
		Da mesma forma que o mapeamento de Mintzberg, John Kotter realizou uma pesquisa com os mesmos objetivos com vários gestores em diversas indústrias. Seus resultados, próximos aos de Mintzberg, não conseguiram mapear as características clássicas de gestão às ações reais. Seus achados apontavam para dois desafios e dilemas básicos no trabalho de gestão. Aponte a única alternativa que apresenta 1(um) destes desafios:
		
	
	
	
	
	
	
	 
	Realizar ações com grupos grandes e diversos de pessoas sobre as quais se tem pouco controle direto.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		4.
		Henry Mintzberg fez um mapeamento do que CEOs de companhias realizavam em seus trabalhos, a fim de averiguar se as noções clássicas de gestão eram mapeadas contra o comportamento real dentro das organizações. O resultado de sua pesquisa mostrou que as tarefas clássicas de planejamento, controle e contratação de funcionários não eram o enfoque desses líderes. Em seu lugar foram encontrados três papéis principais: I - Interpessoal: lidar com relacionamentos. II - Informação: transferir informação. III - Decisão: tomar decisões. Dentre as alternativas propostas, assinale aquela que classifica corretamente estas proposições do enunciado.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	As alternativas I, II e III estão corretas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		5.
		O líder transformacional é um complemento, como vimos, para o gestor transacional. Seu papel é:
		
	
	
	
	 
	de efetivar mudança e manter a organização orientada para metas específicas, alcançadas por valores delineados.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		6.
		O líder conduz e orienta o grupo incentivando a participação das pessoas. Líder e subordinados desenvolvem comunicações espontâneas, francas e cordiais. Há uma grande integração grupal dentro de um clima de satisfação. Neste caso estamos lidando com o estilo de liderança conhecido como:
		
	
	
	
	 
	democrático
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		7.
		Geralmente os líderes utilizam de poder, influência e autoridade para conseguirem persuadir pessoas ou até mesmo grupos a realizar as atividades conforme seu desejo ou necessidade.O mais importante, no entanto para que se exerça a liderança é que o indivíduo tenha conhecimento, informações e segurança sobre o que está fazendo, pois assim certamente seu poder de persuasão será ainda maior. Assim, aquele que determina, junto com o grupo, as diretrizes, permitindo o mesmo esboçar as técnicas para alcançar os objetivos desejados, seria o:
		
	
	
	
	 
	líder democrático
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		8.
		No conjunto de papeis de gestão podemos citar o de divulgação de informações aos funcionários, tanto de aspecto operacional como estratégico e de valores. À quem é atribuída essa responsabilidade?
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	Disseminador

Outros materiais